Avaliamos o Fox 1.0 Trend e 1.6 Prime I-Motion

Volkswagen Fox Prime 1.6 I-Motion

Rodamos por Brasília nesta tarde a bordo de duas versões do Fox. Começamos pela 1.0 Trend, a mais vendida, e terminamos com a 1.6 Prime com câmbio automatizado I-Motion, a mais cara e maior novidade do modelo. Já que a motorização não sofreu mudanças significativas, o test-drive concentrou-se mesmo em sentir o ambiente do Fox e compreender se ele pode ou não atrair novos clientes.

Avaliação: novo Toyota Corolla 2015

Nossa impressão é que sim. Quem torcia o nariz para seu interior não tem do que reclamar. O interior é convidativo, prático, funcional e confortável. No entanto, é importante observar que a Volkswagen equipou os carros de teste, até mesmo as versões básicas, com alguns equipamentos opcionais – o volante do Passat CC, por exemplo, estava presente em todos assim como o I-System.

Esquecendo desses detalhes, que tornam a versão 1.0 cara demais, o Fox está ainda mais alinhado com o Polo. E não estamos falando do visual calcado no europeu. Veja o caso do painel da porta do motorista. Sai de cena aquela horrível placa plástica com os comandos dos retrovisores externos instalados numa posição pouco prática e entra uma peça semelhante a do Polo nacional, com botões mais funcionais.

O painel de instrumentos, chamado pela Volks de “cluster”, não tem nada de revolucionário, é verdade, mas faz a gente pensar por que a montadora desenvolveu o tal painel minimalista da versão original. E mais: por que tirar o porta-luvas? E o console central, um crime contra a ergonomia? Pois bem, hoje os executivos da VW falavam de boca cheia do novo painel, que ele segue a vontade do consumidor, etc. Claro, é um painel normal, como o da maioria dos carros. O antigo foi um desgaste à toa que privou 1 milhão de clientes de um interior mais racional.

Motor manco

Sem novidade mecânicas, andar no Fox é um exercício de memória do antigo. O comportamento é o mesmo: suspensão firme sem ser dura, engates precisos do ótimo câmbio MQ200, posição de dirigir bastante elevada e a constatação que um carro com esse tamanho não merece um motor 1.0. Qualquer subida e o EA111 não dá conta de oferecer o torque necessário para uma retomada de velocidade.

A sensação ao volante, no entanto, é positiva: volante de ótima pegada, comandos satélites de fácil operação, manopla do câmbio mais refinada e acabamento mais de acordo com o preço que ele custa.

Mas é bom considerar que o 1.0 básico, com ar e trio elétrico pode sair pelo preço de um Agile LT, com motor 1.4. Se lembrarmos que opcionais em carros populares perdem muito do seu valor na revenda, não parece um bom negócio.

Menos pior

Mudamos de carro e dentro do Fox 1.6 Prime alguns detalhes chamam a atenção. O acabamento dos bancos é caprichado, as borboletas do câmbio I-Motion são visíveis, mas você sabe que itens interessantes como ar-condicionado, rádio com MP3 e Bluetooth,o trio elétrico e os próprios paddle-shfit são opcionais. O carro tem mais cromados, ponteira de escapamento e o spoiler traseiro, ou seja, tem o visual ideal que vemos nas fotos de divulgação.

O motor 1.6 dá ao Fox a energia necessária para ser conduzido como deve e o câmbio ASG é o que podemos considerar o “menos pior” dos automatizados. Para quem nunca dirigiu um veículo com esse equipamento, o problema reside principalmente na troca da 1ª para a 2ª e um pouco da 2ª para a 3ª que dão o famoso tranco. No sistema desenvolvido pela VW em parceria com a Magnetti Marelli (a mesma do Dualogic), no entanto, o tal tranco é bem leve. A razão seria o escalonamento mais longo nas primeiras marchas para que o torque não seja muito alto.

Usando o recurso sequencial das borboletas deixa o Fox mais na mão. As trocas são rápidas e a tocada, mais esportiva. Mas continuo afirmando: câmbios automáticos e com embreagem automatizada não pertencem ao mesmo segmento. A única coisa em comum é a ausência de pedal de embreagem.

Polo pode ser a vítima

A Volkswagen nega de pé junto, como dissemos antes, que o Fox das versões mais caras possa confundir os clientes do Polo, mas continuamos com a pulga atrás da orelha. A Honda disse o mesmo sobre o City e o Civic e hoje o primeiro tira vendas do segundo.

A montadora não fala em previsão de vendas – assunto proibido e que irrita os executivos – mas dá para imaginar o Fox vendendo mais, porém, seus clientes terão menos equipamentos que a concorrência.

Fichas técnicas

Fox 1.0 Trend
Fox 1.6 Prime I-Motion

102 comments
TitoLins
TitoLins

comprei o fox 1.6 prime imotion, o consumo é absurdo, tenho um amigo que possui um golf e consegue fazer a media de 12 km/l com o ar condicionado andando na media dos 100km/h, já o fox imotion ano 12/12 nao passo dos 10km/l com o ar desligado vidros quase fechados para melhorar a aerodinamica e se arrastando a 70km/h utilizando gasolina aditivada, não comprei o 1.0 pensando que ia economizar pois o motor ia sofrer em rotaçoes mais altas para carregar a carroceria que é grande hj vejo que o fox imotion 1.6 é uma roubada no bolso, não comprem, se quiser um vw comprem um polo ou golf ambos se vc  constuma anadar a 80km/h vc irá conseguir o consumo medio de 13km/l com o ar condicionado ligado.

helder
helder

Eu tenho o 1,6 imotion 2011 que só faz 7 km/l na cidade e 12.5 km/l na estrada... bebe muito e não procuro passar de 120, se não chora

Renan
Renan

Estou querendo comprar um Fox Prime I-Motion, gostei muito desse carro, porém estou com receio devido algumas reclamações que vi em relação ao CÂMBIO I-MOTION...

O que vocês podem me dizer? Está dando problema mesmo?

Alguém pode me ajudar?!

Grato.

cleyber
cleyber

acabei de comprar um fox ontem mas hoje li em outro site muitas reclamações sobre ele estou com o pé atras alguem de vocês já possui fox a muito tempo?

Adalberto
Adalberto

Boa noite. Tô numa dúvida do caraca, entre o Punto 1.6 e o Fox 1.6 (2011).

Alguém poderia opinar?

Abços Adalberto

Micah
Micah

Li tantos comentários contraditório que fiquei com medo do que acabei de adquirir... um Fox I Trend 2013 1.0...alguém pode me falar críticas ou elogios deste???? Já comprei não há volta, porém quero estar preparada para possível Bomba!!!

Aguardando!

alexsandro galdino
alexsandro galdino

ola pessoal nao entendo de carro mas da pra ter uma noçao basica no que realmente eu quero. mas uma avaliacao tecnica e profissional nessas horas e muito importante,entretanto e um bem que vai fazer parte de nossa familia como um filho; entao gente estou em duvida se compro um fox 1.0 ou 1.6?,a questao é qual dos dois vai me dar menos dor d cabeça?? espero por respostas ... valeu.

fernando
fernando

gostei e já comprei um novo fox trend 1.0 já estou agurdando chegar

Maria Felicidade
Maria Felicidade

Não indico o fox 1.6 imotion para ninguém, meu carro agora q fez 1 ano e vive na oficina, alto consumo de combustível. Agora mesmo ele esta na oficina a uma semana, pois já apresentou problemas no cambio. Estou decepcionada!!!!!

paulo
paulo

qual fox compra 1.0 ou1.6 mais por conta da economia.

paulo
paulo

quero copra um fox mais não qual compra 1.0 ou1.6 minha preocupação e com econhomia.

paulo
paulo

EU GOSTARIA DE COMPRA UM FOX MAS NÃO SEI QUAL QUE EU COMPRO 1.0OU1.6 EU QUERIA TIRAR ESTA DUVIDA

Cláudio
Cláudio

Conforme prometido, após 40 dias de uso, venho aqui dar minha opinião final em relação ao FOX.

- Realmente não há como admitir o motor 1.0! O carro não tem a mínima e necessária resposta à aceleração.

- A tão falada regulagem adicional do banco do motorista à permitir o ajuste personalizado é muito restrita. Não acolhe/acomoda. No meu caso, me sinto bem mais confortável em um fiat Palio que ainda possuo.

- Aconselho também a não deixarem de adquirir com computador de bordo. Não o fiz por desconhecimento...

- Deveriam ser itens de série. (Farol de milha e Airbag). Segurança não tem preço!!! No mais, muito triste e arrependido por não ter comprado o 1.6, vou aguardar a oportunidade de poder fazê-lo.

Abraço!!!

Vander
Vander

Nossa houvi tantas opiniões contraditórias que fiquei ainda mais indeciso em trocar meu novo gol em um fox.

Cláudio
Cláudio

Comprei agora em fevereiro o Fox 1.0 2011/2012. Apesar de cedo para dar uma opinião com propriedade, digo que gostaria de ter lido mais à respeito anteriormente. Teria comprado o 1.6! P.S. Em tempo postarei aqui o resultado de uma avaliação mais criteriosa. PROCUREM SE INFORMAR ANTES DE REALIZAREM A COMPRA. Abraço!!!

Cláudio
Cláudio

Comprei agora em fevereiro o Fox 1.0 2011/2012. Apesar de cedo para dar uma opinião com propriedade, digo que gostaria de ter lido mais à respeito anteriormente. Teria comprado o 1.6! P.S. Em tempo, postarei aqui o resultado de uma avaliação mais criteriosa. PROCUREM SE INFORMAR ANTES DE REALIZAREM A COMPRA. Abraço!!!

Brasileiro com vergo
Brasileiro com vergo

Tem muita gente reclamando do consumo dos fox e spacefox, e não é de hoje: desde 2008 escuto muita reclamação.

CAMILA
CAMILA

Eu ando com meu carro só no totó como dizem, não deixo passar dos 3 giros e msmo assim ele bebe mais q tudo!!!!

Fora inúmera vezes q tentei dar ré na subida e o carro não tem força!!!!

Sinceramente pessoal acho q foi sorte de vcs pegarem um FOX bom!! Agradeçam a Deus..

eduardo
eduardo

eu comprei um fox 1.0 completo a 15 dias.. andei pouco com ele ainda..

600km estou curtindo muito o carro e o consumo pra quem sabe economizar é surpreendente.. estou chegando perto dos 10 km/l de etanol.. mais tem que saber andar.. pq se pisar e usar o ar.. ai ele bebe um pouco mais.. agora pra quem ta dizendo que bebe tanto quanto um opala.. é pq nunca teve um opala tbm.. eu ja tive um diplomata 6cc e aquilo sim era beber rsrssr fox 1.0 completo nota 10.... mais é claro que queria um 1.6 sera o proximo.. meu pai tem uma saveiro cross top tbm.. carros va volks não tem comparação com outras marcas.. até mais..

Lucas
Lucas

Comprei um Fox Prime completo em abril de 2010, hoje o carro está com 80.000 km, trabalho a 120km do meu trabalho, pego a castelo branco todos os dias, posso dizer o que o carro é fantástico, nunca me deu problema, faz 10km po litro de álcool na estrada, na cidade faz em torno de 8km por litro... algumas pessoas reclamam do motor 1.0 do fox, mas não é do fox este problema, é problema de carro 1000, está na cara que um carro alto e pesado como o fox não pode ser um motor 1.0. Carro é difícil cada um gosta de uma coisa, a Camila chama o motor 1.0 do palio de motorzão, e é 1.0 também. Eu posso dizer com toda sinceridade, o fox 1.6, o ser prime é só um detalhe pois o trend 1.6 consiste na mesma mecânica, é fenomenal e vou trocar por um igual, porém agora com teto solar e todos os mimos possíveis, o carro é excelente. E o meu está com 80000 km! Um abraço a todos!

CAMILA
CAMILA

Comprei um Fox Trend 1.0 2011,há 1 ano. O carro simplesmente não tem força no motor e gasta mais q um Landau. Totalmente insatisfeita já levei inúmeras vezes na concessionária e eles dizem q é normal. Tinha um palio 2008, geração 5, motor 1.0 q dava de 10 mil nesse lixo do FOX, p/ vcs terem uma idéia dei um pau em um golf na pista , q saudds do motorzão do Palio. Um conselho: Quem pensa em comprar esse lixo, desista!!! Só vai passar nervoso!!

Marinaldo
Marinaldo

Comprei ontem fox 1.6 i-motion trend, otimo carro para categoria, muito gostoso de dirigir, estou adorando, este é o segundo carro 1.6 que possuo não tenho nada a reclamar do consumo, carro 1.0 é ilusão em maioria do uso ele consome mais.

eduardo kotlevski
eduardo kotlevski

Eu tenho um fox prime 1.6 e acho um excelente carro,bem economico,viajei 660 km com um tanque de gasolina na velocidade entre 100 e 120 km/h, de cascavel ate campo grande/ms.Recomendo.

gleidson geraldo
gleidson geraldo

Estou comprando o fox 1.6i essa série é completa? Eu queria que vocês me ajuda se.agradeço

gleidson geraldo
gleidson geraldo

Eu estou comprando um fox i 1.6 esse carro é completo? O valor da minha carta de crédito é 39.065 e fala que é o fox1.6i ele é completo? Eu queria que vcs me ajudase a tirar essa dúvida minha.agradeço

leandro
leandro

tenho um fox trend 2011 que comprei em agosto ele ta com uns 6000 km rodado, ele nao veio com marcador de autonomia digital, fiz uma base de consumo e nao achei que ele fez muita coisa. na cidade tambem nao foi muito bom com etanol, e na estrada com gasolina se voce andar sem forçar o motor ele faz bem, mas se forçar achei que o consumo foi muito grande.

Maria Felicidade L.
Maria Felicidade L.

Tenho um fox 1.6 imotion, não aguento o consumo deste carro é muito alto, sem contar os problemas na suspenção. Não aprovei, inclusive esta a venda.

Junior
Junior

Qual comprar, FOX 1.0 Trend ou 1.6 Prime I-motion? Dúvida cruel, pq assim como a chevrolet, ele esta com cara de "Retro", em outras palavras, carro antigo sem muito o que dizer em questão de designer moderno. Alias, to vendendo meu vectra GT 10/11 aut. abraço!

Erika
Erika

Estou em duvida se compro o fox 1.0 ou 1.6 quem puder ajudar???? desde já agradeço.... já dirigi o fox Trend 1.0 adorei super confortável, a direção é ótima com ar condicionado,sensor de estacionamento, faról de neblina, retrovisores e vidros nas 4 portas elétricos, máscara negra Simplesmente adorei!!!

JFK
JFK

Depois de 5000km, e 6 meses que possuo meu fox 1.0 trend 2011/12... Média 12 a 13 na cidade ... e 14 a 16 no trecho. Conforme o pé do motorista.. mas pode fincar o pé que faz 14 ainda.. na cit se tiver bastante pressa nas arrancadas e tal, chega a fazer 11, mas tem que ter pé bem pesado, o que não é preciso no transito urbano, pq vc não passa de 80 igual... Va com calma, que a economia é bem visivel.. Estou adorando meu Fox.. sem ruidos nem nada até o momento. è So cuidar.. Abraços

Marcel
Marcel

estou na duvida também em comprar 1.0 ou 1.6 em questão de consumo, alguém que estava em duvida conforme li acima pode dar algum depoimento? também vi o pessoal reclamar da suspensão. obrigado

Madison L. Pereira
Madison L. Pereira

Tenho um fox 1.6 prime, gostei do design, conforto, segurança nas frenagens, etc, menos do preço :). Este final de semana fui para a estrada, e a média de consumo no painel foi de 14,4km/l, sendo que normalmente na cidade não passa de 11km/l. Nas ultrapassagens, o botão SUPERCHARGE ajuda muito. Descarto completamente usar alcool. Excelente para estrada e bom para a cidade em relação ao consumo.

Mara
Mara

ah dá um tempo a pessoa q faz 4km/l n sabe dirigir

Lucival
Lucival

tenho um fox prime 1.6 com teto solar,curto demais a maquina e um

carro muito galatico e confortavel,dirigibilidade otima.

Marcos
Marcos

Vou comprar um nesse sabado fox prime i-motion, nossa tem comentario que nao é realista pq o fox beber mais que um 2.0 fazendo 4 por litro isso é pior que um opalla fala seiro

JFK
JFK

Tenho um fox 2011-12, completo com ar, direção hidraulica, travas, alarme, vidros eletricos, 4p... Estou super contente, pq iamos, eu e minha esposa pegar um gol ou voyage... no test drive, adivinha... gostamos do Fox e pegamos ele.. Não me arrependo nenhum pouco... Ele é super confortavel de andar. Estabilidade, posição de dirigir, Economico, Ar cond gela mesmo... Faço média de 13 misto cidade e estrada.. Ja que minha esposa trabalha na cidade vizinha que fica 10 km da minha.. e olha que o carro roda nos 16 de trajeto, cerca de 6 dentro da cidade... acredito que a média esteja normal... Carro muito bom.. Cambio muito preciso e macio.. recomendo , pra que estiver em duvida.. conforme sua necessidade, tanto o 1.6 como o 1.0............. eu tenho um 2011-2012 1.0... Adoro ele... ABraços a todos

Daivid
Daivid

Fabio, acho melhor você trocar o seu fox em um Opalla

Fabio
Fabio

Tenho o novo fox 1.0 2011, desde que saí com o carro da concessionária me tornei um funcionário bato cartão direto e reto me dá dor de cabeça, começando pela suspenção que é um lixo, desculpe mas é a pura verdade, parece uma carroça, segundo, bebe mais que um 2.0 faz 4 por litro dentro da cidade, já levei inúmeras vezes na concessionária e nao encontram nada " é normal do fox" acredita?? terceiro, banco traseiro do fox faz barulho e pior a manivela que sobe o vidro já quebrou,o carro parece descartável. Não comprem Fox

braga
braga

Comprei o meu hoje, 1.0 e testei o que o pessoal costuma dizer que é ruim no fox. A verdade é que somente o bagageiro é realmente muito pequeno, mas eu tinha um sedan e tava a fim de rodar de hatch, intao eu num importo muito. QUanto ao motor 1,0 num da pra exigir muita coisa, alem do fato da direção e do ar tirar potencia do mesmo, mas da pra rodar tranquilamente sim, com o ar desligado ele fica beleza. QUanto ao consumo, ficou na media dos 9 com ar e 11,5 sem ar, isto na cidade, na estrada ainda nao rodei, pra mim é o suficiente, pois o meu 1,0 antigo (desregulado) fazia uma media 9 cidade e 13 km/l na estrada. Por enquanto to gostando, espero que nao aparece nenhum problema

Bryan
Bryan

Carro, no porte do Fox, não pode ser 1.0; no mínimo, 1.4, assim como os concorrentes Fiesta, Siena, etc..Como essas montadoras, exceto a fiat, não fabricam, o ideal é optar pelo 1.6, vale mais a pena.

joao
joao

Lidio: Tenho um Fox Prime 1.6 Completo c/teto. E fiquei imprecionado com o carro economico mesmo.. Na cidade 11.5 a 12.5 na estrada 15 a 16.7...carro gostoso de andar... e olha que odiva o fox...

marcelo
marcelo

estou em duvida entre o novo fox 1.0 e o 1.6. estou querendo ele completo, mas estou com medo de comprar um 1.0 e arrepender por ter um motor fraco. vou usar o carro mais na cidade e gostaria de saber um consumo real dos dois modelos, com alcool e com gasolina, na cidade e em estrada. ficarei muito grato pelas informacoes. desde ja agradeco

Lidio
Lidio

Estou em duvida entre o novo fox 1.0 e o 1.6, queria saber dados concretos sobre o consumo dos dois tanto em alcool como em gasolina, alguem poderia me informar isso?

abraço

eduardo
eduardo

Tenho um novo fox trend 1.0 e recomendo! seu visual agrada a todos, diferente de outros modelos com linhas duvidosas como agile. o motor tem força e è economico, além de ser um carro òtimo na revenda.

Leandro Marinho
Leandro Marinho

Comprei um FOX 1.0 completo. Estou muito satisfeito,já rodei com ele em Serra (Serra do Rio do Rastro/ SC.. lá e puxado vc ai conheci?!?), estrada de chão asfalto e foi tranqüilo ele se comportou muito bem, motor e freio../ Quem está pensando em comprar um indico, pode comprar sem medo o carro e ótimo. o Seguro para esses modelos e barato tambem.

Carlos
Carlos

Tenho um Fox 2008 1.0 e tenho dúvidas sobre a compra do novo Fox. O carro tem uma ótima aparência e é apaixonante, mas gostaria de adiquirir o Novo Fox 1.6, porém o preço realmente alto.Fico na dúvida se compro um carro de outra categoria e de outra concessionária.

Evandro de Oliveira
Evandro de Oliveira

Comprei o novo fox, o carro é simplesmente ótimo, claro que sabemos como esses veiculos se portam com motor 1.0, mais ja tive experiencia com ele tanto em cidade, como em estrada (viagem), e o veiculo se portou muito bem, lembrando que estamos falando de um motor 1.0 de 72 cv.

Para aqueles que estao em duvida, podem comprar que com certeza nao se arrependerao...

anderson cleber pere
anderson cleber pere

O carro e muito bonito e bem acabado pena que depois de 300 km rodados, acendeu uma luz no painel e nao apagada de jeito nenhum, pior e que a concessionaria nao sabe o que fazer, pode isso.......isto e Volks Brasil, tudo acaba em pizza.......e o consumidor que se dane.....

Edimar
Edimar

tenho um fox trend 1.0 2011 seria tudo de bom se não tivesse SUSPENSÃO DE CARROÇA,FAZ MUITO BARULHO.É O PRIMEIRO E O ÚLTIMO

Rodrigo
Rodrigo

Boa noite, compre 1.6, sem sombra de dúvidas