Peugeot 208 HYmotion FE

Peugeot 208 HYmotion FE: Design do modelo final

Blogauto foi convidado pela Peugeot Sport e petrolífera Total para ir até a França, mais precisamente para Vélizy, na grande Paris, para conhecer o ainda não finalizado Peugeot 208 HYmotion FE. Nosso site foi o único convidado do Brasil e das Américas para o evento.

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Apresentado no Salão Automóvel de Genebra de 2013 como um estudo de design, o Peugeot 208 HYmotion FE é resultado de várias tecnologias, projetado pelas equipes Peugeot junto com a Total para mostrar suas capacidades de inovação e futuras tecnologias automotivas.

Peugeot 208 HYmotion FE

Peugeot 208 HYmotion FE, no atual estado de produção

O objetivo do projeto Peugeot 208 HYmotion FE (que significa Fun and Efficient, ou Diversão Eficiente) é a concepção de um veículo que combina o prazer de dirigir, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 8 segundos, com baixas emissões de CO2 (49 g/km), utilizando as tecnologias mais recentes da Peugeot e da Total nos motores, híbrido, aerodinâmica, alívio de peso, combustíveis e lubrificantes.

Para enfrentar este desafio, a Peugeot e a Total uniram suas capacidades: Peugeot com a Diretoria de Pesquisa e Engenharia Avançada (AIRD) da PSA, e Grupo Total (Total de Lubrificantes, Hutchinson, CCP Composites, Global Total Polymers), ambos coordenados pelo Peugeot Sport.

Peugeot 208 HYmotion FE

Peugeot 208 HYmotion FE, partes do motor 1.2 litro

O Peugeot 208 HYmotion FE inova pelo seu powertrain híbrido inspirado na competição. A motorização híbrida se baseia no EB0 que é motor um três cilindros 1.0 VTi de 68 cv, que equipa normalmente o Peugeot 208 na Europa e, infelizmente, não veio para o Brasil.

O motor teve sua cilindrada aumentada para 1.2 litro, a fim de aperfeiçoar o rendimento, e o cabeçote completamente redesenhado: além de ser feito em materiais 50% mais leves. Adicionando um sistema de injeção direta, o ciclo de combustão também foi reformulado. Muitas peças, tais como pistões e comandos, receberam tratamento DLC (Diamond Like Carbon) para reforçar e reduzir a fricção interna em mais de 40% em relação ao motor normal de linha.

Peugeot 208 HYmotion FE

Peugeot 208 HYmotion FE, a parte  híbrida do projeto veio deste ai.

Além disso, uma nova geração de óleo de baixa viscosidade e um combustível especial foram especialmente desenvolvidos pela Total para reduzir o atrito e otimizar a combustão.

O motor a gasolina está acoplado a um motor elétrico, desenvolvendo 41 cv, que poderia ser bem mais, mas explicaremos mais para frente o porquê da limitação, e conta com uma bateria de 350V na parte de trás, a parte interessante é que esta parte híbrida veio diretamente do Peugeot 908 HYbrid4, que participou das provas de Le Mans. O sistema permite recuperar, em cada desaceleração ou frenagem, a energia cinética, que pode ser reutilizada para aceleração subsequente.

Peugeot 208 HYmotion FE

Peugeot 208 HYmotion FE, Sylvain Henry, de camisa preta, pai do desenho do 208

Este motor único híbrido é chamado de “1.2 l VTi-FE” e desenvolve uma potência total de 109 cv de potência e está associado com uma caixa manual automatizada de 5 velocidades, adequada para o sistema de HYmotion.

Com um peso total de 800 kg, as performances são de 0-100 km/h em 8 segundos, de 0 a 1.000 metros em 29 segundos e uma velocidade máxima de 170 km/h. Tudo para um consumo de 47,6 km/l a uma velocidade constante de 75 km/h e a liberação de 49 g/km de CO2.

Continua…