Ford Focus 1.6 GLX 2010

Ford Focus 1.6 GLX 2010

Nenhum número de vendas ou mesmo uma explicação de como fará para bater o surpreendente i30, da Hyundai, foi dada pela Ford hoje no lançamento da versão 1.6 Flex com motor Sigma, mas a montadora disse com todas as letras que o Focus será líder entre os hatches médios. “2010 será o ano do Focus”, disse Antonio Baltar, o gerente de marketing e produto da Ford.

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A confiança da marca reside no bom pacote de equipamentos, na garantia de 3 anos, no custo baixo de manutenção e no fato de o Focus ser um dos poucos carros do segmento atuais. Mas a meta não será fácil: o hatch 1.6 continua com as versões GL e GLX, mas a primeira ficou muito mais cara e equipada – sai por R$ 49 900.

Agora sabe o que a Ford disse quando perguntamos qual versão ela acha que venderá? A GLX com ABS, por R$ 52 400, apenas mil reais a mais que a GLX comum. Ou seja, a marca perderá representatividade na faixa de R$ 42 mil a R$ 48 mil, onde hoje atuam o Astra e o Stilo Attractive.

De fato, o Focus traz alguns itens pouco comuns a categoria como rodas de liga leve aro 16, volante com revestimento de couro e sistema de som com CD player e MP3, entre outros detalhes.

O painel, por exemplo, manteve o visual requintado do Focus 2.0, mas a Ford fez pouco caso dos paineis laterais da porta onde predominam o plástico e a falta de cromado nas maçanetas, para citar um aspecto.

Ford Focus 1.6 GLX 2010

Ford Focus 1.6 GLX 2010

Motor leve, mas desempenho modesto

Mas nada chamou tanto a atenção dos jornalistas quanto o motor Sigma, o tão esperado e falado projeto com bloco, mancais e pistões em alumínio. Até mesmo a inauguração da linha de montagem em Taubaté contou com a presença do governador de São Paulo, José Serra, testemunhada por nós.

A impressão, no entanto, foi de incredulidade. Mesmo com toda a modernidade, que inclui ainda coletores de plástico, comando duplo de válvulas e quatro válvulas por cilindro, o motor produz apenas 2,6 cv (álcool) a mais que o Zetec Rocam com cabeçote único e oito válvulas.

Uma hipótese levantada pelo jornalista Fernando Calmon é de que o Rocam estava no limite de seu potencial enquanto Sigma nem chegou a ter extraído seu limite. Linus de Paoli, supervisor de engenharia da marca, não chegou a contestar a afirmação. Mas, então, ao menos o consumo deveria ser melhor. Pois não é, como mostramos ontem no post anterior.

A conclusão a que chegamos é que a Ford ficou mais preocupada com a durabilidade do motor e não explorou adequadamente o que tem em mãos. A marca admitiu, inclusive, que esse projeto pode ser desenvolvido e receber, por exemplo, comando variável. A outra constatação é de que o Rocam poderia ter problemas para se enquadrar nas normas de emissão de poluentes que entrarão em vigor no futuro.

Ford Focus 1.6 GLX 2010

Ford Focus 1.6 GLX 2010

Dirigibilidade irretocável

Pelo menos uma coisa a Ford tem razão: o funcionamento do Sigma é suave e de respostas vigorosas. Claro, não tem a sobra do Duratec, mas a disposição é bem maior que no Rocam antigo. O bom escalonamento do câmbio também favorece o uso tanto na cidade quanto na estrada – a 120 km/h ele aponta 3 400 rpm sem que o ruído do motor invada a cabine.

O conjunto é reforçado pelo eficiente acelerador eletrônico e pelo câmbio IB5, mais preciso e de trocas mais justas que o do Focus 2.0. A suspensão independente continua a ser outro ponto forte do carro: filtra imperfeições e mantém o carro estável como poucas fazem.

Sobre os equipamentos, a ressalva é que o novo rádio da Visteon (no lugar do Sony do 2.0) não oferece bluetooth, recurso já comum em carros mais baratos.

O Focus já flerta com as primeiras posições do segmento e a versão Flex deve ajudar nisso. Passar o Golf e outros modelos mais desatulizados não deve ser um problema. Agora superar o i30 aí será um feito complicado de se conseguir. Vamos ver se 2010 será o ano do Ford ou do Hyundai.