Nova CNH digital

Nova CNH digital

A partir de fevereiro de 2018, os motoristas passarão a contar com uma versão “modernizada” da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Conforme anunciado recentemente pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), esta nova variante será a CNH-e (abreviação para “Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica); documento que será emitido através de um aplicativo para smartphone e que terá o mesmo valor jurídico do exemplar impresso.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

A nova CNH-e poderá ser utilizada em um smartphone com Android ou iOS, com o uso de um aplicativo. Após o download do app, o motorista deverá realizar um procedimento pela internet ou em um posto do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para se cadastrar e fazer o uso do certificado digital.

Depois disso, o condutor receberá um link em seu e-mail e deverá fazer o login no smartphone. Nele, será pedido um PIN (código), que deve ser criado para ter acesso ao aplicativo no aparelho. Em caso de perda ou roubo do celular, o proprietário deve, caso necessário; acessar o Portal de Serviço do Denatran com o certificado digital e solicitar o bloqueio da conta.

O app será responsável por armazenar todas as informações da CNH original; o que inclui os dados e a foto do motorista. O documento poderá ser compartilhado com outras pessoas por meio de e-mail ou WhatsApp.

No entanto, a nova CNH-e poderá ser utilizada somente por quem possui a nova versão da carteira convencional; que dispõe do QR Code, um código exclusivo que pode ser lido por dispositivos eletrônicos.

Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas

Ainda não se sabe qual será o valor do documento digital – a precificação ficará a cargo dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) de cada estado. O novo recurso será opcional e a carteira impressa vai seguir sendo emitida normalmente nos padrões atuais.

Confira o BlogAuto no: Youtube, FacebookGoogle+, Instagram e Twitter.

CNH terá versão digital no Brasil em 2018