Se existe uma lei na Fiat é a de inovar sempre. A marca italiana tem predileção por ser a pioneira em algumas novidades no mercado. E como um desses trófeus foi a criação do segmento off-road leve, com a primeira Palio Adventure em 1999, não seria diferente agora, na nova geração da perua aventureira.

Se o sistema terá interessados ninguém sabe, mas pode escrever aí no Guinness Book que a marca italiana foi a primeira a introduzir o diferencial autoblocante em um veículo com tração dianteira. Está no release de lançamento. E, afinal, o que é esse recurso?

Imagine que você está passando por um terreno enlamaçado e uma das rodas dianteiras atola. Por causa do diferencial, que alivia o torque no lado que roda mais lentamente, toda a força vai para a roda que está livre. A idéia é perfeita em um piso seco porque faz com que o veículo tenha mais torque do lado de fora numa curva, equilibrando a tração.

Mas em um piso escorregadio, a situação é contrária: tudo que você precisa é de energia na roda atolada. Qual a solução? Unir os dois eixos para que o torque seja distribuído de maneira uniforme para os dois lados. É isso que o diferencial autoblocante faz. Entenderam? Esperamos que sim, senão vamos procurar um vídeo para mostrar…

Acionado por um botão do lado esquerdo do painel, o sistema trava os semi-eixos e ajuda numa situação de dificuldade mediana. Que fique claro, só vale para as rodas dianteiras e uma delas precisa estar livre. Ah, sim, a Fiat diz que “jamais o sistema poderá ser acionado acima de 15 km/h”. Dá um pouco de medo porque significa que podemos ligá-lo inadvertidamente. Será? Vamos descobrir.

Mas a Adventure Locker (que significa algo trava, numa tradução livre) não é só isso como as fotos revelam. A Fiat elevou ainda mais o modelo: são 20 mm a mais, totalizando 1,643 m, apenas 3 cm a menos que o EcoSport! Pois é, já dá para falar na mesma altura que o Ford

Não parou por aí: a Fiat depenou um Idea Adventure e instalou suas partes na Adventure. Estão lá o retrovisor, os faróis de neblina, os mostradores “off-road”, o painel, os instrumentos e até o rack em “V” da minivan aventureira. A frente, por sua vez, é calcada no conceito FCC, mostrado no Salão do Automóvel de 2006.

Mas há um item de gosto duvidoso, na nossa opinião. São os pára-lamas exagerados e de linhas retas. Mais parece um trator por esse ângulo. A Adventure Locker custa a partir de R$ 53 850 e vem com motor 1.8 Flex comprado da GM ainda. Quem sabe em breve não vejamos o 1.9 da própria Fiat…