Chevrolet Agile poderia ficar assim? Ilustração de Jorge L. Fernandez

Chevrolet Agile poderia ficar assim? Ilustração de Jorge L. Fernández

O design do Agile parece ter chamado mais a atenção que seu pacote de equipamentos generoso. Mas pelo lado negativo. Quase não vi um comentário favorável ao hatch compacto que, para os leitores do Blogauto, é desproporcional e grosseiro. No entanto, basta ver a imagem acima, uma ilustração produzida pelo artista Jorge L. Fernández, do site Area 75, para constatar que a Chevrolet “mirou em outro alvo” ao criá-lo. O Agile tem uma natural vocação de crossover.

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Ao contrário do Fiesta, da Ford, que forneceu apenas plataforma para o EcoSport, ou mesmo o CrossFox, que ganhou um ar todo-terreno um pouco forçado, o Agile parece que nasceu para isso. Notem que o Jorge apenas elevou a suspensão do carro, colocou protetores em volta e rack longitudinal. A cereja no bolo foi o estepe externo. Pronto: quase um mini-Captiva.

Pelo lado da GM a ideia é ótima. Não gasta quase nada ( como não gastou no Agile e seus componentes vindos de outros carros) e pode cobrar mais de R$ 42 mil por ele.

Talvez seja essa a explicação para as misteriosas ilustrações que apareceram no fundo de fotos do Centro Tecnológico que mostravam um “CrossAgile”. Havíamos apurado anteriormente que a GM só criará apenas um derivado do Agile, a nova picape Montana a ser lançada em 2010. Os outros projetos teriam morrido em favor da plataforma Onix.

Mas também descobrimos que a Chevrolet lançará duas versões especiais do Agile ainda este ano: um esportivo e outro off-road. Vejam bem, não estamos falando de versões trabalhadas e sim com detalhes visuais, como ela geralmente faz. O esportivo, por exemplo, deve ganhar rodas maiores visto que as do Agile normal são nitidamente pequenas para o tamanho do carro.

Pelo jeito a GM aprendeu a lição de como ganhar muito dinheiro com carros de visual. Falta aprender com as japonesas e, sobretudo, coreanas, como fazer carros  honestos.