Renault Fluence é eleito melhor compra da Autoesporte. Só falta ter carro nas lojas

Renault Fluence

O Fluence ter sido eleito a melhor compra do especial Qual Comprar da revista Autoesporte não nos espanta. O sedã da Renault tem um custo-benefício imbatível, é muito bom de dirigir, espaçoso e bem equipado. Só falta mesmo a marca saber vendê-lo.

Parece até praga. A Renault faz campanha, mostra o carro há meses, mas as vendas não decolam. Pelo contrário: estão mais baixas que na época do Mégane, em 2006. Tudo bem que hoje existem mais rivais, mas a impressão é que a rejeição à marca é enorme nessa faixa de preço. Quer um exemplo? O novo Jetta, mesmo mais simples e menos potente (além de mais caro), já vende quase 1.500 unidades por mês – o Fluence sofre para chegar a 700 carros.

Confira o calendário de lançamentos de 2014

Talvez a marca argumente que teve problemas com a produção na Argentina e que agora o impasse entre o governo brasileiro e o argentino tenha segurado seus carros na fronteira, mas veja o caso de um leitor do Blogauto que nos mandou um e-mail nesta semana.

Ele decidiu comprar um Fluence há dois meses, mas pediu outra cor que não existia no estoque. A Renault aceitou a encomenda e pediu que ele esperasse. Adivinhem? Há alguns dias, a concessionária ligou para avisar que não teriam o modelo na cor que o leitor escolheu. Claro que ele desistiu da compra.

São atitudes como essa que acabam com a imagem de um bom carro e nem que ele ganhe outros 10 prêmios mudará a percepção do consumidor, preocupado que é com o pós-venda.

44 Comments on “Renault Fluence é eleito melhor compra da Autoesporte. Só falta ter carro nas lojas

  1. O que acontece com a Renault é a falta de respeito da empresa e das concessionárias com o consumidor.

    Há alguns meses tentei fazer um teste drive em uma Grandtour 1.6 e não só não consegui como a resposta ao e.mail enviado à fabrica só veio 16 dias após o envio e dizendo estarem providenciando e que entrariam em contato.

    Já se passaram tres meses,já adquiri outro veículo e até agora nenhum contato da fábrica.

    Quanto a concessionária nenhuma resposta.

    É por estas e outras que aqui em Belo Horizonte sua participação no mercado é pífia.

  2. Se fosse só isso… Fiz um testdrive e na hora de avaliar meu carro (honda civic 2005 aut em muito bom estado) me ofereceram R$ 17.000,00. Perguntei por que a avalição tão baixa, a resposta: "seu carro não é tão novo e tem alta km '90.000' e os carros da honda perdem muito preço". É pra rir. Se meu carro fosse novo e tivesse baixa km eu por um acaso estaria na loja deles pra comprar um novo? E, por um acaso os carros da Renault são famosos pela sua pequena desvalorização?

    ps: na loja em frente (hyundai) avaliaram por R$ 21.000. Ainda baixo, é verdade, mas mostra o quanto a revenda da renault estava desinteressada em fazer negocio.

  3. Tinha uma megane grand tour 2.0 16v, excelente carro, mas a renault é péssima em vendas , no pós-venda, na manutenção…. o fluence, parece ser bom mas continua cheio de plasticos no acabamento. Na revenda aqui em Londrina, nem me perguntaram o meu telefone quando fui conhecer o carro (e eu era cliente deles). Acabei comprando um Fusion , este sim de outra categoria

  4. Consumidores desse tipo de carro procuram outros diferenciais além dos atributos "padrão" da categoria: equipamento, potência, conforto e confiabilidade. Querem status. Querem mimos. Querem mostrar que estão em um outro patamar (ainda que não estejam)…

    E se a Renault (assim como Fiat e Peugeot) repetidamente demonstra a falta de um pós-venda (no mínimo) eficaz, por mais que o carro seja ótimo vai patinar nas vendas.

  5. A Renault precisa aprender a fazer venda e pós venda,ainda mais num mercado competitivo como é o nosso hoje.

  6. É fácil ter muitos depoimentos desse tipo sobre a Renault, assim como sobre a Citroen e principalmente Peugeot, seria um "mal das francesas"?! Não sei, o fato é que nessas condições de atendimento e pós venda, mesmo com um bom produto, este não terá sucesso nas vendas e perderá para diversos produtos inferiores (seja com menos equipamentos ou qualidade e/ou com mais preço), cujas montadoras e concessionárias dão "mais atenção" aos clientes. Será tão difícil as direções verem isso?

  7. Cruze credo. Vai ser mais um carro beberrão da decaída GM. A GM quebrou e só tem feito carros meia boca que dão problemas todo dia, basta consultar o Procon e o reclame aqui. Vai ter o consumo da Captiva, que é um carro novo e faz 3,5 km/lt na cidade? Mas na reportagem da Uol carros ela foi melhor, fez 4,5 km/lt – tem a foto do comp. bordo na reportagem.

  8. o carro parece ser excelente. é muito equipado e de perto é muito bonito.

    o problema da renault sao 2: falta de publicidade e atendimento. fui ver o megane e o atendimento foi pessimo o cara me atendeu na porta da concessionaria, num tava nem ai.

  9. Esses dias passou um Fluence do meu lado, a suspensão traseira dele rangia tanto, que parecia carro velho. Barulho de ferro com ferro. Deu até dó do dono, o cara vai la tira o carro zerinho e ele ja vem com problema.

    Obs: O carro estava sem placa ainda.

  10. Mancada mesmo foi da Peugeot ao lançar o 408 com cãmbio de 5 marchas (que faz o motor "gritar" a 100-120 km/h.) e ar condicionado analógico ao invés de digital em sua versão de entrada. Pura ganância… que a faz perder mercado.

    Eu também duvido que o Fluence fizesse tanto sucesso junto a "imprensa especializada" se não fosse o conjunto motor-câmbio (do Nissan Sentra), mesmo tendo 6 airbags e ar digital de série em todas as versões.

  11. O carro é realmente bom, o problema está na falta de preparo da maioria dos vendedores, na péssima avaliação do semi-novo e na impossibilidade de entrega imediata. As concessionárias informam que não há prazo para entrega,então como pode dar certo desse modo? Uma pena! Desisti de comprar um!

  12. Amigos, realmente o carro e preço são excelentes. Estou também há 2 meses tentando comprar o carro. Meu caso é venda especial, para deficiente. Espera daqui, espera dali, Renault esperando isso ou aquilo para liberar para as vendas. Até que o vendedor me falou que a Renault não está mais aceitando pedidos de vendas especiais, defientes, taxistas, empresas, pois a fila está para mais de 6 meses e eles não tem como gerenciar e no meu caso os processos de isenção de impostos expiram. Logo estou indo pro Ford Focus.

    Detalhe, Toyota e Honda também estão com problemas e atrasos.

    Só lamento :(

  13. É Rafael, verdadeira falta de respeito das montadoras com as vendas especiais para deficientes.

    Todos os brasileiros deveriam ter o mesmo tratamento.

    O Governo deveria exigir das montadoras e suas representantes a adequação mecânica, logística e de produção para atender essa demanda que não é pequena no Brasil e merece tratamento igual aos demais.

  14. Falta à Renault, aquilo que existe nas outra marcas: respeito ao veículo usado do consumidor.

    A marca, que não faz questão de aceitar veículo usado como parte do negócio, não mantém – em regra – estoque de usados nas concessionárias, mas sim, são repassados imediatamente para lojistas/garagistas. Em outras palavras, o preço que as concessionárias Renault dá ao usado do consumidor não é preço dela, mas sim, o preço "galinha-morta" que o lojista – já previamente consultado – dispõe-se a pagar pelo veículo.

    Com uma política de (des)valorização dessas, ninguém arrisca ingressar na marca.

  15. Aconteceu a mesma coisa comigo, pedi um fluence branco automatico e essa semana dia 25 fez 70 dias do pedido feito a Renault Atlantica, concessionaria aki em Vitoria,ES. Resultado… Fui de Focus mesmo e dei adeus ao carro. Apesar de ter um otimo produto, com esse bom atendimento, nunca mais piso numa concessionaria Renault

  16. Lindão nessa cor, hein? E falaram muito bem do conjunto motor-transmissão.

    Pena que é um Renault. Mas vale o test drive… quem sabe não me surpreendo?

  17. Enviei um e-mail para a Renault solicitando informações sobre a venda do Fluence pelo programa de isenção de impostos para deficientes físicos.Após mais de uma semana sem haver recebido resposta,enviei outro e-mail reclamando a falta de atenção,o que poderia justificar a baixa vendagem dos carros da marca.Sabem o que me responderam?Que não haviam me respondido porque,devido ao grande volume de pedidos,as vendas estavam suspensas.Como se isto justificasse a falta de atenção deles e ainda vêm com uma lorota deste tipo?Se é assim que se comportam numa venda,imaginem no pós-venda.Desta marca,quero distãncia.

  18. @indignado

    É verdade mesmo essa matéria.

    Conheço dois martelinhos de ouro que viajaram mais de 1000km (mil) para trabalhar as pressas no pátio da Renault e da Nissan que são juntos.

    Me disse um deles que não aguentou a carga de trabalho, devido ao intenso frio, trabalho excessivo e baixa remuneração.

    Me disse que são mais de 11mil veículos entre Nissan e Renault e que segundo informações correntes no local, os carros serão sim repassados como novos para o consumidor final.

    Fiquem atentos.

  19. Comprei um fluence para entrega em 30 dias. Com 21 dias já estava rodando. Quanto a economia o inmetro acertou na tampa, 14 por l andando entre 80 a 100 Km/h. O atendimento foi o melhor entre tantas concorrentes que procurei e continua sendo. Digo continua porque com apenas 2 (dois) mil quilometros estourou a caixa.Estão providenciando a troca por uma nova mantendo-me sempre informado pois moro a 150 Km. Continuo com ótimo conceito do carro.

  20. O carro é bonito de se ver…mas para ter um na mão…

    fiz meu pedido em meados de abril e até hoje não sei quando receberei. O pipor de tudo é que não tenho respostas aos meus questionamentos. Nem sabe onde o carro se encontra na linha de produção. Além disso, pedidos com a mesma configuração do meu futuro(???) carro já chegaram e o meu nada… Abraço,

  21. Estava entre comprar um Stepway ou um Logan mas tal foi a demora em ser atendido no dia do test-drive que decidi comprar uma Ecosport. Não me arrependo, vários colegas que têm Renault reclamam tanto do atendimento quanto do produto, uma pena…

  22. É, realmente, a renault é tudo que vocês disseram: ruim, mas ruim, de relacionamento com o cliente no pós-venda! Quando comprei o primeiro renault clio, tive a opinião de um dono de oficina, muito gabaritado, que o carro era muito bom, mas, a assistência técnica deixava a dexejar! Dito e feito, comprovei tudo isso que vocês disseram! Caramba, a renault demonstra que não tá nem aí pro cliente; que tanto faz se você gostou ou não do produto, ou nem em dar respostas ao cliente, que pergunta.Não respondem a e-mails.Cansei de mandar e-mails e nunca fui respondido! Eles (renault) próprios não valorisam o carro usado, na troca por um novo; quando você tenta isso, eles mesmos dizem que o carro renault, usado é ruim de revenda. Se depender do marketing, do bom relacionamento com o cliente, a renault fecha no Brasil!

    São incompetentes para satisfazer as necessidades dos cliente, de satisfazer suas dúvidas. Certa feita, falei com um gerente incompetente da fábrica, após vários atendentes não terem me respondido satisfatoriamente…então, quer dizer que só me resta mudar de marca de carro, sair do renault! O imcompetente disse-me …é, sinto muito! Ralho! quando é que um gerente de alto escalão diz isso pra um cliente?

    E tem mais; ao que parece, eles nem consultam estas páginas, pra verem as opiniões sobre eles!

    O mais importante não é você comprar um carro de uma marca, porque poderá até se enganar; o mais importante é você volar a comprar outro carro da mesma marca!

    O fluence,é bonito etc, mas pelos´comentários aí, vai repetir o sucesso do megane.

  23. Eu comprei um fluence a vista sem financiamento(fechei pedido) ja faz 50 dias e nada disseram que vai levar mais uns 20 dias, irei esperar mais uma semana se não chegar irei sustar o cheque de sinal e comprar um focus completo que tem a pronta entrega em minha cidade. O fluence ta sendo bem avaliado em revistas mas está com demora de entrega e nos que sao recebidos a revenda está cobrando ágil e estou com medo da desvalorização excessiva devido aos problemas das concessionárias renault. Na ford o preço é sem ágil para o focus e tem desvalarização aceitável e tbm pagam o preço fipe em meu carro.

    com isso ja estou revendo se minha compra será realmente boa como dissem as revistas especializadas, talvez esses mimos e opcionais do carro nao o fazem superior aos demais.

  24. Sem dúvida, não é a toa que foi o eleito de 2011… Carro de primeira, itens de segurança insuperaveis para a categoria…. Quem ja compra um carro ja pensando em revenda acho melhor então comprar um golzinho…..O Renault Fluence é sem duvida superior aos rivais civic e corolla…Sem comparação….O carro tem tudo: beleza, conforto, segurança, motor, economia e preço….Insuperavel

  25. Pedi meu Fluence em 14-02 e até agora nada…

    Correio enviado pela Renault HOJE (14/06) sobre reclamação não atendida em 16/05 (enviei correio dia 16 e reenviei dia 31/05):

    O Serviço de Atendimento ao Cliente Renault recebeu seu e-mail em 31/05/2011.

    Ocorreu um atraso em sua resposta por motivos operacionais, desde já pedimos desculpas pelo transtorno.

    A Renault do Brasil agradece a oportunidade de contato.

    Não tem a mínima consideração com os potenciais clientes!

  26. Estava preparado pra comprar um Fluence,daria meu 307 mas,a avaliação foi tão fraca,e seguido de comentários de atrasos nas entregas,que n tive duvidas.Vou comprar é um 408,la me tratam como rei,com direito a tapete vermelho na entrada.Sem falar no serviço pós-venda!Vou continuar com a Peugeot.

  27. A renault esta cavando o próprio túmulo no mercado brasileiro; comprai recentemente um megane gradtour zero na Ville renault de são José do rio preto -SP; o carro chegou após 30 dias de feita a compra, mas Apenas após a colocação de todos os acessórios e que foi notado que o chassi estava impresso incorretamente no veiculo- faltavam os dois primeiros números, numa surpreendente falha de impressão do mesmo. Não acredito que a empresa não tenha um controle adequado de qualidade para não ter notado este fato. Resultado e que tive de devolver o carro ( depois de muita enrolacao e ate a mensao de o carro poderia ter o chassi remarcado), já se passaram 20 dias e ate agora só promessas; ainda não desisti da compra e vou aguarda mais 1 semana. Aí vou pegar um i30cw, pouco mais caro, mas com certeza com melhor atendimento e respeito ao consumidor.

  28. Tenho um fluence dynamique cvt com bancos de couro. comprei por venda direta. Além de pagar bem menos que o mercado (13%) de desconto, coisa que nenhuma marca cobriu e posso dizer com propriedade: em menos de 30 dias o carro estava na minha mão; carrão mesmo, anda muito e é economico (dependendo do modo de condução fiz 9,9 km com "ALCOOL" estrada); corolla não chega nem nos pés, civic então nem se fala; e olha que o atendimento deles também foram péssimos; tive um problema na suspensão com 1.000 km, um ruido que foi constatado uma bucha do agregado mal prensada, tive que esperar uns 30 dias para a peça, mas é compreensivo, pois é lançamento e ainda tem os problemas de importação que o Brasil e Argentina estão vivendo atualmente; carro de presença e status, não tem um que olhe o carro e admira-o.

    Agora eu digo, temos muitas opções no mercado, mas escolher um jetta, motor de 120 hp, ultrapassado como todos os carros da VW… Só se for o tsi, mas aí ja é mais de 90.000. Escolher um corolla? carro antigo e ultrapassado, cambio aut de 4 marchas…brincadeira. civic? nem ar, nem computador de bordo, motor 1.8 gastão, sem porta malas. peugeot 408? cambio aut mais criticado do mercado. Carros da Hunday? são lindos, mas caros e problemas na reposição de peças.

    Para concluir, não fui passional em comprar o fluence, mas pesquisei por um mes todas as possibilidades, fiz testes drives em todos, naveguei pela internet a procura de todas as possibilidades e cheguei na conclusão mais racional possível.

    Fiz a revisão de 10.000 km esta semana, pois ando muito, cerca de 5.000 por mês, e por enquanto não posso reclamar do pós-venda, e muito menos do carro. Indico e ainda explico o porque, para quem quiser informações é só me enviar email que tiro todas e quaisquer dúvida sobre o carro. Ia me esquecendo, e ainda tenho uma scenic 2002 1,6 com 220.000 KM, "zerada". só faço manutenção preventiva e revisões periódicas. sem queixas da renault.

    [email protected]

  29. errata: no texto "não tem um que olhe o carro e admira-o".

    leia-se "não tem um que olhe o carro não o admira".

  30. Sempre admirei alguns carros da Renault. No caso do Fluence, extrapolou a admiração e decidí comprar o carro. Pura decepção. Eles não ligam a mínima para quem pretende comprar por venda direta (PNE), não existe carro para tal modalidade de venda, e a desculpa ( absurda ) é a de que "com o sucesso das vendas, a venda do Fluence em tal modalidade de comercialização está suspensa". Questiono se estou pretendendo adquirir o carro de graça, ou se o lucro da fábrica será menor com venda direta ( claro que não ). Afinal, quem paga os impostos somos nós compradores. Quem dá a isenção é o governo. Afinal, qual é a da renault em discriminar e desprezar tais clientes? Estou decepcionado com a Renault. A propósito, tem carro encalhado na exposição e não vende. Não seria um paradoxo? ACORDA RENAULT.

  31. A Renault deveria abrir o jogo com os consumidores. A venda direta esta paralisada devido aos terremotos e tsunamis terem afetado a fabrica na Nissan no Japão. O motor e cambio do fluence são da Nissan. Devido a baixa provisão de peças para reposição e reparos, a Renault decidiu paralisar a venda direta e startar novamente no segundo semestre de 2011 se/quando, o fornecimento for normalizado. Assim, com o que tem em estoque tenta suprir os problemas dos carros ja vendidos. No momento não interessa para Renault encher as ruas de fluence e ao mesmo tempo sofrer com um enxurrada de processos decorrentes da falta de manutenção e suporte.

  32. Pelo número de comentários de pessoas dizendo que IAM comprar o carro, mas foram mal atendidas na concessionária, passo a acreditar que este carro vai vender e muito. Para cada um que desiste porque não serviram cafezinho, deve ter uns dez que comprovaram que o carro é mesmo bom, bonito e barato. É ver para crer.

  33. Fico com muitas dúvidas acerca do Fluence, em especial sobre o seu valor ao ser revendido, situação que parece ser característica da marca. Será? Lamentável, porque a marca parece excelente. Pergunto então, porque esta baixa vendagem do Fluence, vi poucos em circulação.

  34. Falta de carro é marketing para dizer que ta vendendo ! ou é falta de palnejamento. FLUENCE = carro Coreano Samsung SM3 + motor e transmissão de Sentra + problemas do fracassado antecessor Megane + interior pobre => cordeiro em pele de lobo ou cordeiro com cara de SAPO que já é o apelido dessa condução.

    Ele pode enganar mas garanto que não vai sustentar posição, que é claro é a reação de mercado. Digitem no procura " problemas com Fluente ". ICH!!!, problema de freio, computador de bordo, etc, etc logo logo com certeza VAI SUPERAR O MEGANE !

  35. A venda direta do Fluence já foi liberada. Já andei duas vezes no carro de teste da concessionária e não resistí – encomendei o meu esta semana. O carro é SHOW, e olha que já experimentei vários outros, mas o Fluence bate em todos. Só o estilo, motor e câmbio já compensam qualquer outro item que possa ser superior em outro veículo. Com relação ao cafezinho citado pelo colega acima, em toda loja tem, se bem que na Honda e Volkswagen você toma se pagar. Quem tiver uma idéia negativa a respeito do carro, faça um teste para ver o quanto o carro vale a pena. Valor de revenda? -Todo carro desvaloriza e a tendência é disto ocorrer com maior intensidade atualmente. Toda revenda afirma que a desvalorização é maior nas marcas concorrentes. O grande problema não está na desvalorização e sim nos valores exorbitantes que pagamos por qualquer carro em nosso país – seja ele de qualquer marca.

  36. José Fonseca, eu concordo contigo com relação ao carro Fluence ser um excelente carro. O problema é que a Renault do Brasil ainda está muito queimada com carros feios e barulhentos. Aliás, o brasileiro diz que não tem preconceito, mas tem um preconceito enorme com os franceses e não me pergunte porque! Mas a Renault tem um mega produto na mão e não sabe vender. As concessionárias não tem autonomia de nada, e só fazem o que a Renault da França manda fazer. Fiz o Test-drive em duas versões da Duster, ambas estavam com uma migalha de combustível. Andei nas duas com a luz de reserva acesa, parecia que a concessionária estava com pires na mão pedindo contribuição pra encher o tanque. Por aí, você tira como será o pós venda do seu carro. Não adianta! Pós-venda da Renault é péssimo! E você não tem pra quem reclamar, porque o Sr. Carlos Ghons (CEO da Renault-Nissan) está muito longe em seu jatinho particular. Eu tenho um Sandero 1.6 Expression Modelo 2009, e adoro o carro, a posição de dirigir, o espaço e o carro é macio e gostoso de dirigir, é claro que muitas coisas eu também não gosto. Mas comparar o Sandero com Fiat Palio, Vw Gol G5, Chevrolet (todos, beberrões e ultrapassados) nem pensar. Sou mais o meu Sandero. Entretanto, Infelizmente o pós-venda da Renault já me fez mudar de marca, apesar de gostar muito do carro, estou a meses procurando uma outra marca para ancorar. Talvez os japoneses, ainda estou pesquisando. Mas uma coisa eu tenho muita certeza. Não quero passar de novo por tudo que passei na Renault. Sucesso no seu novo carro Sr. José Fonseca.

  37. O que falta na Renault é uma política do pós-venda mais séria e comprometida com o cliente, a fim de mudar o conceito negativo da marca. Quem compra um carro Renault sente a diferença. São carros muito bons, macios e racionais. Seria o paraíso, não fosse o destratamento, o desrespeito e a omissão da marca para com seus clientes. Não sei as outras marcas, mas a Renault tem uma cartilha própria e cumprem à risca só o lado deles Ex: Você compra o carro mais caro deles, exemplo, um Fluence privilege (top) da marca. Teoricamente eles dizem que se der qualquer problema , você tem 03 anos de garantia total mais assistência com carro reserva compatível com o seu e muito blá,blá blá. Na prática, a coisa funciona diferente. Pra garantir o carro reserva, você tem que implorar de joelhos, isso depois de alguns dias sem o seu carro, e quando eles te alugam, é sempre, um carro básico, no máximo um 1.4 da locadora Localiza (acredito terem uma parceira). Comigo não foi diferente: tenho um sandero 1.6 expression, e quando meu carro quebrou e precisou ficar lá na concessionária por longos 5 dias, me alugaram um carro 1.0, sem contar que eu tive que me virar pra ir até a Localiza, do outro lado da cidade, e preencher um catatau de documentos, e depois ainda ter que deixar lá e me virar pra ir buscar o meu carro na concessionária.Ora, Se eles tem uma parceria com a Localiza, porque não facilita para o cliente, fazendo um serviço de deixar o carro lá mesmo na concessionária? Isso é Renault, Isso é Brasil. Brasileiro se acha o povo mais esperto do mundo, mas é bobão pra garantir os seus direitos. Isso tem um nome IGNORÂNCIA!

  38. Enfim, a renault trouxe um bom produto ao mercado. O fluence é vendido em mais de 80 paises. Em novembro, mesmo com uma rede bem menor que a GM e VW fechou com 1.693 unidades.

  39. O Fluence é um excelente carro, de verdade mesmo. Mas o problema, como todos já sabem, é o péssimo atendimento da Renault. Pra se ter uma ideia, na concessionária que eu fui aumentaram o preço em R$ 5 mil em relação ao anunciado no site. Mandei um e-mail pra Renault, e disseram que o preço do site é só uma sugestão. Não é propaganda enganosa, isso?

    Gostaria de ter um Fluence, mas estou partindo pra outro modelo, de outra marca.

    Renault = lixo.

  40. Prezados, comprei um Fluence no dia 10/10/2011, o carro veio com muitos problemas, teto interno furado, vidros com problemas e o pior problema na coluna da porta do motorista. O carro está a 23 dias na concessionária e até agora nada. Ninguém sabe o que o carro tem. Para piorar o SAC é só enrolação, ninguém iforma nada, tudo arranjado para trapacear o consumidor, verdadeira vergonha. O filme onde o cara bota fogo no carro dele deveria ser ao contrário, pq estou chorando a compra desse carro ouvindo aqule musiquinha – sorria meu bem sorria… Pra me fazerem feliz me deram um Pálio Mil 2010 pra rodar, e o pior não querem trocar essa porcaria de carro.Já fiz de tudo e o que consegui foi um sonoro – eu te compreendo, a Renault tem o prazer em tentar lhe atender melhor. Existem até o momento 3 carros com o mesmo problema todos vendidos em outubro de 2011, onde estã as revistas especializadas para apurarem esse grave defeito. Socorro.

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