Tata Nano, eis o carro mais barato do mundo!

Fim do mistério! A Tata revelou nesta manhã o Nano, veículo mais barato do mundo. E, surpresa, o carro, embora não seja um primor em design, tem linhas mais sofisticadas que as do Logan, por exemplo.

Os dados divulgados são de deixar qualquer um com o cabelo em pé: motor de 624 cc e 33 cv, rodas aro 11 ou 12 (ao que parece), retrovisor apenas do lado do motorista, capacidade rodar 23 km com um litro de gasolina e espaço para quatro pessoas.

E a Tata diz que o Nano (o nome não poderia ter sido melhor) obedece aos padrões de segurança mundiais e de emissão de poluentes. Há uma versão básica e uma de luxo(!).

O Nano deverá começar a ser vendido no 2º semestre por cerca de R$ 4 000 na Índia e são esperados 500 mil exemplares coemrcializados por ano. Veja mais detalhes durante o dia.

Confira o calendário de lançamentos de 2014

Leia também: Tata Nano à venda no Brasil no 2º semestre de 2008!

113 Comments on “Tata Nano, eis o carro mais barato do mundo!

  1. Esse carro só vai chegar ao BRASIL em 2000 e nunca… Sabe porque? Por que Pobre não tem vez aqui na nossa PÁTRIA AMADA. E pode até chegar! Mas faz o seguinte coloca ai uns 400% de carga tributária, de importação etc…

    Ai sim vai ficar no valor que nosso REPRESENTANTE GOSTA! "lulinha".

    Como consumidor eu gostaria de poder adquirir um, mas sei que aqui no BRASIL esses veúculos só iriam beneficiar os mais favorecidos.

    Sou consiente!

  2. Se esse carro chegar ao Brasil, não acredite que ele vem com preço de R$4500,00 , pois havera aqueles famosos impostos brasileiros, que são os mais caros do mundo…eu creio que ele chege por volta dos R$10.000,00, mesmo assim será um carro barato…

    Agora na minha opnião, eu não compraria um carro desses, pelos seguintes motivos

    1º- O Carro aparenta ter a mesma altura de um VW Fox (falei altura), usa rodas aro 11 ou 12 (ao que parece) como diz a reportagem, agora imagine esse carro fazendo uma curva…creio que capota facil, facil…

    2º- O carro é feio de doer, acho até o Mille, o carro mais antigo do Brasil, mais bonito que ele, ou melhor até mesmo o Ka, ou o Logan eleitos os carros mais feios do Brasil, mais bonito que ele.

    3º- Não ter direção hidraulica eu compreendo, mais não ter vidros eletricos, nem radio, putz ai já ta exigindo de mais da minha compreensão…

    4º- Cade o retrovisor do lado do passageiro??? Roubaram??? E depois dizem que o carro respeita as normas de segurança mundiais…Mais eu acho que eles fizeram certo, pelo menos é uma preocupação a menos no transito, agora eu quero ver os motociclistas quebrarem o retrovisor do lado do passageiro…hahahaha….ridiculo!!!

    5º- Motor 665cc??? Se eu quisesse uma moto eu compraria uma moto…

    6º- 33cv e 70km/h de maxima?? Com essa velocidade eu demoraria 3 dias pra chegar da minha casa até meu trabalho e mais 3 dias pra voltar, total de 6 dias, eu acho melhor eu dormir no trampo…

    Espero q pelo menos a tração seja traseira, apesar q nao adianta muito o motor é fraco…fraco não é o pior q ja vi na minha vida…não aconselho uma tranqueira dessas a ninguem, nem pra minha sogra, pra ela eu prefiro dar um triciclo….

  3. Por mais q o desenho do Nano seja atraente comparados com o Uno por exemplo não precisamos de carros do povo, parem para pensar com os impostos imbutidos qto esse carro custaria aqui no Brasil…duvido muito que com os impostos esse carro ficaria na casa dos R$ 10.000,00, na minha opinião o preço subiria, até mesmo pq não basta apenas os impostos, tem as modificações necessárias para agradar o mercado inteiro.

    Tai uma sugestão para o Blog, poderia ser feito um calculo de qto esse carro irá custar se viesse pra cá…

    Abraços a todos e parabéns pelo blog

  4. Acredito que vai o carro vai atender bem, tls a Tata crie alguma parceria com uma das montadoras instaladas no Brasil, quem sabe sera tão popular como o Fusca

  5. Bom o carro não oferece muito luxo mesmo,mais que ele tem mais conforto do que uma motocicleta ele tem,você não toma chuva não fica no sol o tempo todo,adeus para as multas por ecesso de passageiros pois motocicletas só andam duas pessoas e no Brasil não é difícil ver três e até quatro pessoas em uma só moto.

    Nesse novo carro andaremos com quatro pessoas e não seremos multado por isso,com um carro desse no Brasil adeus malditas motocicletas que matam tanto no Brasil.

    Sabemos que coisas boas assim os nossos governantes não copiam para o Brasil se fosse uma nova forma de corrupção já estaria por aqui.

    E tem mais um carro desse teria que ser isento de "IPVA"…

    Quem sabe agora Lulinha e compania mostra que se preocupa mesmo com a classe mais pobre e deixa nós sonhar com um carro nem seja um desse ai que é só pra uso urbano…

    mais acho que nossos amigos foram muito humilde R$10.000,00 é muito pouco acho que chegaria a + ou – R$15.000,00 e ainda irá fazer o maior discurso e como sempre o brasileiro aceita e diz "ELE É O BOM"…

    Vou parar por aqui mais tenho certeza que o sr: presidente vai trazer esse carro para o Brasil e nem vai cobrar imposto de importação vai manter esse mesmo valor… você duvida disso????

  6. Eu to com o comentário lá de cima: 70 km/h de máxima, conforto 0, segurança em curvas pior ainda… Sinceramente? Se esse carro vier pra cá, pode até ser que os "pobres" tenham chance de ter um carro, mas o trânsito ACABA. O volume de carros nas ruas já é grande demais, com uma popularização muito grande dos carros, teríamos o caos urbano piorado…

    Quem quiser conferir outra sandice automotiva, olha isso aqui: http://www.effamotors.com.br/

    Aqui tem já o M100, as concessionárias já estão sendo cadastradas. Passei em frente a uma, pertinho da junção entre os trechos urbano e de rodovia da Via Anchieta em São Paulo, sentido litoral.

    Ele é até simpátivo, mas 47cv? 120 km/h de máxima? MEEEEEEEEDO!

  7. Pelo menos a concorencia iria ter que desenvolver alguma coisa parecido, é claro que aqui não custaria menos que uns 10.000 mil reais um veiculo com estas caracteristicas … quanto a velocidade , esta de acordo com nossas estradas .. assim ninguem se mata .. 70 km/h …

  8. Eita povinho crítico… quando aparece uma solução prática e inteligente que atende as necessidades dos menos favorecidos… chovem críticas dos desocupados de plantão… só sabem criticar ninguem teve uma idéia como essa sem ser injusto com o Eng. Gurgel que as poderosas montadoras não deixaram se criar… eis aí a grande oportunidade do governo Lula mostrar serviço e juntamente com o desvio do Rio São Francisco que vai resolver o problema de água de 12 milhões deixar esse carro como justificativa para 8 anos de governo… será realmente os dois legados que farão jus.

    Inteligentemente,

    Aloizio Gomes

  9. Alu Delas

    Não é questão de ser "desocupado de plantão" e sim de prestar atenção na "bomba" que as montadoras querem jogar nas mãos dos consumidores

    Se isso é uma solução pratica, só se for uma solução pratica pra vc se suicidar, eu não arriscaria minha vida por nada, eu pagaria mais caro num carro pra ter uma certa segurança do que pagar barato num carro e correr o risco de morrer…

    A idéia pode até ser legal, cortar os custos pra fazer um carro barato, mais fazer um carro barato sem segurança é foda…vc andaria num carro desses??? Eu não…prezo minha vida é quero viver muito…

    Presta atenção mais uma vez, o carro tem altura de um VW Fox, o Fox inclina muito em curvas e isso pq usa rodas de aro 14 ou 15 dependendo do modelo, agora imagina esse carro com rodas aro 11 ou 12…falo isso pq já presenciei um Fox capotando numa curva a +ou- 70 ou 80km/h, e olha que a curva nem era tão fechada assim…

    O carro não tem nem como opcional abs e nem air bag, td bem concordo que no Brasil são itens caros, mais logo mais vai se popularizar pois as montadoras estão baixando os preços (rezo por isso a todo momento…)

    Tirar retrovisor do carro é maluquice, é sandice…e se a montadora pretende lançar esse carro aqui, ela tem é mais q pensar em colocar o bendito lá, sabe pq? Eu respondo, o transito do Brasil, melhor o transito aqui de SP, é muito caotico, imagina vc tentando entrar na faixa da direita da a seta e bate no carro que vem nessa faixa pq? pq não tem retrovisor, ou então vc tenta entrar na faixa da direita olha pra traz pra ver se não vem nenhum carro e bate no carro da frente pq? pq vc se distraiu olhando pra tras pra ver se não vinha nenhum carro e acabou bantendo no carro da frente…

    Como falei não é questão de ser desocupado, é questão de segurança, concordo que no post meu acima eu exagerei um pouco…Ar cond. pra muitos é superfluo e concordo com isso (porem meu carro tem)…eu acharia otimo um carro barato a venda no Brasil, até pensaria em comprar um, mais se tivesse segurança, isso mais q tudo eu não dispenso!

    E outra isso é chamar os futuros proprietarios dessa tranqueira de burro, ou vc acha o contrario??

  10. Concordo com o Alu Delas, esta é uma solução em relação a motocicleta, mais seguro que uma moto certamente ele é, o público alvo para esse tipo de produto continua sendo o motociclista.

  11. Concordo com o carro barato. Ele não é para sair nessas estradas maravilhosas que temos a 200 km/h. É o tipo de carro para ir trabalhar por exemplo. Claro que tem algumas desvantagens. Porém, somos um país de pobres com um monte de gente pensando que são ricos capitalistas. Somos capitalistas pobres, e não podemos sair por aí exibindo carros mais caros que nosso apartamento (vejo gente que faz isso).

    Esse carro vai ser o piloto para que venha a surgir mais carros com essa proposta. Irão surgir, vocês ver, e corrigindo erros do Nano, que o primeiro com essa proposta.

    Vamos torcer que dê certo, porque eu não posso ter um carro mais caro que meu apartamento, assim como muitos de nós. Apenas poucos admitem isso!!

  12. A India nunca foi um grande fabricante de automovel, e eu nao acredito que tenha tecnologia para um carro seguro e barato, barato talves, mas com uma tecnologia muito pobre, em com itens de seguranca a muito desejar, .

    Talves com todas estas criticas sirva de sugestao para as montadoras do Brasil e de todo mundo a explorar esta fatia desse mercado

  13. O carro pra rodar no Brasil não poderia ter a vel max de 70 Km por hora, também teria que vir com espelho retrovisor externo dos dois lados e apoio de cabeça no banco traseiro, ou seja precisa de adaptar à nossa legislação.

    Talvez o carro sirva para segurança de estacionamento de shopping ou de condominio, mas andar na marginal pinheiros, na faixa da direita à 70 km por hora é infração de trânsito e é um perigo caso não saibam, pois estaria obstruindo o trânsito.

    Imagine então na rodovia Bandeirantes, na subida da Anchieta ou na Br 116, seria um risco para os ocupantes do veiculo e para os demais motoristas estar no talo do carro à 70 km/hora.

    Quanto à instabilidade do Fox só um FIATERO como o Jair pra falar isso.

    Porém a idéia de tentar baratear o processo produtivo para construir um novo carro sempre é bem vinda.

  14. Este é um caro que o Brasil deveria ter. Infelizmente o governo brasileiro só pensa no lado dele, e esquece que a população necessita de um veículo assim. econômico, prático e versatil. Gostaria que o quanto antes ele chegasse até nós. E deixaria de sugestão que não faltasse peça e nem assistência técnica para o mesmo. As montadoras Brasileiras deveria pensar também em injerir um carro de preço popular para a n~ção infelizmente o nosso presidente não deixe porque a metade dos impostos é para o bolso dele.

    Atenciosamente

    ilceu Moreira

  15. Pois eh…lendo os comentarios de alguns nesse forum…entendo porque esse pais ainda eh uma FAVELA…lamentavel, povo BURRO!

  16. Bom,até agora todos os criticos amadores que apareceu ai só falam em luxo parece que eles ainda não entedeu que o carro é um projeto popular.

    Para facilitar a vida de familias com tres e quatro pessoas na mesma casa que muitas vezes é obrigado a andar quatro pessoas em uma moto.

    Lembrando que ar cond.,air-bag,encosto de cabeça em bancos trazeiros,som e etc… é luxo e acessorios que qualquer um compra em qualquer casa de acessorios instala quem achar necessario eu não preciso assim como muitos não precisa,o meu carro tem ar cond. comprei a tres anos na loja e a tres anos não uso…

    Tenho certeza que um presidente que que se tornar mito no Brasil ele vai trazer sim esse carro para o Brasil e pelo o valor real dele.

    E ainda vai ter o apoio até da oposição quer de volta a presidencia do nosso País…

    O melhor é esperar esse novela só começando as eleições será em 2010 falta muito pro fim da novela…

    Por isso comentaristas amadores compre o carro depois o equipe pois equipamento é "LUXO" e luxo não é pra todos mesmo…

  17. Esse carro, apesar do preco atrativo, nao sera vendido na europa por nao passar pelos requesitos minimos de seguranca requeridos pela Uniao Europeia.

    No Brasil pode ate entrar, e agora depois das montadoras Americanas, Europeias e Japonesas, ate a subdesenvolvida India vai explorar o mercado Brasileiro….

  18. Gostaria de fazer um elogio ao Vitor pela coerencia e inteligencia… deu de dez a zero nos comentários sem sal e metidos dos outros participantes… é isso aí Vitor… inteligencia e praticidade a serviço do bom senso!!!

    Abração,

    Alu Delas

  19. Avocat

    Apenas não gosto da VW, e quem esta a frente dela é a Fiat, então passo a gostar de Fiat…se fosse a GM, gostaria da GM, se fosse a Tata, gostaria da Tata, se fosse a Cherry, gostaria da Cherry…e assim vai…claro só ressaltando os carros da Fiat são otimos…já tive um Palio HLX G3, um Siena ELX 1.4 Tetrafuel e agora tenho um Stilo (e um Ford Ecosport só pra não falar que só tenho carro da Fiat) e nenhum desses carros me deu dor de cabeça (logico pequenos problemas q todo carro tem, mais nada de grave)…

    Agora qnto aos meus comentarios sobre a instabilidade só coloquei comparando o Tata Nano ao VW Fox pq é uma pura verdade, vc já andou de Fox?? Eu já e sei do que estou falando…

  20. Falam da segurança deste carrinho, mas saiba que o Gol bola por exemplo quando sofre uma colisão a 70km/h se desmancha, perdi um amigo ano passado pois o Gol dele rodou e bateu de lado em um poste, e a coluna lateral não aguentou nada e o carro abraçou o poste, isso pq segundo a perícia ele atingiu o poste a 60Km/h

    Quer segurança compra um caminhão de preferência um MACK

  21. Parabens pela grande ideia, mas na minha opinião o carro deve sofrer algumas alterações para atender o mercado interno, como os retrovisores, as rodas e tambem a velocidade poderia chegar a 100km/h questão de adaptação

    abraços

  22. Legal! Serão bastante uteis no parque do Beto Carrero World.

    Olhando para os pneus dele me fazem recordar o passado, quando andava de carrinho de rolimã.

    E por ultimo o motor dele deve ser bacana, se estragar posso substituir por um de enceradeira.

    Brincadeira, brincadeira!!!

  23. gostaria de saber se esse carro tem previs'ao para vir para o brasil, pois achei muito lindo. obrigada ………

  24. Pingback: Carro mais barato do mundo virá para o Brasil

  25. deveremos deixar de ser persimistas,pois sendo este carro fraco de pobre ou etc…chegando aqui por um preco de 5 mil reais acho que seria bom para muita gente que sonha ter um carro novo,ou entao sair com a familia nos finais de semana.

  26. o Brasil deveria tomar como exemplo a fabricação de um carro popular como esse fabricado na India, com preços baixos a altura da população com baixa renda e que precisa de meio de transporte barato.

  27. Gostaria de saber quando o Tata Nano vai chegar ao Brasil e em q cidades ou estados vai ser vendido????

    Caso ainda não saibam informar em q estados serão vendidos no Brasil, gostaria de saber apenas quando vão chegar ao Brasil.

    Gostaria de uma resposta! Pois estou muito interessada em possui-lo!

  28. Olha gostei muito do carro, claro como li logo nesses comentarios tem gente que fala de luxo, mais eu num ligo pra luxo o maximo q quero como sendo um jovem é sair a noite e chegar em casa de manhã, um onibus por exemplo aq em SC num passa de 60 klm pra que mais que isso, é um carro q é simples de modifica axo que eu conceguiria coloca um som nele brincando, pelicula tbm e retrovisores tbm retrovisor tem na esquina pra vender hehehe, eu tenho um carro e se lança esse carro aq eu comprarei ele imagine a economia meeww

    Abraço a todos!!

  29. Vai ficar uma belelza né as ruas do brasil tomada dessas baratinhas ai. Parece mais uma barata isso sim. O que o brasil devia fazer é baixar os milhoes de impostos que são cobrados no valor de um carro, para que brasileiros em geral, não somente os pobres, tenham a dginidade de ter um carro bom e por um preço mais acessível. Podem dizer que vidros elétricos, ar condicionado, e o caralho sejam 'de luxo', mais vamos ser realistas.. já estamos em 2008! Esse negócio de girar a lavanca pra baixar o vidro, passar calor e ter que abrir a janela, comprar CD Player (que pelos preços dos carros no Brasil é o MINIMO que podia ter).. é uma vergonhaa! Se o projeto é pensando nos mais necessitados, devia ser um projeto que diminua esses impostos absurdos que elevam tanto o preço dos carros, dando a todos os brasileiros a chance de um carro decente.

    Estou ciente que o Brasil ainda é um país em desenvolvimento, mais se é pra melhorar vamos fazer algo que realmente MUDE alguma coisa. De que importa colocar isso no mercado? Já morei nos Estados Unidos por 8 anos (n querendo comparar, mais ja comparando) um Honda Accord 2003, 41,000 km rodado, com tuuudo, teto solar, travas elétricas, alarme, som de fábrica, vidros dianteiros e traseiros elétricos, enfim completo custa por volta de 17 mil doláres. Honda Accord lá é carro comum.. coisa que no Brasil é carro de quem tem mais condição.. Eu era um simples imigrante e tive a oportunidade de ter um carro considerado carro de rico no Brasil.. Isso faz sentido? Não seria melhor converter o preço do dolar para real com mais alguns impostos? Porque se você for pensar bem, um Honda Accord no Brasil sai 4 vezes, dependendo dos acessórios até 5 vezes mais caros que o preço verdadeiro do carro se for converter de dolar para real! Isso sim seria um projeto que beneficiaria a todos.

    PS: Não confio na India nem fudendo, e jamais compraria carro deles, disso isso por experiencia propria.

  30. A ideia de colocar um carro desse no mercado brasileiro não e ruim, talves fizesse com que outras montadoras tambem produzissem um carro tão barato

    quanto o tata mas, com mais qualidade e segurança, de acordo com os padrões financeiros do povo brasileiro fazendo assim que todos tivessem acesso ao tão sonhado carro zero km.

  31. Com os engarrafamentos de São Paulo e um carro com esse custo, não estaríamos agravando os problemas do trânsito???

    É bom pra estacionar!!!!!!

    Abraço.

  32. BEM SE O CARRO É DE UM PAÍS SUB-DESENVOLVIDO O BRASIL É O QUE? ALÉM DO MAIS TEMOS UM SISTEMA DE ÔNIBUS QUE NÃO PRESTA POIS OS EMPRESÁRIO DO SETOR SÃO UMA RAÇA PÔDRE QUE NUNCA ANDOU DE COLETIVO,UM JUÍZINHO DAQUÍ DISSE QUE SERIA O CAOS POIS TODOS TERIAM CARRO E O TRÂNSITO FICARIA UM HORROR AGORA PERGUNTEM SE ELE DEIXA O DELE EM CASA E VAI DE CARONA? OU SEJA QUE VENHA O NANO ASSIM COMO O FUSCA OU O LADA ESPERIMENTAR FAZ BEM E SE DER CERTO PARABÉNS CADA UM É DONO DO SEU DINHEIRO, VEJO MUITOS IMPORTADOS AI CHAMANDO PRA FAZER RECALL "RECAUCHUTAGEM" UM ABRAÇO A TODOS…

  33. Tem gente que já está falando mal do tata como o nosso caro Jair cara eu te acoselho a comprar uma ferrari esse carro é para quem sempre sonhou com um automovel e um básico aqui no Brasil ainda é muito caro em relação ao salário de R$ 412.00 e sem falar nessas prestações a perder de vista que muita gente não consegue quitar. Por isso não jogue areia na farofa dos outros caro Jair a população brasileira não é abastada como a vossa senhoria.

  34. Como todo mundo fala:

    "Brasileiro se contenta com pouco!"

    Na realidade alguns, como a Jacqueline Viana.

    Jacqueline, o Tata Nano vindo para o Brasil seria retrocesso na industria, ou você não percebeu isso ainda?? Presta atenção nesse carro, segurança zero nele. Ah espera ai, brasileiro não se importa em perder a vida em um acidente né?? Desculpa esqueci. Brasileiro leva em consideração o design, o ar condicionado, a direção hidraulica, os vidros e as travas eletricas…putz esqueci de novo o carro não vai ter direção hidraulica, os vidros e as travas eletricas. Hum, cade o encosto de cabeça nos bancos da frente e o retrovisor do lado direito?? Roubaram??

    Jacqueline, minha cara, não to querendo jogar areia na farofa dos outros, só estou expondo minha ideia sobre esse carro barato e sem segurança. Minha opnião é minha, não vou mudar isso, cada um tem a sua opnião, se você acha esse carro bom, eu não vou criticar a sua opnião, apenas discordamos nisso, se o carro realmente for bom pra você e se você achar interessante comprar, então não faça cerimônia compra um se ele for lançado no Brasil e seja feliz!

    Aliais não estou sendo contra um carro desses, isso com certeza foi uma ótima ideia por parte da Tata sim, mais o projeto ficou devendo em segurança, duvido que ele tire pelo menos 2 estrelas no teste da EuroNCap (Crash-Test que é feito na Europa e o mais rigoroso do mundo). Claro aqui no Brasil ele tem tudo pra dar certo, já que a maioria dos projetos dos carros de entrada no Brasil são antigos. Vide Fiat Mille, com a mesma plataforma de 1986, o VW Gol com a mesma plataforma de 1994, o GM Celta que utiliza a mesma plataforma do GM Corsa Wind que foi criado em 1994 e o "Novo" Ford Ka (que de novo só tem o design atual) que utiliza a plataforma do antigo Ford Fiesta de 1995, que deixou de ser produzido a algum tempo na versão Street. Mais só lembrando para aqueles que já vão criticar as montadoras, elas fazem isso pra baratear o carro já que os impostos são caros de mais…

    Agora se você acha que o salario minimo de R$ 412,00 é pouco pra comprar um carro, ta na hora de você fazer que nem eu começar a reclamar dos 48% de imposto (26,1% que fica com o fisco e 21,9% fica com o estado onde é comercializado, chamado de ICMS) que é aplicado no valor do carro. Dai o por isso do valor caro. Acho que Brasileiro não é burro, só acomodado de mais ao ponto de deixar ser assaltado na cara dura, sem arma, achar que isso é certo e nao fazer nada a respeito. Creio que todo mundo sabe que o Brasil é um dos países que abusam dos impostos. Pra quem não sabe, ai vai uma que quem nao sabe vai ficar assutado, sabe porque nos EUA um New Civic não passa dos 40 mil dolares completo com todos os opcionais e na versão top de linha que seria a Si? Porque o Imposto aplicado sobre o valor do veiculo nao passa dos 7%, carro compacto para eles é VW Golf (VW Habbit lá), Audi A3, Honda Civic…subcompacto pra eles é VW Polo, Mini Cooper, Honda Fit… enquanto aqui no Brasil o imposto do carro é de 27,1% segundo o De Olho no Imposto (reportagem aqui http://www.dcomercio.com.br/feiraoimposto/) fora o ICMS estadual, que no total fica em torno dos 48%. Na Argentina o imposto fica perto dos 20%. (OBS.: Quando falo imposto na Argentina e EUA é o total.)

    Ou você acha realmente que a Argentina tem Alfa Romeu Brera, Spider, 159, VW Eos porque lá eles são mais desenvolvidos que o Brasil?

    Voltando ao assunto principal, não estou querendo jogar areia na farofa dos outros (brasileiro gosta de farofa né?? Eu também gosto). Só estou querendo dizer que um Fiat Mille (atualmente o carro mais barato do Brasil) se tivesse um imposto de 20% que nem na Argentina ficaria em torno dos 14 mil reais. Um VW Gol se tivesse o mesmo imposto custaria em torno dos 16 mil reais.

    Se você acha que ficaria caro. Então desculpa você realmente merece viver no Brasil que estamos porque o povo reclama, mais não faz nada a respeito.

  35. Caro Jair você precisa morar é na China e ver que ainda é bom andar de bicicleta, as pessoas já morrem no Brasil nos carros da Fiat e em outros essa questão passa pela educação de trânsito e não por uma questão de carro ou você acha que mesmo na sua ferrari você não está sujeito a um acidente isso é relativo.E quanto eu como brasileira me cotentar com pouco é porque qualquer dia eu posso emparelhar o meu tata com o seu carro e dizer que o meu já está pago e o seu?

  36. Dona Jacqueline,

    Não seja injusta e pretenciosa acusando a FIAT deliberadamente… nada a ver a morte de pessoas no transito com carros da FIAT ou de qualquer outra montadora, possuo um FIAT UNO FIRE 1.0 a cinco anos viajei o Brasil inteiro com ele e sofri zero incidente ou acidente, o problema das causas de acidentes e incidentes nao está no modelo ou na montadora, está exatamente atrás do volante bem sentado no banco do motorista, ou seja os acidentes são simplesmente falta de atenção, imperícia e imprudência, se todos levarem a sério as normas de trânsito com certeza reduziremos para quase zero o numero de acidentes… recomendo que a senhora se ainda não dirige, se encaminhe a um Centro de Formação de Condutores e se já dirige observe as normas de transito e seja feliz com o seu carrinho pois foi muito infeliz nas suas declarações.

    Passar bem.

    Aludelas

  37. caro Aludelas eu fiz esse comentário foi para o senhor Jair eu não tenho nada contra marcas que seja, perdoe-me se fui mal interpretada pos sua pessoa eu concordo com você acidentes passa por uma questão de educação de trânsito leia o comentário acima de Nº 42 a resposta que eu dei foi a ele pois o mesmo acha que o tata nano é um carro sem segurança e praticamente já profetizou a morte de todos os possivéis compradores do carro.

  38. Ok querida Jacqueline,

    Esclarecido tudo vamos agora aguardar a chegada do novo carro popular que claro vai ter que se enquadrar de acordo com as normas de segurança brasileiras.

    Atcs,

    Aludelas (nome turco)

  39. Jairr

    falou demaiss velho hahahahh PURA verdade!!

    o brasileiro tem mto disso mesmo.. reclama, reclama, mais nao faz NADA.

    o que eu acho mais engracado é algumas pessoas compararem o crescimento por ano da china e india com o crescimento do brasil e ainda reclamarem hahhaha .. primeiro mundo o brasil ainda não é, mais agora pelo amor de deus né.. Brasil pode nao ser la grande coisa, mais é muito mais urbanizado e rico que essas merdas da Asia, como eu ja tinha dito no comentário 36. Eu não trocaria morar na China e muito menos na India por nadaaa. O Brasileiro não desiste nunca, eu vo ficar é aqui mesmo. hahaha torco que agora estamos no rumo certo, se deus quizer esse país vai pra frente agora, pode ser devagar, mais vaii..

  40. Jacqueline Queirda,

    Interpretação de texto é tudo nessa hora hein! A vossa senhoria faltou nessa aula?

    Bom vou explicar pra vc… Sabe o que significa a sigla ABS? Se sim vc sabe pra q q serve né? Sabe o q é tambem Air Bag, pois é, esses dois itens é fundamental para um automovel, nao dispenso isso nunca, e todos os carros que eu possui, menos um Ford Ka, tiveram pelo menos Air Bag. Esses itens pode tanto evitar acindente (no caso do ABS) quanto salvar a sua vida em caso de um acidente (no caso do Air Bag), se vc discorda, o azar é todo seu.

    Acho que o consumidor Brasileiro é muito leigo nesses assuntos, se não é, então se faz. Quantas pessoas ja morreram num acidente por baterem a cabeça no vidro do carro?

    Na Europa todos os carros, sem excessão (isso inclui até o Fiat 600, o carro mais podre que eu já vi) tem airbag e abs de série, acho que isso deveria ser aplicado aqui no Brasil tbm,.

    Exclarecendo mais uma coisa, acidente no transito não é questão de educação no transito, ou pode até ser, mais no caso nem falei disso, falei apenas que todos nós corremos o risco de sofrer um, e de todo o modo seria bom alguns itens de segurança para poder sair vivo de um. Claro quem possuir um Tata Nano nem vai poder correr muito, afinal o carro chega no maximo até 105km/h (dados da propria Tata), mais e quem tem um carro que chega a 190km/h? Nao pode bater em vc? E um onibus nao pode bater em vc?

    Bom na realidade vai da conciencia da cada um. Como eu falei pra senhora, se vc acha bom compre um então e seja feliz! Eu não vou comprar por causa da segurança e ponto.

    E quanto ao seu comentario

    "E quanto eu como brasileira me cotentar com pouco é porque qualquer dia eu posso emparelhar o meu tata com o seu carro e dizer que o meu já está pago e o seu?"

    Bom o meu, aliais os meus 2 carros estao pagos sim (quer saber quais são, Fiat Punto Sporting, meu mais novo filho e tem ABS e Airbag, antes dele tinha um Fiat Stilo 1.8 16V Schumacher q tbm tinha ABS e Airbag e tenho um Ford Ecosport, que por sinal tbm tem ABS e Airbag), todos pagos, são meus, não devo nada nem pra concessionaria e nem ao governo, pois IPVA esta pago, seguro obrigatorio esta pago e tudo o q vc imaginar. Era isso q vc queria saber? Agora ja sabe. Feliz?

  41. Fred,

    Pelo menos um concorda comigo…kkkkk….

    Fala ai se nao seria mais facil para o Brasileiro se o governo baixasse os impostos, ai sim todo mundo teria poder aquisitivo para comprar um carro vc concorda comigo? Como citei no post 42 VW Gol e Fiat Mille ficariam quase 10 mil reais mais barato se fosse aplicado a mesma taxa tributaria da Argentina. Por mais q custassem no maximo 15 mil reais daria para uma pessoa comprar um carro desse valor. Aliais as pessoas ja comprar ganhando pouco, são os famosos carros semi-novos, q pra mim são usados e pronto, nao existe nada de semi-novo, pra mim semi-novo é aquele carro q tem no maximo 1 ano e meio de uso, passou disso ja é usado. E mais, itens como ABS e Airbag (Adoro falar desses itens ja percebeu?) poderia ser oferecidos nesses veiculos e por mais q custassem caros (que na realidade ja estao saindo mais barato, vide Fiat e VW q oferecem em pacotes por menos de 2500 reais, antes custavam mais de 4500) nao passaria de no maximo 22 mil reais, que seria o preço do Mille Basico hj, pelado sem nada…

    Um comentario a parte, acho que se os brasileiros nao fossem tao acomodados todo mundo poderia possuir carros, e bons carros. Aliais não só carros, como moradia melhor, e outras coisas, se o dinheiro publico fosse usado mesmo a favor da população Brasileira. Não iria precisar ter um Tata Nano, ou a tal Casa Popular, muito menos a Farmacia do Povo, o tal Banco do Povo e varias babaquisses que o Presidente criou para enganar a população mais carente do país dizendo que isso era pra eles, quando na realidade poderia muito bem ser de outra forma, de uma forma melhor onde todos poderiam ganhar, não só os deputados, vereadores, governadores, prefeitos e presidente. Pagamos um absurdo de impostos e não temos retorno. E dizem q o Brasil esta melhorando. Só se for pro Sr. Presidente Lula Molusco. Caaaaros companheirrrrros de banheiro…kkkkkkkkkkk…

    Mais assim como você Fred eu também acredito que o Brasil vá melhorar, um dia vai…afinal somos brasileiros, e brasileiro que é brasileiro nao desiste nunca…morre tentando mais nao desiste!

  42. Mais uma coisa Jacqueline,

    A População Brasileira não é abastada que nem eu pq nao abre a boca pra exigir seus direitos. Aliais a maioria nem sabe em quem votou pra deputado na ultima eleição.

    E se eu tenho o q tenho hj foi pq batalhei pra conquistar.

  43. Eis que surgi quem irá mudar o Brasil se candidata a presidência Arauto da justiça ou tu acha que muda o mundo só, megalomaníaco? será que tu não é mais um de classe média endividado pedindo que o mundo se acabe só para não pagar divídas.KKKKKKKKKKKKK em blog todo mundo é Bill Gates e te m os caros e sua fortuna.

  44. Eis que surgi quem irá mudar o Brasil se candidata a presidência Arauto da justiça ou tu acha que muda o mundo só, megalomaníaco? será que tu não é mais um de classe média endividado pedindo que o mundo se acabe só para não pagar divídas.KKKKKKKKKKKKK em blog todo mundo é Bill Gates e tem os seus carros e sua fortuna.

  45. Ora, ora, ora…não quero mudar o Brasil e nem tenho a pretenção de me candidatar a presidencia, apenas falo o que penso, pessoa que se acha a dona da verdade….Aliais ja que é a dona da verdade pq nao se candidata a presidencia vc?

    É, é isso mesmo, eu sou o Bill Gates, tenho 4.325 Ferraris na minha garagem, 9.435 iates, tenho 4.978.325 casas espalhadas pelo mundo, roubei o projeto do Windows do Steves Jobs, (aliais vc sabe quem é Steves Jobs?), e por amor ao Brasil vim morar aqui.

    O.o

    Vai o mau amada, o assunto aqui é carro, se vc quer levar pro lado pessoal discute sozinha vai…

  46. Caros leitores,

    peço a gentileza de respeitarem a opinião uns dos outros. Esse blog serve para isso: expressar sua posição a respeito de um assunto e não para tomar as dores se alguém não concorda com vocês.

    Os comentários estão liberados porque confio no bom senso de vcs, mas essa discussão entre o Jair e a Jacqueline já se desvirtuou e não quero tomar partido de ninguém.

    Por favor, podemos encerrar essa polêmica?

    Abraços,

    O Editor

  47. Por mim o assunto esta encerrado!

    Só queria deixar claro que quando comecei a postar meus post aqui, não era para criticar a opnião dos outros, só queria expor a minha opnião sobre o assunto. Na realidade esse blog serve praticamente para isso.

    Respeito a opnião dos outros, mais na realidade a Jacqueline apenas me tirou do serio, a ponto de eu retrucar.

    Peço desculpas aos outros leitores.

    Att,

    Jair

  48. bom .pra uma republica de bananas que aceita tudo , inclusive comprar um carro uno.hehehe,e gostar de fusca,esse tata seria o ideal pra 90 porcento dos subdesenvolvidos dessa republica.de bananas ke nao faz nada,so leva fumo e gosta..kkkkk

  49. Lembrem-se que a FIAT Italiana é parceira da Tato Motors nesse e noutros projetos maiores e possivelmente seja fabricado ou montado no Brasil o Tata Nano. Em vista disto e não querendo subestimar a Tato Motors, não se deve questionar a segurança do mencionado veículo. Ele tem suas limitações, sim, é lógico, também pelo preço vocês queriam o que ? um Tata Civic, um Tatarolla, um Tatabish ? não questionem a segurança do mesmo porque inclusive, o empresário bilionário Indiano e idealizador desse projeto é engenheiro formado nos Estados Unidos da América e o que ele queria era justamente oferecer prás famílias pobres indianas uma oportunidade de passeios, viagens e lazer em geral juntos, ou seja, o que a motocicleta ou o triciclo não poderia propiciar.

    Resta saber se no Brasil ele vai se manter nessa faixa de preço de mercado ( U$ 2.500,00 a U$ 3.500,00) do resto do mundo. Acho muito difícil, prá não dizer impossível. Saber também se as correntes empresariais do setor e políticas deixaram esse automóvel entrar no Brasil. Cala-te boca manolito ! ( espero estar sendo pessimista e não realista ! )

    Quantos milhões de assinaturas serão necessárias ?

    QUEREMOS D+ O TATA NO BRASIL !

  50. gostei da idéia eu perdi o meu celular hehehe ainda bom preço quero vê agora ladrão querer roubar será???haha ainda neste brasil se rouba até bicicleta por isso quero carro popular bom preço mesmo seu lulinha questão de luxo não problema brasileiro tem seu jeitinho kkkk

  51. Sobre a afirmacao de que todos os carros produzidos na Europa possuem como item de serie, ABS acredito estejam se referindo aos modelos luxuosos, quanto ao Air Bag, nem mesmo alguns modelos dos chamados 'carros medios', possuem este item, pois moro no Japao faz 5 anos e trabalho em uma montadora que importa veiculos para o restante da Asia, Europa, EUA entre outros paises e continentes, e isso definitivamente nao existe…, entretanto, ar condicionado e direcao hidraulica sim tratam-se de itens de serie….mas tambem em paises onde o inverno e- de menos 10 graus ou pior e o verao de 40 graus seria impossivel que fosse diferente….

    Saibam, os carros produzidos no Brasil hoje nao perdem para os carros produzidos em nenhuma parte do mundo, seja em conforto, seguranca ou o que for…e isto nao sou eu quem esta- dizendo, mas as revistas do segmento que tenho oportunidade de acompanhar por aqui…e como brasileiro vou torcer pelo m100, nano….e todos os outros que certamente estao por chegar por ai…

    Mas nao estou aqui pra defender nem ofender ninguem, apenas estou aqui me comunicando….como todos os outros q passam e deixam seu recado…

    Ah!, na Asia e na Europa e em outros continentes ja sao fabricados carros de 600 e 660 cilindradas que batem ano a ano recordes de venda, um exemplo disso e- um modelo da Suzuki chamado de wagon R, que e- recordista de vendas do segmento aqui no Japao. Dificilmente uma familia japonesa nao possui um automovel deste segmento, aqui chamado de "Kei", em sua garagem, mas calma… nao para passeio, neste caso eles usam seus Lexus, Crown, Altezza, Elgrand…..

  52. O NEGÓCIO É O SEGUINTE :

    QUERO VER UM DESDES AÍ QUE ESTÃO CRITICANDO , SE FAZEM ALGUMA COISA PARA NÃO POLUIREM O AR, ESSA É UMA IDÉIA MARAVILHOSA POIS ACHO QUE CONSEGUIRÍAMOS DIMINUIR E MUITO NA POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE , JÁ IMAGINOU SE MILHARES E MILHARES DE PESSOAS TROCAREM OS SEUS VERDADEIROS CARROS QUE POLUEM O AR PELO NANO SOMENTE QUANDO FOREM AO TRABALHO COMO DIMINUIRIA OS GASES TÓXICOS NO NOSSO PLANETA????? POIS É , ISSO NINGUÉM PENSA !!!!

    QUANTO AO PREÇO !!?? AGORA EU QUERO VER SE O SENHOR TODO PODEROSO LULINHA, VAI DEIXAR O NANO POR MENOS DE R$ 10000 , PRA FALAR A VERDADE POR R$ 5000 PRA MIM ATÉ QUE DAVA , ATÉ PORQUE SOU POBRE !!! MAS PASSANDO DISSO SÓ LAMENTO PRA MIM !!! AFINAL O TATA NANO ACHO QUE SÓ VAI FICAR NOS MEUS SONHOS … OU PESADELO ???

  53. Projeto de carro popular em grandes metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Rio Grande do Sul, é um fiasco, ora pela questão da segurança, ora pela popularização em massa do veículo. É bobagem acreditar q poderia influenciar nos congestionamentos, agora quanto a poluição ambiental não é má idéia (desde que atenda as normas e protocolos adotados pelo Estado contra a poluição). Segundo estatísticas de grandes metrópoles o deslocamento de um indivíduo de sua casa para o trabalho situa-se num raio de 20-30 km em média, tendo em vista que a velocidade média nestes trânsitos caóticos não ultrapassa 12 km/h. A saída para esses trânsitos caóticos é melhorar a qualidade e ampliar a rede dos transportes coletivos, uma vez que, estas grandes metrópoles cresceram com falta de planejamento e não há espaço para todos os veículos.

    Preço convidativo, mas e a segurança?!

    Será que o governo não pensa no impacto nos cofres públicos que pode gerar por negligência em permitir um carro (ou arma) circulando de forma legal e acabando com vidas aos milhares?! Nessas estradas com baixíssima infraestrutura aliada à impunidade só contribuem para o somatório de óbitos e elevadas taxas sequelas e invalidez de indivíduos que muitas vezes não tem nada haver com a causa do acidente ou realmente é o causador de tal gravidade. O débito dos cofres públicos aumentam e nós é que sentimos a facada no bolso anualmente.

    Esqueça conforto e viagens com segurança!! Com trânsito caótico e falta de conforto num país tropical onde o calor transpassa os poros e ferve o cérebro, leva qualquer ser humano a um pico de estresse a ponto de enfarte. É complicado competir dentre os caminhões, ônibus e motos. Lembre-se que o retrovisor direito poderá estar ausente aí sim, pode-se dizer no sentido amplo da palavra: caótico. Motoristas desatentos e motocicletas em alta velocidade pelos corredores a fora na cidade de São Paulo que têm um dos maiores índices da acidentes no trânsito do mundo, sem esse item fundamental… vai pensando…

    Não é boa idéia!

  54. Não se enganem que um impacto a 70km/h num carro como esse, é desafiar a sorte ou morte!

  55. Estamos vivendo em um seculo de adversidade, ideias, conquistas, mudanças, oportunidades, acredito que a coisa mas facil que as pessoas sabem fazer e criticar, nao percebem que o preço dos carros que sao produzidos aqui no Brasil e um absurdo, porque nao dar uma chance a essa nova oportunidade de trabalhadores que nao podem dar 15 20 30 mil em um carro, pq nao deixar pessoas ter essa oportunidade, falam que esse carro vai favorecer ao grande numero de acidentes, como se o carro fosse influenciar, quanto babaqice de quem pensa assim, se prudente e uma virtude e cabe a cada um saber fazer o certo ou errado ,nao e um carro que vai influenciar na diminuiçao ou aumento de acidentes.

    Espero que esse novo veiculo tenha exito, pois acredito em inovaçoes e descobertas, a voces que so criticam, gastem seu tempo pensando como descobrir um antidoto para acabar com o tabaco, que mata uma pessoa a cada 1 minuto, e como fazer dessas empresas de carro ja existentes aqui como encontrar um meio de diminuir com os acidentes causados por alcolatras, perca seu tempo construindo e nao criticando, porque se voce tivesse uma ideia dessa, tenho certeza que tambem viabilizaria para que esse projeto fosse realizado, e eu seria o primeiro a comprar um carro nano tata, e quem achou ruim, compre um FUZION, tenho certeza que vc poderar andar de forma tranquila e economica.

  56. Concordo com você, Marcos.

    Inovações tecnológicas inteligentes devem ser sempre bem vindas. Também acho interessante que a classe C tenha acesso a transporte próprio, com baixos custos de aquisição e manutenção. Isso melhorará a qualidade de muita gente.

    Quanto ao quesito segurança, posso até concordar que se trate de um automóvel pouco seguro. Mas num país onde motos disputam palmo a palmo cada centímetro de asfalto com demais veículos, isso é irrelevante.

    Outro engano é achar que grande aceitação da novidade por parte da população trará problemas no trânsito. Ora, os problemas no trânsito já existem, e os proprietários dos Nanos ajudarão a entoar o coro de protestos por melhores condições de tráfego, bem como fiscalização e punições mais severas para os infratores. Assim, uma frota maior poderá forçar nossas autoridades a tomarem atitudes para que sejam obtidas soluções definitivas.

    E tem mais! O Nano, através de uma parceria Tata / Fiat do Brasil, está em vias de ser fabricado no Brasil. A versão tupiniquim do carrinho tende a atender as normas de segurança requeridas em nosso país, e mais algumas adaptações à nossa realidade, além de trazer consigo o motor Fiat SGE 900 Total Flex. É claro que isso o encarecerá um pouco mais. Entretanto, a proposta de baixos custo e consumo de combustível certamente será mantida.

    Um abraço a todos.

    Sérgio Almeida.

    Fortaleza – Ceará.

  57. na argentina o imposto e de 23 por cento .aqui OS CARROS FLEX 1.0 PAGAM 25,7 PO R CENTO E ACIMA DE 1.0 ATE 2.0 E 29 POR CENTO E ACIMA DE 2.0 E 36,4 POR CENTO.OS FLEX PAGAM MENOS IPI E POR ISSO TEM TRIBUTACAO MENOR

  58. Pra São Paulo é uma maravilha… Ninguém consegue passar de 20km/h… Tudo congestionado…

  59. Enfim quebraríamos o paradigma ! Mas será que esse presidente facilitaria sua vinda ? Infelizmente a resposta que está na ponta da língua de todos , nos remete ao mundo real , onde se adquirir qualquer veículo zero KM , requer no mínimo R$24.000,00 ….. sem conforto adicional . Seria travar uma guerra interna : FIAT , GM , VW , FORD , dentre outras , contra "lulinha" . E o pior é que nesse aspecto ele já deu mostras que é fraquinho , fraquinho . Torçamos para que a montadora TATA possa ingressar no mercado brasileiro , com seu NANO e outros da mesma . Creio que mesmo que comercializado por sugeridos R$10.000,00 , seria motivo de intensas comemorações . Carro novo é sempre carro novo . Pelo valor , poderíamos gastar um pouquinho mais para levarmos à um mecânico de confiança , para corrigir eventuais imperfeições , ou até adaptar novos retrovisores externos , além de instalar opcionais . Quanto à velocidade máxima de 70 km horários (rs) …. muito em breve será a velocidade máxima permitida em BRs . Nas rodovias urbanas (rs) rodar a 70km/h , é ser alvo dos chupa-cabras , da indústria mercenária da MULTA DE TRÂNSITO . A capital baiana é um grande exemplo disso .

    E que venha o NANO !!!

  60. nossa até mal do Lula já falaram

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    você tem mais é que escolher um presidente melhor mesmo na próxima eleição. tipo o Fernando Henrique Cardoso por exemplo, que se fosse presidente ainda, aí sim que você ia ver fraqueza e o Brasil competindo com países da Africa, no MINIMO.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    já que é pra partir pra política, entaão demoro.

  61. competindo não haha

    me expressei errado..

    ..e o Brasil sendo comparado, ou na mesma situação que países da Africa..*

    sei la não estou conseguindo achar a palavra que eu quero haha já ta tarde e eu não funciono bem literalmente durmindo rs

  62. eu adorei a ideia do carrinho, temos que lembrar que ele não é uma moto e que também sua potencia equivale ao seu pro pósito, não queiram vcs sairem disparada após que o sinal abrir, mas a minha preocupação é com as subidas, moro em salvador e tenho um ford ká, nao ligo se é bonito, ou se tá na moda, apenas quero um carro que me sirva bem na cidade e beba pouco, isso ele faz muito bem, se esse troço também fizer o mesmo deixo meu carro em casa e adoto um desse pra cidade, mas será que ele sobe ladeira?

    de qualquer forma temos que levar em cinta as leis de mercado; se ele estourar em vendas os preços dos outros populares com certeza cai, então vamos dar um seja bem vindo a essa tranqueira e torcer pra que ele diminua o caos no transito, o numero de motos nas ruas e os poluentes derramados todos os dias no nosso ar!!!

  63. O Jair critica o governo,o carro os tributos, sera q faltou alguma coisa para criticar seu Jair?

    Vou mandar importar um jegue e vc ganha de brinde um capacete e um oculos , assim vc se garante.

    Ao q parece vc ñ tem condições de adquirir o veiculo e fica colocando areia no pirão dos outros .

    Vc deveria e deixar de ser invejoso e deixar as pessoas que tem condições de adquiri lo compra lo e gastar o seu dinheiro da maneira que bem entender.

    Ate concordo com vc em alguns pontos.

    Se a questão e segurança o famoso fusca deveria ser proibido de trafegar em rodovias brasileiras,o fiat 147 tabem e assim por diante.

  64. Bom sinceramente se essa caroça chegar no brasil eu não vo comprar isso alem de ser feio, soh tem 33 cv, morro acima

    vamos empurra ele? penso por mim por minha familia e todos

    meio pesados no pe gastam de andar rapido 100km máximo

    nao da neh . e tbm meios gordinhos. e tambem sem conta que vai atrapalha o transito que jah eu um inferno aki em florianópolis , no verão mesmo nao pode se sai pra algum lugar soh se você sair 2 horas antes. bom eu penso asim se ele tivesse ao menos o motor 1.0 antigo (50cv) estaria bom .

    abraços

  65. EU GOSTEI!TÃO BONITINHO!PARECE UM BISOURINHO,Q GRACINHA!TOMARA Q Ñ SUBA O PREÇO.E TEM MAIS É ECONOMICO E ASSIM POLUI MENOS O MEIO AMBIENTE.VOU COMPRAR UM GOSTEI.

  66. O carro vem para o Brasil, e não é por maldade que não vem barato. Se vier mais barato que os carros populares as fábricas brasileiras quebram. E o governo seria burro o sufuciente de não pensar nisso? Não! Ele vem por mais de R$15 mil com certeza. E ainda bem.

  67. Ai Rosiane,

    se liga!!!

    se motadoras quebrarem o que vc tem com isso?

    mas por outro lado o povo ser estorquido em toda e qualquer compra é normal pra vc???

  68. Pelo amor de DEUS geeeente…cadê esse carro que ainda não está venda?

    Editor é possível buscar informações e nos responder? Adorei essa idéia.

  69. Mais do que na hora um veiculo de baixa cilindrada onde, polui menos o meio ambiente. e finalmente economico…

    infelizmente as petroliferas tiraram do mercado os carros eletricos como EV1

  70. Gostaria de ser informa da data e informar que ja estou na lista de espera para compra-lo isso e necessidade nao vaidade nos dias de hoje quem e mae sabe muito bem da necessidade de se ter um automovel e os idosos que o digam

  71. Prezados,

    O Tata Nano ainda nem chegou ao Brasil (se é que de fato chegará) e já está sendo responsável por uma pequena REVOLUÇÃO, só pelo fato de despertar discussões e comentários tão calorosos entre nós, seja para exaltá-lo ou ridicularizá-lo.

    Sob uma análise fria e imparcial, e a julgar pela sua ficha técnica, podemos deduzir que trafegar dentro de um Tata Nano pode, sim, ser perigoso em rodovias, morros, e avenidas de alta velocidade, onde em algumas situações é preciso ter uma boa arrancada (como para fazer um retorno, por exemplo)…

    Entretanto, para um trânsito lento e caótico como o indiano, E TAMBÉM DE MUITAS METRÓPOLES BRASILEIRAS, o carrinho se apresenta como uma alternativa viável e econômica!

    Se o Tata Nano chegar ao Brasil, ainda que por algo em torno de R$10.000,00, já sacudirá a indústria e o mercado de carros pequenos e motocicletas, que terão que se adequar com a nova realidade trazida por ele.

    Em suma, seja para pior ou melhor, para o bem ou para o mal, o fato é que O Nano, se vier, trará muitas mudanças, e ninguém ficará indiferente.

  72. Eu estou muito feliz com este carro é tudo o que eu preciso! Eu vou todos os dias para a faculdade de onibus, e pago por cerca de 200 reais ao mes. É mais fácil pagar uns 200 ou 300 reais em um carro só seu.

  73. Olha, eu dúvido que venha para o brasil, pois quem vai lucrar com ele? o monopolio estatal do petróleo? as receitas estaduais ou federais?? Para o governo, pobre tem que andar de carro velho e gastador, pois assim lucra mais com a petrobrás, pedágios, ipva, icms (comércio de peças)etc.

  74. Gostei muito dessa novidade. Quero saber como faço para reservar um para mim.

  75. Gostaria de parabenizar a moça que escreveu o 1 comentario (talvez nunca leia o meu mas), mostra uma visão bem aberta sobre o assunto de forma política e social.

    Mas acima de tudo inteligente, apesar de achar um desperdicio de tempo formular tal opinião em um blog para autos. Li todos os comentarios e realmente é perceptivel pelo rumo dos mesmos que o slogan "carro do povo" e o fato de que o carro no máximo aguenta 20 anos de uso e depois vira lixo invariavelmente acaba fazendo as pessoas pensarem que a realidade ocultada pelo corporativismo é somente rápida e prática.

    Ninguem esta interessado em fabricar um carro que polua pouco e dure 50 anos. Pelo visto não seria rentável o bastante para as montadoras mas isso é uma outra historia.

    É Jacqueline se a gente não controla os impulsos acabamos escrevendo demais em lugares que não se deve. hehe!

    E minha opinião sobre o carro é que ele satisfaz as necessidades em grandes cidades pois deve ultilizar uma relação de câmbio bastante curta mas para aqueles que frequentemente fazem uso de estradas é boa pedida somente para os aventureiros.

    Para o autor uma dica (procure terminar seus artigos com o seu nome no final). Transmita uma opinião e não se acate a meros detalhes jornalísticos.

  76. É isso aí Regina gostei do seu comentário.

    QUE VENHA O TATA NANO………loooooogoooooo……….

  77. como fazer para comprar um automovel nano ou só ficou no papel senhor presidente lula

  78. Infelizmente a questão não envolve apenas qualidade do produto. Porem, considerando que nossas estradas e nossa legislação limitam a velocidade máxima em 120 Km/h, é de se supor que o referido veiculo encontre mercado por aquí. Se irá conseguir se manter nesse mercado, por sinal competitivo, por certo que não será apenas pelo menor preço, pois como se diz, o barato quase sempre sai mais caro. No entanto, sabendo-se que a tecnologia tem trazido, com a miniaturização, mais desempenho e qualidade em menores espaços, resta-nos aguardar e comparar. Mercado é algo aberto: mesmo que seja imprevisível, sempre haverá quem produza ou ofereça serviço com menor preço, sem, no entanto, dizer a que preço.

  79. Vamos às vantagens percebidas no carro Tata Nano: 1 – Se cair num buraco-padrão que tem nas nossas estradas e ruas, cai o carro todo e dá PT, ele cabe justinho nas crateras; 2- Imagina dois gordinhos dentro e o carro subindo uma ladeira em Ouro preto ou Sabará (MG)… vai ser a real "torcida brasileira gritando" : SOBE ! SOBE ! SOBE! 3 – estepe não vai ser problema, furou pneu é só pegar uma roda de carrinho de pedreiro (Jirica) que vai servir certinho; 4 – Vai ser o carro ideal para servir como viatura policial : Veloz e imponente, assim como nossas polícias estaduais. 5 – Será um carro verdadeiramente emocionante. Imagina você na via Dutra – no "retão da morte" – a 150 km/h entre duas carretonas da Scania… Uh, vai ser "com emoção"… 6 – Gastaremos menos "Cera Grand Prix" para encerar nosso carrinho. Uma latinha dá para uns dois anos, pelo menos. 7 – Talvez alguma seguradora possa criar a tarifa de seguro por quilo, aí o seguro fica mais barato, pois o carro deve ser levinho. 8 – Se o correio adotar como viatura, vai ser muito bom (mas não leva pacote de sedex, só leva carta), e a vantagem é que ele já vem na cor amarelo-hepatite, padrão da frota dos correios.

    Desvantagens percebidas no produto: Ninguém mais vai querer ir no parque de diversões e andar no carrinho bate-bate. Acabou a emoção, é só pegar o trânsito na Avenida Brasil que a sensação vai ser a mesma, e é "de grátis". 2) Alguns doidos não vão precisar mais ligar o carro dentro da garagem fechada para suicidar lentamente por asfixia: basta peidar duas vezes dentro do carro e subir o vidro rapidinho (morte rápida); 3- alguns motoboys vão trocar as suas motos pelo carrinho, e vão continuar insistindo em transitar pelo meio dos carros (no corredor entre as faixas), e isso vai ser um pouquinho mais difícil.

    De resto, é um carro lindo, quero comprar dois. E um deles vai ser amarelo patinho.

  80. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHA

    Ameeeei seu comentário marcial flores… mto criatiivo!

    não consigo parar de rir!

  81. Marçal.

    Eu não consigo parar de achar graça com os teus comentários, hahahahahaha…Do CANÁRIO, DO BARALHO, DO CARA E ALHO …

    Alguém tem alguma informação sobre a chegada deste CARRO DE ALHO?

    Já mandei até mensagem para a TATA MOTORS e nada …

    Me preocupei em saber que há uma parceria entre a TATA e a FIAT na Europa.

    Certamente para o Brasil deve acontecer algo semelhante, aí adeus aos sonhados carro de R$ 4.000,00.

    Já que o UNO está sendo vendido em torno de R$ 25.000,00.

    Um absurdo …

  82. Existe alguma possibilidade desse carro ser comercializado no Brasil??se for onde e como nois Brasileiro vamos poder comprar esse carro?em relação ao volante após vin para o Brasil ele será mudado?

  83. Gostaria de mais informacoes pra encomenda um Tata nano sabe valor, quando vem pra fortaleza-ce, eu, amigos e familiares nos interessamos neste veiculo popular obrigado pela atencao, vem autorizada peca e etc.

  84. Quando o tata nano vira para o Brasil,e qual sera o valor,e onde podemos fazer o pedido?

  85. Boa noite ,

    gostaria de saber se ja ta avenda esse carro no brasil se tiver por favor me fale onde vende quanto esta carro ou quem inporta ele por favor !!!!

  86. EU QUERO COMPRAR UM TATA NANO MAIS ESTA MEIO DIFICIL!!!!

    POIS Ñ SEI ONDE ENCOTRAR ….

    QUERO UMA AJUDA !!!

  87. retifico,mensagem anterior, tenho interesse, mas manda logo para o E.Santo Brasil,um carro bom ,bonito com preço acessivel a confições de nosso estado com preço equivalente a india, e que os mesmos tenham peças no nosso mercado.

  88. ESSE CARRO É MAIS BONITO QUE O uno MILLE E DA PARA COMPRAR TRES NANO COM O QUE SE PAGA NO UNO MILLE,ALGUMA COISA TEM DE ERRADO COM O UNO MILLE PARA CUSTAR TANTO.TATA MOTORS VEM PARA O BRASIL PELO AMOR DO MEU DINHEIRO… coloca o comentario ai

  89. É muito interesante como estas coisas,custa desenvover aqui não.

    Obseve se fosse interesse dos deputados,senadores etcs.Há ja estavamos exportado. Mas no entanto quem sabe no proximo ano não é..E sendo asim eu possa sonhar com o carro zero, Este tal 'tata Nano' e aposentando de vez o meu fusquinha 1968.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>