Com chegada do motor Tritec, Fiat começa a abandonar 1.8 da GM

Motor 1.8 começa a se despedir dos carros da Fiat

Motor 1.8 começa a se despedir dos carros da Fiat

Demorou, mas está chegando a hora de os motores 1.8 da GM Powertrain deixarem de equipar os carros da Fiat. Depois que as duas marcas desfizeram a joint-venture na área de motores, a montadora italiana se viu sem alternativas para substituir os motores da GM e levou um bom tempo até encontrar uma solução. Ela está chegando com a fábrica da Tritec, no Paraná, adquirida há pouco tempo e que começa a produzir os primeiros motores para a marca.

O primeiro propulsor será o 1.6 16V Tritec, conforme noticia o blog Autos Segredos. Ele equipará o Doblò 2010 no lugar do motor 1.8 em outubro. Ainda segundo o site, o Idea é o próximo da lista a trocar o 1.8 pelo 1.6 já com a frente nova, inspirada no Lancia Musa. Não se sabe, no entanto, qual é a potência do novo motor, mas, com 16 válvulas, ele pode facilmente atingir os mesmos 114 cv que o motor da GM oferece e, certamente, com mais economia.

Avaliação: novo Toyota Corolla 2015

Outra novidade adiantada pelo blog é o Punto Dualogic com motor 1.9 16V no lugar do motor da GM. O próximo passo, claro, será adotar o 1.6 Tritec na linha Palio – o Stilo ainda é um mistério já que o Bravo deve ser lançado no ano que vem.

Uma coisa é certa: a polêmica entre os fãs da Fiat e da GM perderá força já que até hoje muita gente discute esse assunto.

34 comments
djalma figueiredo
djalma figueiredo

eu acho tudo ilusao da galera que nada conhece de motores na minha concepçao de nada adianta ter motores muito potentes se no pais nao ha estradas para satisfaser o ego da velocidade qe tem dentro da gente. portanto o que precisamos e de um motor satisfatorio que cubra nossos anseios e que nao se acovarde nas arrancadas de (o) a 200kmp/h. o consumo nao importa,o importante satisfaszer meu tersao. abraço.

MIRO
MIRO

MOTOR DE CARRO É IGUAL A MULHER, QUANDO SE TEM UMA MULHER BOA ACHA QUE A OUTRA É MELHOR OU POSSA SER MELHOR, ESSA É NOSSA EXPECTATIVA. ASSIM NOS CONPORTAMOS EM RELAÇÃO A MOTORES E DESEMPENHO, ENFIN ALGUEM ESQUEÇE DO VELHO FUSCA, ÃH?

dav
dav

tenho um corsa 1.8flex estou muito feliz com ele.... sobre o motor 1.8flex sei que ele lhe dar segurança nas ultrapassagem e´liso principalmente no etanol...é muito econômico

rafael
rafael

motor 16v=gastao e barulhento.ao compro carro 16v quem lembra dos tempão 16v uma bomba

joao
joao

Amigos não são os carros da GM que são equipados com motores Powertrain da fiat.

Ricardo
Ricardo

Pessoal, o motor do meu carro deu PT, alguém conhece quem venda motores da linha fiat Palio 1.0 fire flex 2007?

CHARLES BELECHO
CHARLES BELECHO

Sem dúvidas quem sai perdendo é a Fiat.Mesmo por que a sua manutenção é fácil e barata...Por exemplo:correia dentada (111HTD...)= 32,00 reais.

O consumo já não é tão bom,mas levando em consideração a linha Adventure sendo carros top de linha - compra quem pode - não é relevante.

A história já diz tudo carros da Fiat 16 valvulas.É perigoso!

Sou Charles Vendedor de peças automativas há mais de dez anos...

Abraço

Amadeu Brazil
Amadeu Brazil

Motor 16V é porcaria eu não compro. Volkswagen não tem mais nenhum carro nacional com motor 16v, assim como a GM que aposentou os motores 16V. Por ser tuim no comercio e de custo caro.

ttrrr
ttrrr

oq faz o carro andar ñ é a potecia do motor e sim a relação de marchas q na fiat nunca foi muito boa ñ sei se nos carros novos isso vai mudar a diferença de cavalos só vai influenciar se a relação for boa ...

carlos(mecanico)
carlos(mecanico)

espero q este motor nao seja tao ,ruin d mecher...

o motor 1.8,e vm motor muito agradavel de mecher..

o sietema d injeçao eletronica dele ,e eselente;;;

esta d parabem o motor gm

espero q o motor 1.6 16v,nao seja argentino se for

nao vai ser agradavel.obrgs

Guilherme
Guilherme

@Luiz O

Entao o sr vai ficar muito desapontado, a maioria dos pailos 1.6 16v era mecanica GM tambem (os mesmos utilizados nos corsas)

fredson
fredson

O motor da gm que equipa familia fiat e bom tive um palio 1.8R afinal de conta arelação desse motor e muito boa o que adianta 1.6 16v vai ter gritar muito para andar igual e ainda com manunteção mais cara não vale apena.

orlando
orlando

<blockquote cite="#commentbody-12901">

RICARDO VERAS :

É o adeus anunciado ao velho família I da gm,que conheci bem quando tive um kadet 93.Bom motor,mas hoje já obsoleto e ultrapassado.Com certeza a Fiat vai agradar mais com o Tritec

Vc esta equivocado, o motor 1.8 que a FIAT utilizava é da familia I e o do Kadett é da familia II, que possue um bloco maior, conseguindo chegar até 2.4 Cilindradas. A FIAT vai perder mercado pois os motores multivalvulas possuem uma relação custo beneficios imcompativel com a renda do Brasileiro. Este motor da GM é mais robusto do que muitos multivalvulas.

Furuncu
Furuncu

Onde está aquela notícia de alguns anos atrás onde a holdind Chrysler-BMW pararam de adquirir os motores da Tritec por serem ruins? Um funcionário da Tritec emitiu uma nota, que devido a seus motores consumirem muito (hoje 2/7/10 saiu no BCWS o consumo médio desses motores fornecidos pela FIAT, e pasmem, PIORARAM em relação ao antigo FPT) e serem problemáticos a Chrysler-BMW abriu mão? Mais uma vez uma fábrica que produz lixo volta à ativa aqui no Brasil! êta nóis!

Renato
Renato

Esclarecendo alguns pontos:

O motor do Kadett era família II, composta pelo 1.8, 2.0 e 2.2 usados deste os monza até algumas S10, passando por astra, ômega, etc. O 1.8 desta família foi descontinuado à tempos, quando equipavam os Astra modelos de entrada.

A Familia I compreende os motores Corsa (nada a ver com chevette), 1.0, 1.4 e 1.6, este último aumentado para 1.8, que vem a ser esse motor usado até então pela Fiat e pelos Corsa 1.8.

A linha palio 2011 já virá com estes motores

Como proprietário de um Siena HLX 1.8, comemoro a chegada destes novos motores em detrimento dos 1.8 GM, que em nada lembram os tradicionais motores de alta performance e rotação que sempre equiparam carros fiat.

Julio Sergio
Julio Sergio

Ola pessoal, estou querendo trocar de carro, mas nao gostaria de comprar a Palio Advnture com motor 1.8 8v. A Fiat vai lancar a versao 2011 com esse motor? Abs.

Duh
Duh

Olha...ja passou da hora da fiat aposentar esse 1.8 cabeção, consome muito e anda pouco, faz no max 6,5 no alcool e 8 na gasolina.

Tenho um 307 presence pack 1.6 16v, outro dia alinhei com um Palio hlx 1.8 na nações unidas. Saimos de 0 ate uns 130km/h, ja de 1º marcha coloquei 1/2 carro na frente, passamos 2º e 3º marchas perfeitamente no msm ritmo ainda 1/2 carro de diferença...mas quando entrou a 4º acabou o folego do 1.8 8v...vai ai a esperiencia, sou afavor de um 16v, é mais economico e linear!!

Rubens Augusto
Rubens Augusto

Acho que um motor moderno tem que ser leve, a BMW ja usa magnesio na composição de seus motores, é um absurdo que nos dias de hoje ainda de fabriquem motores com bloco em ferro fundido, tomara que a Fiat fabrique os novos motores com materiais mais leves, de nada adianta só melhorar a potencia dos motores, temos que diminuir o peso de nossos veiculos.

antonio tadeu massui
antonio tadeu massui

...realmente concordo com alguns , que o motor 16 valvulas é melhor porem precisa de manutençõa como todos os motores, mas o brasileiro não quer gastar com maniutenções preventivas e quando quebra fica mais caro...ESTOU ANCIOSO POR ESTA NOVA LINHA DE MOTORES POIS TENHO UMA ADVENTURE 1.8 FLEX, E A BICHA BEBE...BEBE MUITO NA CIDADE É 5 LITROS NO ALCOOL NO MAXIMO... E NA ESTRADA FAS 10, 5 É MUITO POUCO,,, MEU GOL CARBURADO ERA MAIS ECONOMICO E NÃO TINHA ELETRONICA QUASE NENHUMA....esperamos por esta nova linha de motores...

whering alberto
whering alberto

é, o motor será extinto na FIAT,mas quem sabe se o mesmo ocorrerá na GM?os motores tritec demoraram a chegar,a FIAT já ficou marcada pelos problemas do 1.8 powertrain e para apagar essa imagem os novos motores têm que ser mais que boms. e esse motor 1.6 16v FLEX terá potencia de 130 cv com gasolina e equipara esse palio de cara nova e traseira velha até que chegue o modelo totalmente novo.e na verdade, o 1.9 16v do linea não é uma adaptaçao dos 1.6 16v da familia palio, e sim uma melhoria daquele 1.9 16v diesel que equipava o stilo TD que a fiat importava.

Raul
Raul

@heleno Claro que não, o motor da GM é atrasado velho....

Marcio
Marcio

@RICARDO VERAS

O Motor da Kadett era o Familia II. O Familia I era o do Corsa/Chevette

Vitor
Vitor

Seria bom ver um Palio Adventure Locker Dualogic com esse motor 1.6 16v mas sem mexer no preço. E por que não dizer habilitado para funcionar também gom GNV? Se esse motor for tão bom quanto dizem aí sim a FIAT se consolidaria Líder nacional em vendas... Abraço a todos

Bruno
Bruno

125 vc é uma potencia boa, mas com relação ao torque alguem sabe informar?

Porque potencia não é tudo, não adianta um motor de 125cv com toque maximo acima de 4000 rpm, visto que o atual propulsor oferece 114 cv com toque maximo de 18,6 a 2800 rpm, o novo motor pode até ter a velocidade final maior, mas as retomadas e acelerações serão bem mais lentas, e com certeza com o consumo bem parecido.

Muitos reclamam do consumo do 1.8, mas acho que comparando com muitos se torna economico pelo desempenho que entrega, mesmo antigo, mas da baile em muitos propulsores atuais.

tenho um stilo 1.8 e um voyage 1.6 na estrada o stilo faz 11,5 pesado com ar ligado andando em uma media de 130 a 140km/h enquanto o voyage faz 11,3 nas mesmas condições ou seja esse propulsor não é tão gastão assim.

heleno
heleno

sera lancado ainda este ano o novo doblo com o motor 1.6 16v com 125 cavalos de potencia e o 1.8 da gm tem apenas 114

heleno
heleno

na verdade o brasileiro nao gosta de motores 16v porque o custo de manutencao e mais caro

Etevaldo
Etevaldo

Prezados,

Fui comprar um doblo adventure na semana passada quando fui interceptado por um colega dizendo que o carro 2010 sofretá alterações tanto em seu visual quanto sua motorização. Alguém saberia informar com precisão essas informações? Além disso, se o doblo novo vem com um motor 1.6, não estaria regredindo sua potencialidade do 1.8 hoje existente?

Antecipo meus sinceros agradecimentos pelas respostas que irei receber..

Etevaldo

Distrito Federal

NegroPel&eacute;
NegroPel&eacute;

es la misma cilindrada y potencia que tenia el la primera generacion del palio/siena , mal fiat..., mientras el mundo adopta tecnologias mas eficientes,fiat continua los motores antiguos y obsoletos

RICARDO VERAS
RICARDO VERAS

rr09 TEM RAZÃO ,O "NOVO" 1.9 DA FIAT,É MESMO UMA ADAPTAÇÃO DO ANTIGO I.6 16 V,COM TECNOLOGIA FLEX,E NOVO SISTEMA DE INJEÇÃO.ESSE É O MUNDO DA MONATADORAS BRASILEIRAS.

rr09
rr09

John, a Fiat deve aproveitar a estrutura da Tritec para efetuar adaptações nos antigos motores que esta produzia, alterando-os à necessidade dela, de produtos baratos e com poucas inovações.

Não espero ver motores com avanços e/ou com refinamentos encontrados em carros Europeus de hoje, mem nos do tempo que a Tritec equipava os Mini!

Ela, Fiat, continua a comercializar os 1.8 da GM, porque eles são "mais baratos que os 1.4 que equipam as versões de entrada (e/ou intermediárias) da Família Palio e Punto"!!!

Se não fosse por isto, ela estaria comercializando os "top" de linha com o seu "novo" 1.9 do Linea, que de novo só tem o nome, visto que é uma adaptação dos antigos 1.6 da família Palio.

Luiz O
Luiz O

Realmente a Fiat na minha opnião so perdeu utilizando esse motor de origem GM (antigo). Eu mesmo corri a uma revenda pra comprar um adventure em 2003 um do ultimos modelos q ainda usavam o motor 1.6 16v.

Usei esse carro ate 2009 e nem uma vez tive problemas de motor (rodei 120.000km) sem mesmo fazer uma unica limpeza de bicos injetores etc.

Hj em dia acabei comprando um fiat com motor 1.4 q eh fraquinho para a weekend mas muito economico. O 1.8 eu nao compraria, prefiro mudar de marca. Saudades de um 1.6 16v, ao q me parece o motor da peugeot tem recebidos muitos elogios das revistas especializadas. Espero q esse Tritec seja tao bom qto o Fiat 1.6 16v dos antigos Palios.

John
John

Alguém poderia esclarecer aqui que motores são esses? Afinal a Tritec foi constituída apenas como uma montadora, sem tecnologia própria, sob o guarda-chuva de Chrysler e Bmw anteriormente. O motor 1.6 do Mini com compressor Eaton tinha 170cv, e ainda havia os modelos 1.4 e 1.6 aspirado.

RICARDO VERAS
RICARDO VERAS

É o adeus anunciado ao velho família I da gm,que conheci bem quando tive um kadet 93.Bom motor,mas hoje já obsoleto e ultrapassado.Com certeza a Fiat vai agradar mais com o Tritec

jonatan
jonatan

Pena que o pessoal pensa que potência é tudo.Tenho siena 1.8 ELX, torque excelente em baixa rotação (concordo com o que vc disse).