BMW 320i Active Flex, mostrado no evento da pedra fundamental

BMW 320i Active Flex, mostrado no evento da pedra fundamental

E as previsões quanto aos modelos que serão feitos no Brasil pela BMW estavam certas. Todas elas. A montadora alemã confirmou o que fará em sua fábrica de Araquari, em Santa Catarina. São nada menos que cinco modelos, quatro dela e um da Mini, a surpresa do anúncio.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

Serão produzidos no Brasil o hatch Série 1, o sedã Série 3 e os crossovers X1 e X3. Além deles, também teremos o Countryman nacional. A lista não é uma coincidência no caso da BMW. Os quatro modelos são hoje os que mais ela vende no Brasil. Já a Mini optou por um veículo com mais apelo, embora com menos demanda que o Cooper tradicional.

BMW X1

BMW X1

Segundo a marca, a fábrica brasileira começará a produzir seus primeiros veículos em outubro de 2014, ou seja, dentro de 10 meses. Hoje o terreno onde está sendo lançada a pedra fundamental, só recebeu terraplenagem. Ou seja, um prazo bem curto.

O investimento total é de mais R$ 600 milhões e a empresa espera gerar 1.300 empregos diretos, além de fornecedores. Resta saber como será feita a nacionalização de componentes sofisticados desses modelos que não são fabricados no país ainda.

BMW Série 1

BMW Série 1

Linha atual

A estratégia da BMW se mostrou bem mais ousada que a das concorrentes alemãs que escolheram dois ou três modelos para montar no País. Mas essa primeira fase é apenas uma cortina de fumaça para a fase 2, a que realmente será ambiciosa. A BMW já desenvolve uma família de compactos que usará a plataforma do novo Mini Cooper e são esses veículos que farão Araquari produzir a todo vapor. Pelo que se comenta, serão modelos mais baratos e menores que o Série 1, Série 3 e X1, com tração dianteira e suspensão mais simples. Essa família deve surgir em algum momento de 2016. Até lá, Araquari já fará um trabalho imenso para a marca no País já que terá capacidade para 32 mil unidades  por ano – hoje a BMW vende cerca de 14 mil carros por ano aqui.

BMW X3

BMW X3

Veja também: Avaliação: Volkswagen up! 2015, um ‘UPgrade’ na categoria

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.