Fiat Grand Siena

Fiat Grand Siena

Na segunda parte do nosso balanço com os mais vendidos de 2014, neste post falamos sobre os sedãs compactos, segunda categoria em volume no Brasil. Aliás, o resultado lembrou em parte o que ocorreu entre os hatches compactos: vitória de uma dobradinha interna, que une o Fiat Siena Fire e o Grand Siena. Veja os 10 mais da categoria:

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!
Fiat Siena EL

Fiat Siena EL

1º Fiat Siena – 107 mil unidades

Com o Classic em baixa, o Fiat Siena juntou forças com o Grand Siena e terminou 2014 como o sedã pequeno mais vendido. Nesse caso, a situação foi mais tranquila já que o Voyage não tem a mesma penetração do Gol e, com isso, terminou apenas em terceiro. Essa situação deve continuar em 2015, a princípio.

Chevrolet Prisma 2014

Chevrolet Prisma 2014

2º Prisma – 88,4 mil unidades

Assim como o Onix, também o Prisma teve vendas impressionantes. Sem contar tanto com frotistas, o sedã foi o mais emplacado entre as pessoas físicas. Mas, como ganhará novos concorrentes, é de se imaginar que esse desempenho não se repita este ano.

Volkswagen Voyage Evidence 2015

Volkswagen Voyage Evidence 2015

3º Voyage – 75,1 mil unidades

Se o Siena e o Prisma venderam mais da metade do que emplacaram seus irmãos hatches, o mesmo não ocorreu com o Voyage. Com 75 mil emplacamentos, ele ficou bem mais distante do Gol, em parte porque o sedã da VW não briga no andar de baixo do segmento. Também precisa de uma repaginada para ganhar fôlego e enfrentar uma concorrência cada vez mais feroz.

Hyundai HB20S For You

Hyundai HB20S For You

4º HB20S – 60 mil unidades

A versão sedã do HB20 foi bem, mas não tanto quanto o hatch, Com 60 mil unidades, ela ficou num confortável 4º lugar, bem longe do rival direto o Prisma.

Chevrolet Classic 2014

Chevrolet Classic 2014

5º Classic – 48,4 mil unidades

O Classic é a prova mais clara de como o consumidor brasileiro mudou. O veterano modelo nasceu como Corsa Sedan e permanece vivo brigando pelos cada vez mais raros clientes que buscam um carro básico e mais barato. Mas antes isso significava liderar o segmento. Não mais.

Chevrolet Cobalt 2015

Chevrolet Cobalt 2015

6º Cobalt – 47 mil unidades

O grandalhão Cobalt é o rei dos taxistas enquanto a Spin é a rainha. Apesar do jeitão desengonçado, o Cobalt é bom de dirigir e muito espaçoso, mas perdeu espaço em 2014. Um ano antes, ele havia vendido 60 mil carros.

Renault Logan Exclusive

Renault Logan Exclusive

7º Logan – 46,5 mil unidades

Quem diria que o sedã mais criticado pelo design fosse figurar entre os mais vendidos do pais? Em 2013, o Logan terminou em 10º com apenas 23 mil carros. No ano passado, ele emplacou o dobro e pulou para a 7ª colocação. Sinal que a Renault acertou em preservar suas virtudes e resolver parte dos problemas como o acabamento ruim e o visual de torcer o nariz.

Toyota Etios Platinum

Toyota Etios Platinum

8º Etios Sedan – 27,6 mil unidades

Opa, o Etios entre os mais vendidos? É verdade, mas há que dizer que o Toyota não tem tanta concorrência assim como a versão hatch. Para um projeto tão criticado, vender o mesmo que em 2013 é uma vitória.

Ford New Fiesta Sedan Titanium Plus

Ford New Fiesta Sedan Titanium Plus

9º Fiesta Sedan – 23,9 mil unidades

O Fiesta só apareceu aqui porque a versão Rocam ainda teve um volume significativo de vendas em 2014, antes de sair de cena. Em 2015, o New Fiesta mexicano não deve aparecer nesta lista já que briga num segmento mais caro.

Nissan Versa 2015

Nissan Versa 2015

10º Versa – 15,4 mil unidades

O Nissan que está prestes a virar nacional teve um 2014 ruim. Viu suas vendas caírem de 20 mil para 15 mil de um ano para outro. Embora seja um carro com virtudes, a dificuldade em trazê-lo do México, e suas cotas, mais a chegada de novidades, acabaram espantando clientes. Vamos ver se o New Versa muda esse cenário.

Ano do adeus para vários sedãzinhos

Pode-se dizer que o resto dos concorrentes dessa categoria são modelos em despedida. Polo Sedan, 207 Passion, Sonic Sedan estão ou já saíram de cena. E outros, como os chineses J3 Turin, Celer e Lifan 530 não incomodam ninguém. Desses, apenas o Chery pode mudar de situação, assim que chegar às lojas como nacional.

Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil

Palpites para 2015

O carro que deve promover mudanças nesse segmento é o Ka+, também chamado de Ka sedã. Inédito, o modelo da Ford emplacou 4,2 mil unidades em dezembro, ainda em meio à subida de produção. Pode figurar entre os cinco mais do setor.

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.

Fiat Siena é o sedã compacto mais vendido em 2014