Protesto

A ideia partiu do leitor Gustavo Agliardi que, como muitos, está indignado com os absurdos que pagamos pelos automóveis no Brasil: mobilizarmos os internautas a não comprarem carro durante um mês. Um simples adiamento que pudesse lotar os pátios da montadoras e concessionárias como protesto pelos preços e impostos abusivos, muitas vezes de modelos ultrapassados. Confiram o e-mail do leitor:

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

“Bom dia Blogauto,

tenho lido ultimamente muitas matérias sobre as altas taxas de impostos dos veículos no Brasil, em blogs, revistas e até na TV. A comparação entre os preços exercidos aqui frente aos a da Europa, dos EUA e até dos países vizinhos é um absurdo. Temos que usar a internet como um meio para mudar essa realidade, não adianta apenas reclamarmos.

Vocês da equipe Blogauto são formadores de opinião, tem uma poderosa ferramenta nas mãos (um blog lido diariamente por milhares de pessoas), vamos começar a planejar um protesto inteligente, vamos mobilizar o máximo de pessoas que conseguirmos, entrar em contato com outros blogs, sites e fóruns automotivos, vamos usar ferramentas como o orkut e msn.

Se pensarmos um pouco, podemos reduzir o preço dos automóveis, basta tentarmos reduzir as vendas em 20% ou 30% durante um mês que a resposta viria no mês seguinte, com promoções e descontos porque os pátios das montadoras já estariam abarrotados. E como faríamos isso? Mobilizando o maior público possível da internet para não comprar seu carro zero km no mês de julho pois assim temos mais de um mês para espalharmos a idéia. Se conseguirmos colocar na cabeça de muitos brasileiros, a resposta viria no próximo mês.

Nós, brasileiros, não protestamos. Na semana passada acompanhei nos jornais o protesto dos postos de combustível vendendo gasolina sem imposto, bacana a iniciativa, mas isso jamais vai sensibilizar o governo a baixar os impostos. Então a idéia é pressionar as montadoras para que as mesmas pressionem o governo. Talvez eu esteja parecendo um babaca escrevendo tudo isso, mas sou um brasileiro indignado, que estava decidido a trocar de carro em março e resolveu deixar para o ano que vem pra ver se alguma coisa muda até lá, mais opções de veículos, preços mais justos.

Para isso temos que fazer alguma coisa. Conto com a ajuda e a compreensão de vocês,

Abraço,

Gustavo Agliardi”

O Gustavo tem toda a razão. Precisamos protestar, pressionar. De certa forma, todos nós fazemos isso diariamente no blog por meio de posts e comentários, mas por que não criarmos e divulgarmos uma campanha nesse sentido? Fazer com que a vontade do consumidor seja ouvida.

Podemos criar um blog com esse tema, um perfil no Twitter e mobilizar quantas pessoas pudermos. O que a classe política adora no Brasil é que a maioria da população é desorganizada, portanto, vamos provar que isso acabou. O exemplo do projeto de lei “ficha limpa”, que surgiu após a assinatura de milhões de brasileiros, está aí para provar que a pressão popular funciona.

Convido, vocês, leitores, a opinar e sugerir ideias para que a proposta do Gustavo ganhe força e se transforme em realidade.