Hyundai Creta

Hyundai Creta

O estande da Hyundai no Salão do Automóvel de São Paulo, que estará aberto ao público até o dia 20 de novembro no São Paulo Expo, é sem dúvidas um dos destaques do evento. A marca sul-coreana está apresentando o inédito crossover compacto Creta e a nova geração do Tucson, além do novo Elantra, versões conceituais do HB20, uma picape conceito para brigar com a Fiat Toro, o elétrico/híbrido Ioniq e o sedã de luxo Genesis G90.

Assista o vídeo: Papo de piloto como Chico Serra

O novo Hyundai Creta chegará ao mercado nacional em janeiro de 2017, com produção na fábrica de Piracicaba (SP) ao lado do HB20. A exemplo do hatch, o novo utilitário-esportivo se sobressai pelo visual mais moderno e agressivo, fruto da filosofia global Escultura Fluida 2.0 da fabricante, com faróis afilados com projetores e luzes diurnas de LED, para-choques mais imponentes, grade frontal hexagonal, lanternas Clear Type e rodas de liga-leve diamantadas.

O interior exibe como destaque o painel de instrumentos “Advanced Supervision Cluster”, que permite configurar diversas funções do carro. Como opcional, haverá o pacote Brown Leather, com bancos revestidos em couro marrom, painéis das portas em couro preto, painel com acabamento na cor marrom e textura exclusiva, volante, alavanca de câmbio e freio de mão em couro, detalhes prateados no volante, painel e console central e freio de mão e maçanetas em cromo acetinado.

Hyundai Creta

Hyundai Creta

Todas as versões do carro serão equipadas de série com direção elétrica progressiva, travas elétricas nas portas e porta-malas, retrovisores externos com ajuste elétrico e luz indicadora de direção, volante com ajuste de altura e profundidade, banco do motorista regulável em altura, apoio de braço para o motorista, banco traseiro bipartido e rebatível (60/40), apoio para o pé do motorista, entre outros.

As configurações mais caras serão equipadas com seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, faróis direcionais, sinalização de frenagem de emergência, monitoramento da pressão dos pneus, alerta sonoro de não colocação do cinto de segurança para motorista e passageiro, travamento automática das portas e do porta-malas a 10 km/h, Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, cintos de segurança de três pontos com pré-tensionador e apoios de cabeça para todos os ocupantes, coluna de direção colapsável, estrutura de deformação programada, barras de proteção lateral, entre outros.

Há ainda banco do motorista com ventilação, ar-condicionado automático digital com saída de ar para os bancos traseiros, destravamento das portas e partida do motor sem chave, faróis com acendimento automático, câmera de ré, sensor de estacionamento, vidros elétricos com one-touch e antiesmagamento, retrovisores externos com rebatimento elétrico, computador de bordo e sistema multimídia blueNav com tela sensível ao toque de sete polegadas, navegador GPS, Apple CarPlay, Android Auto e Bluetooth.

Hyundai Tucson 2017

Hyundai Tucson 2017

O novo modelo da Hyundai é construído a partir de uma estrutura semelhante do sedã Elantra. Nas medidas, são 4.270 mm de comprimento, 1.780 mm de largura e 1.635 mm de altura, com distância entre-eixos de 2.590 mm e altura livre do solo de 190 mm.

A gama de motores do carro contará com o 1.6 litro 16V DOHC Gamma, que rende 123 cv com gasolina e 130 cv com etanol, a 6.300 rpm, e torque de 16 kgfm e 16,5 kgfm, respectivamente, a 4.850 rpm, com transmissão manual ou automática, ambas de seis velocidades, além do 2.0 16V DOHC Nu, capaz de gerar 156 cv com gasolina e 166 cv com etanol, a 6.200 rpm, e 19,1 kgfm e 20,5 kgfm, a 4.700 rpm, com câmbio automático de seis marchas.

Os preços do novo Hyundai Creta ainda não foram divulgados (estima-se algo em torno de R$ 80 mil para a versão mais em conta).

Hyundai Tucson 2017

Hyundai Tucson 2017

Já o Hyundai New Tucson estreia para ser o SUV nacional topo de linha da marca. O modelo não vai substituir os atuais Tucson e ix35, que seguem sendo produzidos também em Anápolis (GO), e será oferecido também a partir do ano que vem com preço inicial de salgados R$ 138.990.

O novo crossover conta com visual mais imponente, com direito a uma grade hexagonal, conjunto óptico com filete em LED e iluminação full LED na versão topo de linha, vincos marcantes nas laterais, rodas de 18 polegadas e lanternas traseiras com tecnologia LED a partir da configuração intermediária. O interior oferece novo acabamento mais esmerado, além de maior espaço (são 4.475 mm de comprimento e 2.670 mm de distância entre-eixos).

Na lista de equipamentos de série, o New Tucson na versão de entrada GL oferece seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em aclives e declives, ar-condicionado de duas zonas, destravamento das portas e partida do motor sem chave, sistema multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas, Apple CarPlay e Android Auto, retrovisores externos antiofuscante, sensor de luminosidade, volante com ajuste de altura e profundidade e bancos em couro com ajustes elétricos para o motorista e o passageiro.

Genesis G90

Genesis G90

No modelo GLS, há ainda painel de instrumentos Supervision com tela TFT de 4,2 polegadas, grade dianteira cromada, faróis com projetores e filete em LED, lanternas traseiras em LED, teto solar panorâmico com sistema antiesmagamento, maçanetas cromadas e retrovisor externo com luz de cortesia.

Por fim, o topo de linha Top, série especial de lançamento limitada a 30 unidades, inclui retrovisor interno eletrocrômico, porta-malas com abertura por aproximação, bancos dianteiros com aquecimento e resfriamento, faróis full LED, janelas com moldura cromada, assistente de estacionamento, detector de ponto cego, faixo de luz direcional para curvas, entre outros.

Nos três casos, há o novo motor 1.6 T-GDI, dotado de injeção direta de combustível e turbocompressor, que consegue desenvolver 177 cv, a 5.500 rpm, e 27 kgfm, entre 1.500 e 4.500 rpm, com transmissão automatizada de sete marchas e dupla embreagem.

Hyundai Elantra 2017

Hyundai Elantra 2017

Outra atração da Hyundai é a nova geração do Elantra, que já está disponível nas concessionárias nas versões Base, Special Edition e Top, as três equipadas com um motor 2.0 litros flex de quatro cilindros, que entrega 167 cv com etanol e 157 cv com gasolina, a 6.200 rpm, e torque de, respectivamente, 20,6 kgfm e 19,2 kgfm, a 4.700 rpm, com transmissão automática de seis velocidades.

O New Elantra Base é equipado com airbags frontais, Isofix, sistema de som com comandos no volante, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, piloto automático e retrovisores com ajuste elétrico e aquecimento.

O Special Edition inclui ar-condicionado automático de duas zonas, destravamento das portas e partida do motor sem chave, bancos revestidos em couro, sistema multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas, navegador GPS e câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, airbags laterais e de cortina, banco do motorista com ajustes elétricos e apoio lombar, sensor de chuva, volante e manopla de câmbio revestidos em couro e faróis com luzes diurnas de LED.

Hyundai Creta STC Concept

Hyundai Creta STC Concept

O Top, por sua vez, agrega detector de ponto cego, controle eletrônico de estabilidade, faróis com lâmpadas de xenônio HID e assistente inteligente de farol alto, teto solar elétrico, painel de instrumentos Supervision de 4,2 polegadas, airbag para os joelhos o motorista, retrovisores com rebatimento elétrico e seletor de modos de condução.

O Hyundai ix35 2017 também marca presença no evento e traz novidades com foco na eficiência energética. O crossover agora dispõe do sistema Idle Stop&Go, que desliga o motor em paradas curtas (como em semáforos), sistema de monitoramento de pressão dos pneus e novos pneus Michelin Primacy 3, nas medidas 225/55 R18, desenvolvidos para proporcionar baixa resistência à rolagem. Esses novos itens estão disponíveis nas versões GL, intermediária, e GLS, topo de linha.

Outra novidade da marca é o novo Genesis G90, que segundo a CAOA, importadora oficial da Hyundai no Brasil, marca a estreia da fabricante de luxo no Brasil. O novo sedã é o topo da linha e oferece como destaque o desenho mais “classudo”, com faróis full LED, ampla grade dianteira com o emblema Genesis na parte superior e lanternas traseiras verticais. Por dentro, há detalhes de acabamento em camurça e madeira, sistema de som Lexicon com 17 alto-falantes, painel de instrumentos com tela de 12,3 polegadas, sistema multimídia traseiro com duas telas de 9,2 polegadas, entre outros.

Hyundai HB20 D spec Concept

Hyundai HB20 D spec Concept

Nos demais equipamentos, há head-up display, controle de cruzeiro inteligente, detector de ponto cego, controle eletrônico de estabilidade, distribuição eletrônica de frenagem, sistema de auxílio à frenagem, controle de tração, entre outros.

O motor do sedã é o 5.0 V8 Tau a gasolina, de 425 cv e 51,5 kgfm, com câmbio automático de oito marchas.

A Hyundai exibe ainda uma série de carros conceitos. O principal deles é o novo Creta Sport Truck Concept (STC), desenvolvido pelo centro de design da marca na Coreia do Sul em parceria com a área de produto da empresa no Brasil, que tem como base o crossover Creta. Segundo a empresa, o novo protótipo está no Salão para avaliar a recepção do público e, futuramente, ingressar a Hyundai no segmento de picapes no País.

Hyundai HB20X JBL Concept

Hyundai HB20X JBL Concept

Há ainda o HB20 D spec Concept, baseado no R spec, com carroceria pintada em dourado fosco, detalhes visuais em preto brilhante, rodas pretas de 17 polegadas, pinças de freio em dourado e ponteira de escape cromada, o HB20 JBL Concept, criado em parceria com JBL, com carroceria em grafite fosco com detalhes laranja, bancos de tecido em preto e azul, teto interno na cor preta e sistema de som com alto-falantes premium e processador de áudio digital de alta performance, e o HB20S Limited Concept, versão mais sofisticada do sedã, com carroceria na cor branca, rodas aro 17 diamantadas, faróis com projetor e luzes diurnas de LED, bancos em couro, painel e portas na cor marfim, entre outros.

Outra atração é o IONIQ Híbrido, equipado com um motor 1.6 GDI Kappa a gasolina, de 105 cv e 15 kgfm, e outro elétrico de 43 cv e 17,3 kgfm, alimentado por bateria de íons de lítio com capacidade de 1,56 kWh, capazes de entregar potência cominada de 141 cv e torque de 27 kgfm. Segundo a marca, o carro tem velocidade limitada a 185 km/h e emissões de CO2 abaixo de 79 g/km.

»crosslinked«