Crianças no interior do veículo

Crianças no interior do veículo (Reprodução)

Soa um absurdo pensar que, em diversas partes do mundo, pais esquecem seus próprios filhos dentro do carro. Tal fato já é “comum” em jornais. Devido a isso, diversas empresas estão investindo em segurança extra para evitar que os pais cometam tal crime: o Waze ganhou recentemente uma função de lembrete para o usuário não esquecer seu filho no veículo, enquanto a General Motors prometeu um sistema semelhante para seus automóveis para meados de 2017. Há ainda algumas cadeiras infantis com alarme anti-esquecimento, que estão passando por testes e devem ser oferecidas em breve.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

De acordo com dados, 40 crianças morrem todos os anos nos Estados Unidos por serem esquecida pelos pais dentro de um veículo. Ainda não há números oficiais no Brasil, mas como também dá para notar em noticiários, isso também ocorre por aqui. Devido a esse estrondo em todo o mundo, autoridades de trânsito e ONGs alertam os pais através de campanhas para que eles redobrem a atenção com crianças pequenas dentro do carro.

Especialista no assunto, o professor de psicologia da Universidade do Sul da Flórida, David Diamond, reconhece que as mortes são causadas por pais negligentes ou indiferentes. No entanto, após conversar com pessoas que passara pelo problema ou ouvir ligações gravadas de pais que contataram serviços de emergência após encontrarem o filho desmaiado dentro do carro, o professor constatou que, em grande parte dos casos, a negligência ou indiferença não foi identificada.

Como explicação para tal esquecimento, psicólogos, psiquiatras e outros especialistas que estudam o assunto dão como principal causa o ritmo de vida monótono das pessoas, que estão acostumados a uma rotina frenética, podendo falhar com uma atividade que foge dela.

Ainda de acordo com Diamond, temos uma memória de habito, que é a responsável por permitir que nós realizemos tarefas repetitivas com bastante habilidade, como dirigir um veículo sem errar a troca de marcha, por exemplo. Essa memória é de extrema importância par o ser humano, mas ela pode falhar, ocasionalmente, ao suprimir a memória prospectiva (a que lida com o que vai acontecer, como para lembrar de tomar um remédio antes de dormir), sobretudo quando a pessoa está muito estressada, preocupada ou tem dormido pouco.

E para que uma tragédia aconteça, basta alguns minutos. A temperatura no interior de um carro pode sofrer aumento de 10 ºC em cerca de 10 minutos. Quando o corpo atinge 40ºC ou mais, os órgãos ficam mais suscetíveis à danos, em especial nas crianças. Nelas, o corpo pode esquentar de três a cinco vezes mais rápidos que em um adulto, segundo a Safe Kids Worldwide, organização que trabalha para evitar detrimentos às crianças através de investigações, sensibilizações e campanhas.

Atualmente, não há nenhuma tecnologia totalmente eficiente para evitar que essas tragédias aconteçam. Porém, diversas empresas tentam oferecer recursos para ao menos amenizar esses casos. No Waze, a função Child Reminder trabalha como uma espécie de lembrete que deve ser habilitado por você que, ao fim de uma viagem, exibe uma notificação sobre a criança no banco traseiro.

No caso dos veículos da GM, haverá um alerta no painel de instrumentos, juntamente com um sinal sonoro. Por fim, as cadeiras infantis deverão combinar sensores com alarmes e até mesmo pulseiras Bluetooth, que disparam um sinal quando os pais se afastam alguns metros do filho.

Entre as dicas para evitar o esquecimento dos filhos no interior do veículo, inclui colocar músicas infantis quando a criança estiver no carro; deixar bolsa, carteira ou celular no banco traseiro (ao pegar esses objetos, você verá a criança), colocar um objeto da criança (como um brinquedo) no painel ou volante; deixar a mochila dela no banco da frente; passar a revisar todos os bancos antes de sair do veículo e colocar um retrovisor adicional que possibilite ver a criança com facilidade.

As informações são do portal Tecnoblog.