Novas placas para carros no Brasil

Novas placas para carros no Brasil

Para evitar as possíveis clonagens de veículos, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apresentou recentemente um novo modelo de placa no padrão Mercosul, que vai equipar os veículos novos a partir de janeiro de 2016. As novas placas para automóveis e motocicletas dispõem de novos dispositivos para dificultar a sua falsificação ou produção clandestina, além de reduzir os casos de proprietários que utilizam placas frias para driblar a fiscalização eletrônica e, assim, evitar as multas de trânsito.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

De acordo com coordenador-geral de Informatização e Estatística do Denatran, Rone Evaldo Barbosa, futuramente será possível uma integração entre os dados dos países do grupo Mercosul. “Essa ação permitirá um controle mais rigoroso do transporte de cargas, transporte de passageiros e também de carros particulares entre esses países”, afirmou.

As novas placas para automóveis e motocicletas contarão com fundo branco, quatro letras e três números, utilizadas na maioria dos países devido ao contraste com a combinação alfanumérica, o que permite melhor visualização e leitura pela fiscalização eletrônica. Haverá ainda uma margem azul superior, com o emblema do Mercosul posicionado no lado esquerdo e o nome do país ao centro, com a bandeira nacional no lado direito, além de linhas onduladas horizontais e marcas d’água com a logo do Mercosul, gravadas na película refletiva.

Nova placa para motocicletas no Brasil

Nova placa para motocicletas no Brasil

Cada categoria contará com uma cor diferenciada na combinação alfanumérica, sendo preta para veículos particulares, vermelha para comercial/aprendizagem, azul para oficial, verde para experiência (como os carros de teste), dourado para diplomático e prateado para colecionador. Será utilizado um filme na cor da categoria dos veículos com inscrições de segurança.

A placa foi elaborada pelo Grupo do Mercado Comum (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela). No Brasil, o modelo contará com uma tira holográfica à esquerda, ao lado um código bidimensional, com a identificação do fabricante, a data de fabricação e o serial da placa.  No lado direito, haverá a bandeira da unidade da Federação com o Brasão do Município de registro do veículo.

Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil

Os automóveis e motocicletas já emplacados no Brasil não vão precisar de trocar as placas. As novas placas do padrão Mercosul serão obrigatórias a partir de 01/01/2016 para os veículos novos, aqueles transferidos de município e com troca de categoria.

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.

Carros e motos terão novas placas no Brasil em 2016