Chevrolet Cobalt

No início de 2013 a Chevrolet inaugura a sua nova fábrica em Santa Catarina, que será responsável pela produção dos motores e cabeçotes de alumínio. Localizada em Joinville (SC), a unidade fabril irá produzir os propulsores 1.0 litro VHC e 1.4 litro Econo.Flex, responsável por mover oito veículos nacionais da empresa norte-americana. Entretanto, para acompanhar as novidades, os blocos irão receber alterações e se manter em linha nos próximos anos.

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As mudanças serão realizadas para melhor consumo de combustível e maior eficiência. Peças internas mais leves e redução de atrito serão alguns dos itens que deverão ser adotados pelos blocos. Poderá haver ainda um sistema de partida a frio sem “tanquinho” de gasolina e com bicos injetores aquecidos. O primeiro modelo a receber os motores 1.0 e 1.4 renovados será o substituto do Prisma, derivado do projeto Onix e chegará às lojas no primeiro semestre do ano que vem.

Além desses dois conhecidos propulsores, o motor 1.8 litro que irá equipar o Cobalt automático e as novas PM5 e PM7 também ganhará a linha de produção catarinense. A caixa de câmbio será a mesma do Cruze automático, com seis velocidades. Esse motor será basicamente um 1.4 Econo.Flex com cilindrada elevada para cerca de 1.800 cm³.

Para conseguir este feito, a Chevrolet irá alterar o diâmetro dos cilindros e o curso dos pistões, e também haverá alterações na estrutura do bloco. Um cárter de alumínio também está previsto para a lista de modificações. O Cobalt 1.8 automático chega no mês que vem, com preço na casa dos R$ 50 mil.