Kia Cerato 2013

Kia Cerato 2013

A Kia deverá anunciar os planos de uma fábrica exclusiva no Brasil num futuro próximo. A montadora sul-coreana foi a mais atingida pelo aumento do IPI em 30 pontos percentuais para veículos importados, criada pelo governo federal no final de 2011.

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Nem mesmo a versão para importadores do programa Inovar-Auto servirá para a marca já que seu volume de importação é muito alto – de cerca de 50 mil unidades mensais. O governo abriu uma exceção para essas marcas que não têm planos de fábrica no Brasil em que dá a isenção do IPI extra para até 4,8 mil unidades por ano desde que a empresa se comprometa a investir em tecnologia nacional ou contribua com 1,5% do seu faturamento bruto menos impostos para um fundo de educação criado pelo governo.

Para marcas menores, que vendem perto desse limite, o Inovar-Auto é uma boa saída e nada menos que 70% das associadas da Abeiva, a entidade que reúne esses importadores, já aderiu ao programa. No caso da Kia, o investimento necessário não compensa o benefício de apenas 4,8 mil unidades sem imposto.

A saída, segundo Blogauto apurou, passa pela fábrica no Brasil, mas uma unidade exclusiva da Kia. Entenda-se por isso um projeto 100% Kia, sem a participação nem da Hyundai e nem do grupo Gandini, que cuida da marca atualmente.

Sem fábrica no Brasil, os planos de expansão da Kia ficariam inviáveis diante das atuais regras do governo. A bem-sucedida experiência da Hyundai com a fábrica de Piracicaba, que já opera no limite desde a inauguração, certamente é um motivo a mais para os coreanos.