Rodas BMW X6 Performance

Rodas BMW X6 Performance

Quero falar na minha estreia aqui no BlogAuto, como está o mercado de rodas, já faz muito tempo que rodas de liga leve deixaram de ser somente rodas grandes e musculosas.

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Nos últimos 20 anos, as indústrias automotivas começaram a desenvolver novos conceitos de design, saindo das linhas retas tradicionais e passaram a trabalhar com ângulos, curvas e silhuetas no perfil dos carros. Isto desafiou os fornecedores de auto-peças a desenvolverem novos materiais, novas tecnologias e processos produtivos mais flexíveis para darem forma às ideias de vanguarda dos designers.

Audi R8 GT

Audi R8 GT

Foi então que as redondas de liga leve ganharam um novo momento. Com novas tecnologias de fundição e processos produtivos mais versáteis, os engenheiros e designers de rodas conseguiram criar novas formas, fazendo raios curvados, baixo e alto relevos nos raios e bordas, além de torna-las mais seguras, mais leves, e muito mais bonitas. Surgiram novas pinturas, novos tipos como as multipeças, e novos acabamentos, como a cromação ou cromeação, polimento e a diamantação.

Volvo XC60 T6

Volvo XC60 T6

A diamantação é o termo dado ao processo de acabamento da roda, feito por um torno que usa uma ferramenta com um diamante encrustado na sua ponta. E se o equipamento for um torno industrial CNC (Comando Numérico Computadorizado), o resultado final da diamantação fica ainda mais impressionante com um acabamento homogêneo e preciso que dá à roda um aspecto de polimento e alto brilho.

Diamantação

Diamantação

E a evolução não parou por aí. A inovação partiu também para outros acessórios, e incluiu calotas pintadas nas cores das rodas e com formatos diferentes dos tradicionais circulares, como as calotas em forma de estrela da linha Audi.

Audi R8

Audi R8

As indústrias de tintas enxergaram nesta onda uma nova oportunidade de ampliarem suas linhas de cores e vernizes para a pintura. Além dos mais conhecidos vernizes brilhante e fosco, atualmente existem os semi-brilhantes e acetinados, usados nas originais de alguns modelos esportivos como da família Mercedes-AMG e na Range Rover Sport HST. Ainda nos vernizes, pigmentações de preto foram incluídas nas fórmulas para darem um aspecto de fumê quando aplicado sobre a diamantação ou polimento, como nas rodas da linha BMW M2, M3, M5, e Honda Civic Turbo Geração 10.

Mercedes-AMG GT S

Mercedes-AMG GT S

E nas tintas, novas pigmentações de cores e novas técnicas de sobreposição de pintura, como o efeito HP (Hiper Prata), foram aplicados em diferentes tons nas rodas dos modelos Range Rover Evoque Dynamic, Nissan GTR, Lexus IS 250.

Mercedes-Benz A45 AMG Edition 1

Mercedes-Benz A45 AMG Edition 1

Mais recentemente, nos Estados Unidos, com o enorme mercado de carros esportivos e de luxo, as indústrias de rodas de aftermarket, passaram a personalizar as rodas ainda mais, com efeitos de candies, perolização e metalização, e uma combinação destes efeitos em rodas 2 ou 3 peças forjadas, como das marcas Vossen, Vorsteiner, HRE, ADV1.

ADV1 Wheels

ADV1 Wheels

E por aqui no Brasil já começamos a ver rodas com tons dourados, bronzes, cobres, hiper pratas e candies vermelhos, salmões como das fotos em modelos Porsche, Ferrari, Mitsubishi Lancer Evolution, Nissan GTR.

Subaru WRX STI

Subaru WRX STI

E como desde sempre, o mercado de veículos de volume acaba seguindo algumas tendências das marcas de luxo. E em rodas não é diferente. Já estamos vendo os novos lançamentos de veículos como o Chevrolet Onix, Volkswagen Gol e Ford Fiesta, por exemplo, saindo com rodas de alumínio de fábrica com aros 15 ou 16 polegadas pintadas e diamantadas, ou ainda pintadas em tons de cinza acetinado, como as do Renault Duster Expression e Ford EcoSport FreeStyle Aro 16 polegadas. Ou seja, estamos só começando com esta grande nova onda de personalizações e novos designs em rodas. Ainda veremos muitas novidades nos próximos 10 anos desta indústria, a exemplo do que aconteceu em outros mercados como o Norte Americano e o Europeu.

Volkswagen Golf GTI

Volkswagen Golf GTI

Marcelo Ciasca

Marcelo Ciasca é profissional do segmento automotivo há 20 anos e Diretor Comercial da AWRS (Alloy Wheel Repair Specialists), maior empresa global especializada em personalizações, reparos e remanufatura de rodas de alumínio.

 

 

 

 

 

 

Nota do Editor: A coluna Falar sobre Rodas começa hoje, o Marcelo é um dos maiores especialistas sobre o assunto no Brasil, além de profundo conhecedor do processo, materiais, estuda as tendências do segmento. Se tiver alguma dúvida ou tema só mandar para nós que poderá alvo de alguma coluna dele.

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Coluna: Falar sobre Rodas

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