Construção da fábrica da Hyundai, em Piracicaba

A história é velha, mas continua sem solução. Há dez anos o fisco brasileiro tenta cobrar uma dívida de R$ 1,7 bilhão da Asia Motors do Brasil, montadora coreana que prometeu instalar uma fábrica no país, mas quebrou antes de assentar o primeiro tijolo da obra. Não sem antes ter embolsado o valor em isenções fiscais para vendas de veículos importados.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

Pois a Asia Motors foi encampada pela Kia na Coreia do Sul que, por sua vez, foi comprada pela Hyundai. E agora, que essa última está prestes a lançar oficialmente a sua fábrica no Brasil, na cidade de Piracicaba, SP, o governo tenta transferir a dívida para ela pela lógica que a aponta como responsável pela Asia Motors.

Até então, a Kia Motors era alvo dessa cobrança, mas como não tem sede no Brasil (o grupo Gandini tem a representação apenas) não havia como exigir isso pelas vias judiciais. Uma longa matéria publicada no jornal Valor nesta sexta aponta que o fisco agora quer responsabilizar a Hyundai aproveitando que esta já possui CNPJ no Brasil e precisará assumir a marca após a conclusão da fábrica.

O dilema, segundo o Valor, é que há duas saídas possíveis. Se perdoar a dívida, o governo pode sair desmoralizado, já se cobrá-la pela justiça, pode transformar a fábrica de Piracicaba em garantia de pagamento do valor. Quem ficará feliz é a concorrência local que ganhará tempo antes da chegada do HB, o hatch compacto da Hyundai que promete fazer estragos em Gol, Palio, Uno, Celta e cia.