Lifan e seu clone do Mini chegam ao Brasil em maio

Lifan 320

Já é possível separar o joio do trigo em matéria de carros chineses. Tudo bem, o joio bom do joio ruim. Algumas iniciativas parecem sérias como a Chery e a JAC, já outras assustam. É o caso da Lifan. A marca chegará ao Brasil no mês que vem pelas mãos do grupo Ever Eletric, responsável pela Effa Motors.

Desde o último Salão do Automóvel, a Lifan já flerta com  o mercado brasileiro, mas agora, ao que tudo indica, eles passarão a operar para valer. Na bagagem, dois modelos: o sedã médio 620 e o hatch 320, uma piada com visual pessimamente copiado do Mini Cooper.

Avaliação: novo Toyota Corolla 2015

Lifan 320

O 320 tem motor 1.3 de 84 cv e o 620, um 1.6 de 114 cv. Se o sedã ainda é um projeto de linhas aceitáveis – embora com faróis inspirados no BMW Série 3 -, o hatch é um desastre visual. Como não tem tradição, a Lifan fará o que as demais chinesas já fazem: equipar os modelos com vários itens na esperança de convencer os desconfiados consumidores.

Segundo a representante no Brasil, a Lifan terá rede própria, mas não disse quantas lojas nem onde elas estarão. Nem chegou oficialmente e a marca anunciou que um utilitário esportivo inédito, a ser revelado no Salão de Pequim este mês estará no país até o final do ano. Promessa típica dessas marcas que raramente são cumpridas.

Lifan 620

A história da Lifan dá arrepios. Foi criada em 1992 e somente em 2003 resolveu aventurar-se pelo setor automobilístico. Será que o Brasil precisa mesmo de uma marca assim?

21 comments
RIELI LUIZ SAVARIS
RIELI LUIZ SAVARIS

COMPREI UM LIFAN VERMELHO LX 320 a 06 meses com 600 km furou o radiador, queimou lampada da luz alta, a porta traseira lado direito não abre pela massaneta, as duas portas dianteiras quebrou as duas massanetas so abre por fora o capo tem faser muita força para abrir, o sensor do air begue esta sempre sinalisando que esta estourado. Fui na concecionaria para faser os reparos das massanetas não tem mediseram que tinha que pedir da CHINA e sem prazo de entrega.O carro esta com 3.800 km muito problema por tom pouco de uso, e muito damorada a solução.

André Carvalh
André Carvalh

Entendo que todos os comentários e matérias a respeito dos novos modelos e marcas de automóveis que estão entrando no mercado brasileiro são matéria de utilidade pública, porque informam, independente do ponto de vista de cada um... No entanto, o final da matéria aqui publicada soa muito estranho! O autor da matéria cita que a história da empresa Lifan dá arrepios e, na sequência, cita o ano de criação e do início da fabricação de autos! Acho que o autor da matéria deveria se informar melhor a respeito da velocidade do desenvolvimento e transmissão de tecnologia na atualidade! Aliás,tecnologia de fabricação de automóveis não é nada se comparada com a tecnologia de fabricação e lançamento de foguetes a qual a China e um grupo muito restrito de paises dominam inclusive!

Alexandre
Alexandre

Não é porque não é conhecido que não presta. Pode ser muito melhor que os carrinhos populares nacionais que qualquer dia até o banco do motorista será opcional.

ANA
ANA

Bom, eu fiz o test drive no 320, ou melhor, o happy drive (é como a Lifan chama o teste), e só não compraria pelos seguintes motivos:

* A direção hidráulica, parece ser mais leve do que deveria. Ou seja, me trouxe uma sensação de insegurança quando imaginei esse carro em uma estrada;

* A embreagem é muito "curta";

* As marchas são difíceis de trocar, parece que há uma "folga" no câmbio;

* A direção do carro fica tremendo quando o carro esta parado (nunca vi isso em um carro novo).

Em relação à direção leve demais e à embreagem "curta", realmente isso pode ser uma impressão minha, mas sobre o resto, creio que é má qualidade mesmo.

Enfim, eu havia gostado muito do carro quando o vi pela internet e tinha reais intenções de comprá-lo, mas infelizmente não foi o que eu esperava. Creio que este modelo apesar do visual bonito e dos itens de série, deixa muito a desejar. Diferente do sedan 620, onde neste parece ter havido mais investimento (considerando que ele já foi vendindo em mais de 43 países), pois quando eu entrei nele gostei da direção, embreagem, marcha, porém não posso afirmar, pois não fiz o teste.

eu
eu

precisamos de marcas assim SIM.... visual moderno e o povaooooo gostaaa e tem como comprar

Kmila
Kmila

Olá.

Após muita pesquisa sobre o mencionado carro modelo 320, fiz um test drive e devo dizer que o pequenino é bom, muito bom. É nitidamente um pop só que completo. O ar condicionado gela bem e rápido, a direção - como já se esperava - é bem leve, o carro faz curva bem, não parece que vai tombar ou qq coisa parecida. O motor é bom, acompanha bem o trânsito (estávamos em 4 pessoas)e não é barulhento, pelo menos não mais que o Corsa, Fox, Ka... Normal. Por fora ele é lindo (pra quem gosta do modelo) e por dentro não tem nada torto ou com fiapos como havia lido. Apenas é simples. Mas pra um carro de preço pop, na minha opinião não fica nada a dever para os nossos nacionais peladinhos 1.0 em relação a acabamento. De resto (opcionais) ganha.

Boa sorte pra quem estiver pensando em comprar!

Fernando
Fernando

Materia tendenciosa! Hoje conheci pessoalmente o 320 e o carro é uma graça! Customizável nas cores com detalhes em adesivos brancos ou pretos, tipo o Fiat 500. Tenho um gol G4 e o acabamento do meu carro não é nem um pouco superior ao 320... e é por isso que estou comprando um! Para os preconceituosos, comprem então um novo Uno durão, 1.0 cujo melhor opcional é um retrovisor do lado do carona! E ainda sai por mais de 30 mil! Cambada!

Rac
Rac

Na boa, acho que vou comprar o Lifan 320!

Ele é bem mais completo e bem mais barato do que os carros nacionais.

Eu fiz um test-drive e adorei!

Infelizmente no Brasil tudo é mais caro e mais ridículo, e pelo menos agora os chineses vão entrar com tudo e colocar as marcas nacionais no lugar onde elas sempre deveriam ficar. Quem sabe com essa concorrência, os fabricantes nacionais reavaliam melhor os preços absurdos que eles oferecem.

Marcos
Marcos

@Vladimir O.Almeida

pura verdade, os nosso carros são muito caros comparados com outros lá fora. graças a esses chineses logo vamos ter carros nacionais de verdade.("logo" serias uns 2 anos por se tratar de Brasil)não aguento mais esses carros de plasticos!!!

Andre A.
Andre A.

Bom..para quem não gosta ou simplesmente desconhece, quase tudo que compramos na area eletrônica independente da marca usa muitos dos seus componentes provinientes da China. Quanto a automoveis eles ainda estão engatinhando mas tem ousadia em oferecer por um valor bem menor o que aqui se cobra muito mas muito mesmo.

Falam muito mas sabe o novo classic da gm é um modelo ultrapassado do corsa lá na china!

Vladimir O.Almeida
Vladimir O.Almeida

Chega de pagarmos um absurdo por carros basicos de bosta das nossas montadoras.Apoio a vinda da fabrica chinesa.Talvez assim, nossos fabricantes deixem de lado a ganancia pelos lucros absurdos por um carro basico e de pessimo acabamento.

john valperbroks
john valperbroks

Enfim a reserva de mercado das acomodadas montadoras "brasileiras"

ira para as cucuias.Os chineses vem para dominar meu amigo, nao se iluda,

pois seguem a mesma estretegia dos japoneses e koreanos, com o diferencial do preco.Veja o exemplo do Tiggo, que a imprensa especializada

demonizou, mas ja se mostra umA otima op'cao e um sucesso de vendas, em que pese a pouca propaganda.

Edson Rosa Brise
Edson Rosa Brise

Sempre achei este sedã da Lifan lindo, mas o motor está fraquinho, eu gostaria de ver uma comparação deste sedã com todos os outros corolas clones da China.

José Luiz
José Luiz

Eu descordo do autor do noticiário.

O carro é interessante e pode sim, dependendo do preço e da consolidação da rede de concessionária da marca, com oficinas e peças, dar dor de cabeça aos Gol problemáticos, aos Pálios e outros. Olha o caso da GM novo Corsa sedam, que na realidade é o velho corsa com pequenas modificações e outros, como o Siena Fire, que comprei um OK e o carro tem um acabamento muito rústico e não é aprimorado, os plásticos do painel na motagem marcam as outras partes e outros por um valor de quase 30 mil reais.

Ele é sim uma cópia do Mini e parece ter um bom acabamento eu compraria um, se tiver um bom pós venda.

Já está dando dor de cabeça as tradicionais sim, pois elas conhecem e sabe o que estão programando para implantá-lo no mercado nacional.

Aguardem e vejam...

Ivo
Ivo

Nossa esse Lifan 320 é o carro mais feio que eu ja vi, cópia desfigurada do Mini

Belzebú
Belzebú

Sabe aquela estória do Clone chinês do iPhone, o HiPhone?

Todo mundo fala mal mas tem muita gente comprando, já que a Apple não baixa o preço do aparelho, vão de genérico mesmo.

Apesar de descaradamente copiar o Mini da BMW, aparentemente tem acabamento muito melhor que Palio, Gol e Agile. Se vier por R$30 mil completo, quem sabe não emplaque.

Antoniokings
Antoniokings

Dependendo do preço, pode ser uma opção muito meçhpr que Gol, Voyage, Classic e outras titicas afins.

Ricardo Meier
Ricardo Meier

Leitor tendencioso. Precisa tentar desqualificar a opinião dos outros para justificar a sua. Quer comprar um Lifan 320? Isso só diz respeito a você. Quer elogiar o carro? Fique à vontade. Agora, nada disso muda o fato de o 320ser uma cópia mal feita do Mini e o Blogauto é contra quem não respeita direitos autorais, meu caro.