Mercedes-Benz Axor 2644

Mercedes-Benz Axor 2644

A Mercedes-Benz anunciou recentemente novidades para sua linha de caminhões. Os modelos Atego, Axor e Actros passam a contar com um novo cockpit; com direito a uma nova geração de bancos (projetados de acordo com o biotipo do motorista brasileiro) e um novo pacote multimídia com painel; volante multifuncional; sistema de som e tacógrafo digital. Segundo a marca, a nova fase do “Econfort” traz mais economia; conforto; força e desempenho aos utilitários.

Assista o vídeo: Papo de piloto como Chico Serra

O destaque do novo interior dos caminhões da Mercedes-Benz fica por conta dos bancos, sendo que tanto o do motorista quanto o do acompanhante foram desenvolvidos pela marca no Brasil; levando em consideração as características do transporte e os hábitos de quem dirige o veículo pelo território nacional.

Os bancos são ofertados nas versões Estático e Pneumático (“Standard” e “Conforto”) e tiveram sua espessura de espuma aumentada em 10 mm em relação à versão anterior. Há ainda novo acabamento mais macio, em tecido ou vinil; cintos de segurança integrados; apoios laterais mais envolventes e ajuste lombar pneumático (na versão “Conforto”), com duas bolsas infláveis para apoio lombar e duas para apoio lateral.

Novo cockpit dos caminhões Mercedes-Benz

Novo cockpit dos caminhões Mercedes-Benz

Nos assentos, há também 12 regulagens: ajuste do encosto das costas; baixar/levantar o assento pneumático; ajuste da altura do banco; ajuste da inclinação do assento; ajuste do amortecedor; amortecimento horizontal; ajuste horizontal; ajuste da profundidade do assento; dois apoios de braço; baixar/levantar o encosto das costas e ajuste lombar (na versão “Conforto”).

As Cabinas Leito e Estendidas passam a contar com novas camas, revestidas com um tecido de mais elasticidade e espuma laminada com espessura de 120 mm.

Quanto ao pacote multimídia, os caminhões da Mercedes-Benz dispõem de itens (série ou opcional) como sintonizador de FM com RDS-EON; sintonizador AM para ondas curtas, médias e longas e pré-sintonias; toca CD compatível com MP3 e WMA; entradas auxiliares mini USB e auxiliar e Bluetooth para viva-voz. O conjunto inclui também volante multifuncional que permite operar o rádio, celular e computador de bordo.

São três os pacotes multimídia disponíveis: Preparação (antena, cabo e alto-falantes); Básico (itens da Preparação mais tweeter e rádio/CD) e Conforto (itens do Básico mais o volante multifuncional, disponível somente para Atego, Axor e Actros).

Novo volante multifuncional dos caminhões Mercedes-Benz

Novo volante multifuncional dos caminhões Mercedes-Benz

Por fim, o tacógrafo digital BVDR (Brazilian Vehicle Data Recorder), que não utiliza os tradicionais discos, mas sim fita de papel, que pode ser impressa no próprio veículo, caso a autoridade de trânsito venha a solicitar.

Todas as informações são gravadas em memória interna do tacógrafo digital e podem ser extraídas para armazenamento externo; em um pendrive, por meio de uma porta USB, ou via WEB. Além disso, a identificação do motorista é feita por meio de botões no painel frontal do próprio aparelho. O sistema identifica mais de um motorista, com capacidade máxima de 50 condutores.

O tacógrafo consegue gravar a velocidade do caminhão; distância percorrida; rotação do motor; velocidade máxima; status do veículo (parado ou em movimento) e informações do motorista (código do motorista, número da CNH, início e fim da condução) e do veículo (chassi e placa).  Os relatórios podem ser extraídos diária ou semanalmente.

Confira o BlogAuto no: Youtube, FacebookGoogle+, Instagram e Twitter.

Mercedes-Benz anuncia novo cockpit para caminhões

»crosslinked«