Toyota Prius é um exemplo de carro híbrido vendido no Brasil

Toyota Prius é um exemplo de carro híbrido vendido no Brasil

De acordo com dicionários, “híbrido” é um adjetivo dado ao animal ou vegetal que foi alvo do cruzamento entre espécies; raças; variedades ou gêneros distintos. E o mesmo conceito pode ser aplicado num automóvel híbrido. Neste caso, a “mistura” se encontra no conjunto mecânico. Um carro híbrido recebe este nome por contar com motores que bebem combustíveis diferentes; na maioria dos casos com um motor a combustão que trabalha em conjunto com um motor elétrico, visando maior eficiência.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

Um dos mais populares é o Toyota Prius, que inclusive está disponível no mercado brasileiro por R$ 126,6 mil (janeiro/2018). Este modelo é dotado do sistema Hybrid Synergy Drive; que inclui um motor 1.8 litro de quatro cilindros a gasolina, que consegue desenvolver 98 cavalos de potência e 14,2 kgfm de torque, juntamente com outro elétrico de 72 cv e 16,6 kgfm; associados a um câmbio automático do tipo CVT.

O propulsor elétrico é alimentado por uma bateria, que usa o sistema de recuperação de energia durante as frenagens para ser recarregada. O carregamento da bateria pode ser feito ainda pelo motor a combustão. Há também os modelos híbridos do tipo plug-in, que usam um plug de tomada para serem recarregados em uma estação de energia elétrica.

Ford Fusion Hybrid 2017

Ford Fusion Hybrid 2017

Normalmente, o motor a combustão e o motor elétrico trabalham em etapas diferentes. O propulsor movido a eletricidade costuma funcionar em velocidades mais baixas; para priorizar o menor consumo de combustível. Já em velocidades intermediárias, tanto a unidade a gasolina como a elétrica entram em funcionamento; para equilibrar a eficiência com desempenho. Em velocidades maiores, porém, somente o motor a gasolina trabalha, visando um desempenho mais vigoroso.

Ou seja, os modelos híbridos conseguem entregar o melhor dos dois mundos: eficiência e desempenho. No entanto, o mercado brasileiro ainda sofre com a escassez de automóveis deste segmento. E os únicos que existem são ofertados por preços elevados demais.

Confira o BlogAuto no: Youtube, Facebook, Google+, Instagram e Twitter.

O que é um carro híbrido?