Ford Focus 2016 Titanium

Ford Focus 2016 Titanium

Chega no final de julho, o Ford Focus 2016 na versão hatch, o sedã terá o lançamento no final do próximo mês. Com novidades visuais, e principalmente, muito mais conteúdo, com preços que partem do mesmo patamar do modelo anterior.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

Simultaneamente lançado nos mercados europeu e norte-americano, o Ford Focus 2016 traz uma modernização do seu design com novos faróis, grade dianteira trapezoidal e rodas de liga leve aro 17. O interior, em estilo cockpit, centrado no motorista, novo desenho.

Entre suas novas tecnologias, destaca-se o assistente de frenagem autônomo, que evita a colisão traseira em velocidades de 20 km/h e reduz de forma significativa o impacto em até 50 km/h. Há ainda o sistema de estacionamento automático de nova geração, para vagas paralelas e perpendiculares, além dos faróis bi-xenon adaptativos que ajustam a iluminação de acordo com a condição de rodagem. Toda a linha conta com o recurso AdvanceTrac, uma combinação de funções de segurança, incluindo o controle de estabilidade e tração. Incorpora ainda conectividade e um sistema de acionamento do SAMU em caso de acidente.

A dirigibilidade do Ford Focus 2016, teve ajustes com o aumento da rigidez da carroceria e novas calibrações de direção e suspensão. Os dois motores permanecem na linha: o 1.6 litro Sigma Flex, de 135/131 cv, com transmissão manual de cinco velocidades, e o 2.0 litros Direct Flex, de 178/175 cv, com transmissão sequencial de seis velocidades, agora disponível com o sistema de acionamento “paddle shift”.

O motor quatro cilindros 1.6 litro Sigma gera a potência de 135/131 cv com etanol/gasolina a 6.500 rpm e torque de 16,7 kgfm com etanol a altos 5.250 rpm e 16,2 kgfm com gasolina a 3.000 rpm. Tem o Selo A de eficiência do Inmetro, com consumo na cidade de 7,5 km/l com etanol e 10,8 km/l com gasolina e consumo na estrada de 9,3 km/l com etanol e 13,6 km/l com gasolina.

Ford Focus 2016 Titanium

Ford Focus 2016 Titanium

Já o motor quatro cilindros 2.0 litros Direct Flex – primeiro do mundo com tecnologia de injeção direta bicombustível – tem potência de 178/175 cv com etanol e gasolina ambos a 6.500 rpm e torque de 22,5/21,5 kgfm com etanol/gasolina, ambos a 4.500 rpm. Infelizmente, aqui nada do excelente motor Ecoboost 1.5 de 182 cv, este sim pronto para encarar de frente o Volkswagen Golf. Voltando ao motor 2.0 agora vem equipado com Paddle Shift na transmissão sequencial de seis velocidades de série. Ele tem a classificação B de eficiência energética do Inmetro, com consumo na cidade de 6,7 km/l com etanol e 9,7 km/l com gasolina e na estrada de 9,2 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina.

O aprimoramento aerodinâmico e do sistema elétrico são outros avanços que contribuem para aumentar a eficiência energética do Ford Focus 2016. O seu coeficiente de arrasto foi reduzido para 0,287 Cx (um ganho de 3% comparado ao modelo anterior). O novo sistema de monitoramento da bateria e o compressor do ar-condicionado de geometria variável ajudam a economizar combustível. O isolamento acústico também recebeu uma atenção especial, reduzindo tanto o nível de ruído interno e externo como as vibrações, o que aumenta a percepção de qualidade do veículo.

Ford Focus 2016 Titanium

Ford Focus 2016 Titanium

O assistente de frenagem autônomo (Active City Stop) é um sistema operado por sensor óptico que monitora continuamente o tráfego à frente e reduz a velocidade do veículo ao detectar uma colisão iminente, operando em até 50 km/h. Nessa situação ele pré-carrega os freios e, se o motorista não tomar nenhuma ação, aciona automaticamente os freios, reduzindo a severidade do impacto ou evitando a colisão.

O sistema AdvanceTrac – item de série em toda a linha Ford Focus 2016 – engloba várias funções que ajudam o motorista a manter o controle e a estabilidade do veículo em diferentes condições de rodagem. Além do controle eletrônico de estabilidade e tração, ele traz como novidade o sistema de estabilidade preventivo (ETS), que age preventivamente antes mesmo de o veículo começar a derrapar, acionando os freios.

Ford Focus 2016 Titanium

Ford Focus 2016 Titanium

Também fazem parte do sistema o controle de torque em curvas – que distribui melhor a força do motor nas rodas dianteiras, principalmente em estradas sinuosas –, aviso de pressão baixa dos pneus, assistente de partida em rampas, assistência de frenagem de emergência e luz de emergência em frenagens bruscas.

O Ford Focus 2016 vem equipado de série com o sistema de conectividade SYNC, com tela colorida de 4,2 polegadas, conexão Bluetooth, duas entradas USB, comandos de voz em português para áudio e telefone, sistema AppLink com cinco novos aplicativos e Assistência de Emergência. Esse sistema faz uma ligação automática ao serviço de atendimento médico de urgência 192, SAMU, em caso de acidente com acionamento dos airbags ou corte de combustível.

Ford Focus 2016 Titanium

Ford Focus 2016 Titanium

A versão Titanium vem com o SYNC MyFord Touch, com tela de 8 polegadas, sistema de navegação, comandos de voz para áudio, telefone, navegador e ar-condicionado, câmera de ré e Sony Premium Sound com nove alto-falantes. Tem ainda uma tela multifuncional de 4,2 polegadas no painel de instrumentos, que pode ser configurada pelo motorista.

O Ford Focus 2016 parte de R$ 69.900 – o mesmo preço da geração anterior. O modelo de entrada SE 1.6 vem de série com: rodas de liga leve de 17 polegadas e pneus 215/50R 17, controle eletrônico de estabilidade e tração (sistema AdvanceTrac, que inclui sistema de estabilidade preventivo, assistente de partida em rampas, controle de torque em curvas e aviso de pressão baixa dos pneus), freio a disco nas quatro rodas com ABS e EBD e sistema de conectividade SYNC com tela colorida de 4,2 polegadas, AppLink e Assistência de Emergência. Faróis de neblina, acendimento automático dos faróis, espelho retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva e chave programável MyKey também fazem parte do pacote.

Ford Focus 2016 Titanium

Ford Focus 2016 Titanium

Por uma diferença de R$ 2.000, ou seja, R$ 71.900, vem a versão SE Plus 1.6, que acrescenta: rodas de liga leve 17 polegadas com outro desenho, airbags laterais, bancos revestidos em couro, sensor de estacionamento traseiro, controle de velocidade de cruzeiro, limitador de velocidade e ar-condicionado automático digital com controle individual de temperatura para o motorista e passageiro.

A versão SE Plus 2.0 AT oferece os mesmos equipamentos desta última, mas com motor 2.0 Direct Flex e transmissão sequencial de seis velocidades com comandos na direção (Paddle Shift), por R$ 78.900.

Ford Focus 2016 Titanium

Ford Focus 2016 Titanium

A opção seguinte é a Titanium 2.0 AT, que traz adicionalmente o acabamento Titanium, rodas de liga leve de 17 polegadas exclusivas, airbags de cortina, chave com sensor de presença e partida inteligente Ford Power, sistema de conectividade SYNC com MyFord Touch, tela de 8 polegadas, navegação, tela multifuncional de 4,2” no painel de instrumentos, comandos de voz para áudio, telefone, navegador e ar-condicionado e Sony Premium Sound com 9 alto-falantes, por R$ 86.900.

O topo de linha Titanium Plus 2.0 AT acrescenta assistente de frenagem autônomo, faróis bi-xenon adaptativos com luzes diurnas de LED, regulagem automática de altura e lavadores, sistema de estacionamento automático de segunda geração, retrovisores externos com luz de aproximação, desembaçador e rebatimento elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico em seis posições e ajuste lombar e teto solar elétrico por R$ 95.900.

Ford Focus 2016 Titanium

Ford Focus 2016 Titanium

Também são itens de série da linha: direção elétrica, vidros e espelhos elétricos, trava elétrica com controle remoto, computador de bordo, alarme, volante revestido em couro com controles de áudio, chave tipo canivete, abertura elétrica do porta-malas, ajuste de altura do banco do motorista, ajuste de altura e profundidade da coluna de direção, desembaçador do vidro traseiro, faróis com temporizador (Follow me Home), banco traseiro com encosto bipartido (60/40) e dois ganchos Isofix para fixação de cadeiras infantis.

Como anda?

O BlogAuto, foi para Aquiraz no litoral cearense para conhecer o Ford Focus 2016 e dirigiu por mais de 100 quilômetros, por Fortaleza e em estradas vicinais, e pode reafirmar que o Focus continua como uma das melhores opções do segmento, com boa dirigibilidade e acabamento, além de um preço bem competitivo em relação aos concorrentes, mas pisou na bola em não trazer o excelente motor Ecoboost 1.5 de 182 cv que equipa a versão na europa e que colocaria para enfrentar de igual o Volkswagen Golf 1.4 TSi, que é a referência em desempenho. Agora a versão 1.6 vai enfrentar muito bem a concorrência da nova versão do Golf nacional que terá uma nova versão 1.6 aspirada. O modelo sedã terá a imagem descolada do hatch e como já falam internamente será um “baby Fusion”.

Ford Focus 2016 Titanium

Ford Focus 2016 Titanium

Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil

Para quem comprou um Focus 2014/2015 a marca vai oferecer uma condição de venda exclusiva, com um desconto de 15% na compra do novo modelo. A oferta será válida por três meses, dentro de um sistema de pré-venda. O desconto não está condicionado à venda do veículo usado e quem adquiriu o veículo financiado também tem a opção de carregar o financiamento para o modelo novo.

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no  Google+.

Avaliação: Ford Focus 2016 melhora para manter a liderança