Logo do motor FPT E.torQ

A nova família de motores da Fiat Powertrain, baseada no antigo Tritec, foi reconhecida pela empresa nesta terça-feira. Batizada de E.torQ, os motores começaram a ser produzidos em Campo Largo, PR, este ano e substituirão, sobretudo, o motor 1.8 comprado da GM Powertrain, além do 1.9 argentino.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

A subsidiária da Fiat também divulgou o logo do motor, porém, essas informações já haviam vazado anteriormente. Como se sabe, serão dois motores, um 1.6 16V e outro 1.8 16V.

O primeiro tem taxa de compressão de a10,5:1 e atinge  117 cv a 5500 rpm com etanol – 115 cv com gasolina. O torque é de 16,8/16,2 kgfm a 4 500 rpm. Já o 1.8 16V possui 130/132 cv a 5 250 rpm e torque de 17,8/18,7 kgfm a 4500 rpm. Entre os modelos que receberão os novos propulsores estão o Idea, Linea, Siena, Punto e Bravo.

Agora a explicação para o significado E.torQ é curiosa. Além do óbvio “torQ”, a letra E tem quatro sentidos: “engenharia, refletida na tecnologia de ponta dos propulsores e do processo produtivo; energia (excelente desempenho, tanto em potência quanto em torque), ecologia (baixos níveis de ruído e vibrações, de consumo de combustível e de emissão de poluentes) e emoção, traduzida no conceito fun-to-drive.”, diz o release da FPT.