Subaru Legacy

Subaru Legacy

Uma das características marcantes dos carros da Subaru é, sem dúvidas, o motor boxer. Este tipo de propulsor foi responsável por equipar mais de 16 milhões de veículos da marca japonesa nas últimas cinco décadas. E no mês de maio, a empresa comemorou os 50 anos do lançamento do primeiro modelo da linha equipado com este bloco.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

O primeiro carro da marca a sair da linha de produção com o motor boxer foi um Subaru 1000, lançado em 14 de maio de 1966. Deste então, segundo o divulgado, “a marca tem trabalhado intensamente para ampliar ainda mais as vantagens e modernizar a motorização Boxer”.

No mercado brasileiro, toda a linha da fabricante conta com motores boxer. Um dos destaques é o utilitário-esportivo Forester Sport, que usa um bloco 2.0 litros boxer aspirado, capaz de gerar até 150 cv e 20,2 kgfm de torque. O modelo recebeu nota máxima “A”, indicando o menor nível de consumo de combustível na categoria “Grande” do “Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular” (PBEV).

Motor boxer da Subaru

Motor boxer da Subaru

O termo “boxer” é oriundo dos movimentos realizados pelos boxeadores, uma analogia entre o movimento executado pela dupla de pistões e os golpes deferidos por um praticante desse esporte. No motor com os cilindros horizontalmente opostos, os pistões se movimentam em uma disposição simétrica e contrapostos, anulando, assim, a força de inércia entre eles. Isso resulta em reduzido nível de vibrações, contribuindo para um funcionamento suave do motor, independentemente da faixa de rotação em que ele esteja trabalhando.

Outra vantagem do motor boxer, em relação aos blocos com construção em “linha” ou em “V”, é seu centro de gravidade, devido a suas dimensões compactas e distribuição equilibrada de peso. Com isso, há aumento na estabilidade e, assim, proporciona uma condução mais segura em altas velocidades e curvas rápidas.

No caso dos carros da Subaru, junto ao motor boxer está o sistema Symmetrical All-Wheel Drive (SAWD), que oferece uma combinação entre estabilidade e capacidade de tração 4×4, oferecendo melhor dirigibilidade e maior segurança em diversos tipos de terreno.