Cledorvino Belini, presidente da Fiat e da Anfavea

Mais uma vez o jornalista Pedro Kutney toca num ponto delicado para as montadoras instaladas no Brasil. No ano passado, ele havia divulgado que essas empresas enviaram US$ 4,1 bilhões para suas matrizes como remessa de lucros e dividendos. Uma quantidade monstruosa que serviria para construir quatro fábricas como a Fiat fará em Goiana, PE.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

Pois em 2011 o volume foi 36% maior: nada menos que US$ 5,58 bilhões, segundo o Banco Central. Pena que o governo não diga claramente quem envia quanto. Seria interessante ver montadora que chora sempre que pode pelas “mazelas” do mercado brasileiro e ainda tem dinheiro em caixa para ajudar sua matriz.

O mais interessante é que, como disse Kutney, essas montadoras ainda estão planejando investimentos pesados nos próximos anos. Vai ver já estão calculando quanto vão ganhar com a proibição de importação de veículos em 2012, geralmente melhores ou bem mais baratos que os produzidos aqui por elas.