Novo Tiida Sedan é apresentado em NY ou seria Nissan Platina?

Nissan Versa Sedan 2012, ou será Platina no Brasil?

A Nissan resolveu um dos assuntos mais intrigantes dos últimos meses: afinal, seu novo sedã compacto é um March sedã ou o novo Tiida sedã? Apresentado hoje no Salão de Nova York, o Versa Sedan (foto) é, na verdade, uma mistura dos dois. E pode se chamar Nissan Platina no Brasil.

Confuso? Também achei, mas vamos por partes:

1 – O Tiida hatch, recém-revelado, cresceu e ficou mais sofisticado. Ou seja, uma versão sedã dele encostaria no Sentra.

Avaliação: novo Toyota Corolla 2015

2 – A Nissan sabe que a versão sedã do March precisaria ser maior, mais espaçosa, com design próprio e outro nome.

3 – O Versa Sedan tem praticamente as mesmas dimensões do nosso Tiida Sedan (antigo Versa Sedan): 4,45 m de comprimento (4,47 m), 1,51 m de altura (1,55 m), 1,69 m de largura (igual) e 2,6 m de entreeixos (igual). Somente o porta-malas diminuiu – tinha 467 litros, agora tem 419 litros. É o preço para ter um design mais adequado.

4 – A Nissan vendia no México o Platina, nada mais que um Clio Sedan com logomarca dela.

5 – A Nissan perdeu a marca “Sunny” para a GM em 2008 no Brasil. Sunny é o outro nome do Versa Sedan.

6 – A Nissan registrou no Brasil no ano passado a marca “Nissan Platina”.

Em resumo, o Platina será produzido no México juntamente com o March (que chega ao Brasil em setembro), entrará no lugar do antigo Platina, terá quase o mesmo espaço e servirá de alternativa para brigar com Fiesta Sedan e Sonic sedã. Deixará o novo Tiida voltado para o segmento de hatches médios e o Sentra, no de sedãs. A mesma estratégia deverá se repetir no Brasil.

É pura dedução, não deu tempo de consultar alguma fonte ainda, mas parece fazer sentido. O que acham?

De quebra, a Nissan já disse que o Versa Sedan (Platina) será vendido em 170 mercados no mundo. O motor nos EUA é um 1.6 de 109 hp que contará com um câmbio CVT de seis marchas além do manual.

Só faltou dizer que o sedã é bem sem graça…

16 comments
pedeboi
pedeboi

Olha, prefiro o desgin do Tiida Sedan atual a esse...

pedeboi
pedeboi

@fernando meier

O Sandero pode não ser grandes coisas, mas o modelo até faz algum sucesso na europa pelo preço, mais barato que um VW Fox usado. Comparando o Agile com o Sandero, o Sandero está muito a frente visto que usa uma plataforma mais moderna, a B0 que também é usada no Clio III, ao invés da do Corsa Classic do Agile (que não possui sub-chassi dianteiro).

luiz
luiz

Po , séra que os Japas são cegos mesmo?O coisa feia.O coreanos são mais espertos que essa turma.

Rodrigo
Rodrigo

O dia que a Nissan lançar no Brasil o Altima ou o Maxima, talvez (eu disse talvez) ela tenha alguma chance de concorrer em pé de igualdade com Honda e Toyota.

John
John

É um ovni? Uma carroça? Um extraterrestre?? Não, é um novo modelo da Renault/Nissan... que coisa mais horrorosa...

Pedro
Pedro

Ricardo,

Esse carro nada tem a ver com o Tiida. Basicamente estão usando a nomenclatura antiga (Versa) para vender um carro diferente (o Nissan Sunny, derivado do March), o que está causando bastante confusão.

Não existe mais Tiida Sedan. A Nissan já tinha comunicado no ano passado que a nova geração do Tiida só teria a variante hatchback. Para suprir a demanda do atual Tiida Sedan nos EUA, colocariam em seu lugar o March/Sunny, mantendo a nomenclatura Versa.

É que o Tiida agora usa outra plataforma e é maior. Consequentemente, mais caro. O "Tiida Sedan" será a próxima geração do Sentra. E provavelmente o Tiida hatchback não vai mais se chamar Versa nos EUA.

PS - A plataforma do Versa Sedan 2012 é a plataforma V do March, não é a do Clio III (plataforma B).

E eu acredito que sua lógica de mercado está correta.

fernando meier
fernando meier

É impressionante como o grupo nissan-renault gosta de ferrar o Brasil, pois já que esse carro utiliza a plataforma do clio III, pq a renault não lançou o belo clio III no mexico?!!!!!! não, é melhor ganhar oceanos de dinheiro com um lixo chamado sandero, que alem de horrivel, é caro, suja a imagem da marca com um carro de pessimo acabamento e que é considerado pela renault como " premuim " !!!! é o fim do mundo mesmo!, por isso, renault , nem de graça!

marcelo
marcelo

prefiro este aí da Nissan do que o logan(concorrente,né?)bem mais bonito

Cristiano
Cristiano

O que tem de beleza nesse carro é a qualidade de construção. A pintura e a fixação de partes é soberba. Mas a parte de baixo do painel é horrível, estava indo tudo bem... prefiro o painel atual, mais amplo e elegante... esse parece lembrar botões de liquidificador barato.

Parabéns pelo blog, ele está bem atraente.

Eduardo Cl
Eduardo Cl

Errou novamente é Jac J3 Turin.

Denium
Denium

Realmente faz sentido as deduções, só o carro que é feio pra caramba

Ricardo Meier
Ricardo Meier

Pedro,

obrigado pelo comentário. Me enganei mesmo quanto à plataforma. De qualquer maneira, estamos falando de compactos "anabolizados" para fazer papel de médio. A própria Nissan alardeou hoje no lançamento do Versa Sedan que o carro "tem tudo de um médio menos o preço". Algo assim. Agora, sobre o nome, estou cada vez mais convicto que será mesmo Nissan Platina: no Brasil, o nome Sunny é de propriedade da GM. Chegou a ser da Nissan, mas ela o perdeu em 2004.

Abs,

Ricardo Meier