Mercedes-Benz Future Bus

Mercedes-Benz Future Bus

A tecnologia de condução autônoma não é uma exclusividade dos carros de passeio. A Mercedes-Benz, por exemplo, está investido para aplicar a tecnologia em seus caminhões e ônibus. Durante o Salão Internacional de Veículos Comerciais (IAA), em Hannover, na Alemanha, a montadora alemã apresentou o Future Bus, um conceito de ônibus que traz o sistema CityPilot, que consegue controlar o veículo sem a necessidade de um motorista.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

O novo recurso é capaz de conduzir o ônibus da Mercedes tanto em grandes cidades com trânsito pesado como nas estradas. Para tal, o sistema faz uso de navegador GPS controlado via satélite, radar de curto e longo alcance, câmeras e sensores e comunicação via WiFi com a infraestrutura de rota para receber informações sobre o estado do semáforo. Trata-se de uma evolução do Highway Pilot, apresentado pela marca há dois anos para seus caminhões.

Mercedes-Benz Future Bus

Mercedes-Benz Future Bus

Para demonstrar a tecnologia, o Future Bus foi conduzido em uma via de trânsito rápido para ônibus em Amsterdã, na Holanda, em um trajeto de 20 quilômetros a velocidades de até 70 km/h. Durante o percurso, o ônibus parou em alguns pontos, abriu e fechou as portas, se comunicou com os semáforos e foi capaz de evitar obstáculos nas proximidades, como pedestres e os demais veículos.

Segundo a montadora, o CityPilot torna o transporte público mais seguro, eficiente e produtivo. No entanto, a tecnologia ainda não dispensa os motoristas, já que eles precisarão entrar em ação para corrigir a trajetória em alguns casos em que a rota não for adequada para a condução autônoma.

Ainda não se sabe, porém, quando o recurso será implantado pela Mercedes em seus ônibus de produção.