Tata Nano, eis o carro mais barato do mundo!

Fim do mistério! A Tata revelou nesta manhã o Nano, veículo mais barato do mundo. E, surpresa, o carro, embora não seja um primor em design, tem linhas mais sofisticadas que as do Logan, por exemplo.

Os dados divulgados são de deixar qualquer um com o cabelo em pé: motor de 624 cc e 33 cv, rodas aro 11 ou 12 (ao que parece), retrovisor apenas do lado do motorista, capacidade rodar 23 km com um litro de gasolina e espaço para quatro pessoas.

E a Tata diz que o Nano (o nome não poderia ter sido melhor) obedece aos padrões de segurança mundiais e de emissão de poluentes. Há uma versão básica e uma de luxo(!).

O Nano deverá começar a ser vendido no 2º semestre por cerca de R$ 4 000 na Índia e são esperados 500 mil exemplares coemrcializados por ano. Veja mais detalhes durante o dia.

Avaliação: novo Toyota Corolla 2015

Leia também: Tata Nano à venda no Brasil no 2º semestre de 2008!

112 comments
João Buru SP
João Buru SP

É muito interesante como estas coisas,custa desenvover aqui não.

Obseve se fosse interesse dos deputados,senadores etcs.Há ja estavamos exportado. Mas no entanto quem sabe no proximo ano não é..E sendo asim eu possa sonhar com o carro zero, Este tal 'tata Nano' e aposentando de vez o meu fusquinha 1968.

custodio
custodio

ESSE CARRO É MAIS BONITO QUE O uno MILLE E DA PARA COMPRAR TRES NANO COM O QUE SE PAGA NO UNO MILLE,ALGUMA COISA TEM DE ERRADO COM O UNO MILLE PARA CUSTAR TANTO.TATA MOTORS VEM PARA O BRASIL PELO AMOR DO MEU DINHEIRO... coloca o comentario ai

Paulo
Paulo

retifico,mensagem anterior, tenho interesse, mas manda logo para o E.Santo Brasil,um carro bom ,bonito com preço acessivel a confições de nosso estado com preço equivalente a india, e que os mesmos tenham peças no nosso mercado.

italo agamenon
italo agamenon

EU QUERO COMPRAR UM TATA NANO MAIS ESTA MEIO DIFICIL!!!!

POIS Ñ SEI ONDE ENCOTRAR ....

QUERO UMA AJUDA !!!

gazao
gazao

Boa noite ,

gostaria de saber se ja ta avenda esse carro no brasil se tiver por favor me fale onde vende quanto esta carro ou quem inporta ele por favor !!!!

Adriana
Adriana

Quando o tata nano vira para o Brasil,e qual sera o valor,e onde podemos fazer o pedido?

renato
renato

como e onde comprar ?

Rudolf ferreira milh
Rudolf ferreira milh

Gostaria de mais informacoes pra encomenda um Tata nano sabe valor, quando vem pra fortaleza-ce, eu, amigos e familiares nos interessamos neste veiculo popular obrigado pela atencao, vem autorizada peca e etc.

fabricio
fabricio

Existe alguma possibilidade desse carro ser comercializado no Brasil??se for onde e como nois Brasileiro vamos poder comprar esse carro?em relação ao volante após vin para o Brasil ele será mudado?

Rosywan
Rosywan

Marçal.

Eu não consigo parar de achar graça com os teus comentários, hahahahahaha...Do CANÁRIO, DO BARALHO, DO CARA E ALHO ...

Alguém tem alguma informação sobre a chegada deste CARRO DE ALHO?

Já mandei até mensagem para a TATA MOTORS e nada ...

Me preocupei em saber que há uma parceria entre a TATA e a FIAT na Europa.

Certamente para o Brasil deve acontecer algo semelhante, aí adeus aos sonhados carro de R$ 4.000,00.

Já que o UNO está sendo vendido em torno de R$ 25.000,00.

Um absurdo ...

lívia
lívia

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHA

Ameeeei seu comentário marcial flores... mto criatiivo!

não consigo parar de rir!

marcial flores
marcial flores

Vamos às vantagens percebidas no carro Tata Nano: 1 - Se cair num buraco-padrão que tem nas nossas estradas e ruas, cai o carro todo e dá PT, ele cabe justinho nas crateras; 2- Imagina dois gordinhos dentro e o carro subindo uma ladeira em Ouro preto ou Sabará (MG)... vai ser a real "torcida brasileira gritando" : SOBE ! SOBE ! SOBE! 3 - estepe não vai ser problema, furou pneu é só pegar uma roda de carrinho de pedreiro (Jirica) que vai servir certinho; 4 - Vai ser o carro ideal para servir como viatura policial : Veloz e imponente, assim como nossas polícias estaduais. 5 - Será um carro verdadeiramente emocionante. Imagina você na via Dutra - no "retão da morte" - a 150 km/h entre duas carretonas da Scania... Uh, vai ser "com emoção"... 6 - Gastaremos menos "Cera Grand Prix" para encerar nosso carrinho. Uma latinha dá para uns dois anos, pelo menos. 7 - Talvez alguma seguradora possa criar a tarifa de seguro por quilo, aí o seguro fica mais barato, pois o carro deve ser levinho. 8 - Se o correio adotar como viatura, vai ser muito bom (mas não leva pacote de sedex, só leva carta), e a vantagem é que ele já vem na cor amarelo-hepatite, padrão da frota dos correios.

Desvantagens percebidas no produto: Ninguém mais vai querer ir no parque de diversões e andar no carrinho bate-bate. Acabou a emoção, é só pegar o trânsito na Avenida Brasil que a sensação vai ser a mesma, e é "de grátis". 2) Alguns doidos não vão precisar mais ligar o carro dentro da garagem fechada para suicidar lentamente por asfixia: basta peidar duas vezes dentro do carro e subir o vidro rapidinho (morte rápida); 3- alguns motoboys vão trocar as suas motos pelo carrinho, e vão continuar insistindo em transitar pelo meio dos carros (no corredor entre as faixas), e isso vai ser um pouquinho mais difícil.

De resto, é um carro lindo, quero comprar dois. E um deles vai ser amarelo patinho.

lucelio
lucelio

Infelizmente a questão não envolve apenas qualidade do produto. Porem, considerando que nossas estradas e nossa legislação limitam a velocidade máxima em 120 Km/h, é de se supor que o referido veiculo encontre mercado por aquí. Se irá conseguir se manter nesse mercado, por sinal competitivo, por certo que não será apenas pelo menor preço, pois como se diz, o barato quase sempre sai mais caro. No entanto, sabendo-se que a tecnologia tem trazido, com a miniaturização, mais desempenho e qualidade em menores espaços, resta-nos aguardar e comparar. Mercado é algo aberto: mesmo que seja imprevisível, sempre haverá quem produza ou ofereça serviço com menor preço, sem, no entanto, dizer a que preço.

augusto
augusto

como fazer para comprar um automovel nano ou só ficou no papel senhor presidente lula

Tânia
Tânia

É isso aí Regina gostei do seu comentário.

QUE VENHA O TATA NANO.........loooooogoooooo..........

Diogo Radi
Diogo Radi

Gostaria de parabenizar a moça que escreveu o 1 comentario (talvez nunca leia o meu mas), mostra uma visão bem aberta sobre o assunto de forma política e social.

Mas acima de tudo inteligente, apesar de achar um desperdicio de tempo formular tal opinião em um blog para autos. Li todos os comentarios e realmente é perceptivel pelo rumo dos mesmos que o slogan "carro do povo" e o fato de que o carro no máximo aguenta 20 anos de uso e depois vira lixo invariavelmente acaba fazendo as pessoas pensarem que a realidade ocultada pelo corporativismo é somente rápida e prática.

Ninguem esta interessado em fabricar um carro que polua pouco e dure 50 anos. Pelo visto não seria rentável o bastante para as montadoras mas isso é uma outra historia.

É Jacqueline se a gente não controla os impulsos acabamos escrevendo demais em lugares que não se deve. hehe!

E minha opinião sobre o carro é que ele satisfaz as necessidades em grandes cidades pois deve ultilizar uma relação de câmbio bastante curta mas para aqueles que frequentemente fazem uso de estradas é boa pedida somente para os aventureiros.

Para o autor uma dica (procure terminar seus artigos com o seu nome no final). Transmita uma opinião e não se acate a meros detalhes jornalísticos.

SHIRLEI MARQUES DA S
SHIRLEI MARQUES DA S

Gostei muito dessa novidade. Quero saber como faço para reservar um para mim.

Emanuel
Emanuel

Olha, eu dúvido que venha para o brasil, pois quem vai lucrar com ele? o monopolio estatal do petróleo? as receitas estaduais ou federais?? Para o governo, pobre tem que andar de carro velho e gastador, pois assim lucra mais com a petrobrás, pedágios, ipva, icms (comércio de peças)etc.

Cleiton Rupolo
Cleiton Rupolo

Eu acho assim!

Eu num tenho que achar nada!

jaisjaisjiasjia ;D

Pamela
Pamela

Eu estou muito feliz com este carro é tudo o que eu preciso! Eu vou todos os dias para a faculdade de onibus, e pago por cerca de 200 reais ao mes. É mais fácil pagar uns 200 ou 300 reais em um carro só seu.

Anderson Amaral
Anderson Amaral

Prezados,

O Tata Nano ainda nem chegou ao Brasil (se é que de fato chegará) e já está sendo responsável por uma pequena REVOLUÇÃO, só pelo fato de despertar discussões e comentários tão calorosos entre nós, seja para exaltá-lo ou ridicularizá-lo.

Sob uma análise fria e imparcial, e a julgar pela sua ficha técnica, podemos deduzir que trafegar dentro de um Tata Nano pode, sim, ser perigoso em rodovias, morros, e avenidas de alta velocidade, onde em algumas situações é preciso ter uma boa arrancada (como para fazer um retorno, por exemplo)...

Entretanto, para um trânsito lento e caótico como o indiano, E TAMBÉM DE MUITAS METRÓPOLES BRASILEIRAS, o carrinho se apresenta como uma alternativa viável e econômica!

Se o Tata Nano chegar ao Brasil, ainda que por algo em torno de R$10.000,00, já sacudirá a indústria e o mercado de carros pequenos e motocicletas, que terão que se adequar com a nova realidade trazida por ele.

Em suma, seja para pior ou melhor, para o bem ou para o mal, o fato é que O Nano, se vier, trará muitas mudanças, e ninguém ficará indiferente.

diego oliari
diego oliari

ola eu gotaria de fazer um pedido um carro da nano

quando vai chegar????????

Paulo
Paulo

Será que dá pra adaptar o motor do meu Passat 84?....

REGINA
REGINA

Gostaria de ser informa da data e informar que ja estou na lista de espera para compra-lo isso e necessidade nao vaidade nos dias de hoje quem e mae sabe muito bem da necessidade de se ter um automovel e os idosos que o digam

fabiano
fabiano

Mais do que na hora um veiculo de baixa cilindrada onde, polui menos o meio ambiente. e finalmente economico...

infelizmente as petroliferas tiraram do mercado os carros eletricos como EV1

Mayara
Mayara

Pelo amor de DEUS geeeente...cadê esse carro que ainda não está venda?

Editor é possível buscar informações e nos responder? Adorei essa idéia.

Daniel
Daniel

Ai Rosiane,

se liga!!!

se motadoras quebrarem o que vc tem com isso?

mas por outro lado o povo ser estorquido em toda e qualquer compra é normal pra vc???

Giovanni
Giovanni

Porra mew ja eh quase 2009 o carro ia vir em 2008 cade ele? por enquanto eh melhor sonhar

Rosiane
Rosiane

O carro vem para o Brasil, e não é por maldade que não vem barato. Se vier mais barato que os carros populares as fábricas brasileiras quebram. E o governo seria burro o sufuciente de não pensar nisso? Não! Ele vem por mais de R$15 mil com certeza. E ainda bem.

cristiane reis
cristiane reis

EU GOSTEI!TÃO BONITINHO!PARECE UM BISOURINHO,Q GRACINHA!TOMARA Q Ñ SUBA O PREÇO.E TEM MAIS É ECONOMICO E ASSIM POLUI MENOS O MEIO AMBIENTE.VOU COMPRAR UM GOSTEI.

luiz eduardo
luiz eduardo

Bom sinceramente se essa caroça chegar no brasil eu não vo comprar isso alem de ser feio, soh tem 33 cv, morro acima

vamos empurra ele? penso por mim por minha familia e todos

meio pesados no pe gastam de andar rapido 100km máximo

nao da neh . e tbm meios gordinhos. e tambem sem conta que vai atrapalha o transito que jah eu um inferno aki em florianópolis , no verão mesmo nao pode se sai pra algum lugar soh se você sair 2 horas antes. bom eu penso asim se ele tivesse ao menos o motor 1.0 antigo (50cv) estaria bom .

abraços

Derli
Derli

Incrivel que ninguém comenta muito esse assunto, não acham?

jefferson
jefferson

O Jair critica o governo,o carro os tributos, sera q faltou alguma coisa para criticar seu Jair?

Vou mandar importar um jegue e vc ganha de brinde um capacete e um oculos , assim vc se garante.

Ao q parece vc ñ tem condições de adquirir o veiculo e fica colocando areia no pirão dos outros .

Vc deveria e deixar de ser invejoso e deixar as pessoas que tem condições de adquiri lo compra lo e gastar o seu dinheiro da maneira que bem entender.

Ate concordo com vc em alguns pontos.

Se a questão e segurança o famoso fusca deveria ser proibido de trafegar em rodovias brasileiras,o fiat 147 tabem e assim por diante.

leandro
leandro

eu adorei a ideia do carrinho, temos que lembrar que ele não é uma moto e que também sua potencia equivale ao seu pro pósito, não queiram vcs sairem disparada após que o sinal abrir, mas a minha preocupação é com as subidas, moro em salvador e tenho um ford ká, nao ligo se é bonito, ou se tá na moda, apenas quero um carro que me sirva bem na cidade e beba pouco, isso ele faz muito bem, se esse troço também fizer o mesmo deixo meu carro em casa e adoto um desse pra cidade, mas será que ele sobe ladeira?

de qualquer forma temos que levar em cinta as leis de mercado; se ele estourar em vendas os preços dos outros populares com certeza cai, então vamos dar um seja bem vindo a essa tranqueira e torcer pra que ele diminua o caos no transito, o numero de motos nas ruas e os poluentes derramados todos os dias no nosso ar!!!

Fréd
Fréd

competindo não haha

me expressei errado..

..e o Brasil sendo comparado, ou na mesma situação que países da Africa..*

sei la não estou conseguindo achar a palavra que eu quero haha já ta tarde e eu não funciono bem literalmente durmindo rs

Fréd
Fréd

nossa até mal do Lula já falaram

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

você tem mais é que escolher um presidente melhor mesmo na próxima eleição. tipo o Fernando Henrique Cardoso por exemplo, que se fosse presidente ainda, aí sim que você ia ver fraqueza e o Brasil competindo com países da Africa, no MINIMO.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

já que é pra partir pra política, entaão demoro.

IVAN CARLOS
IVAN CARLOS

Enfim quebraríamos o paradigma ! Mas será que esse presidente facilitaria sua vinda ? Infelizmente a resposta que está na ponta da língua de todos , nos remete ao mundo real , onde se adquirir qualquer veículo zero KM , requer no mínimo R$24.000,00 ..... sem conforto adicional . Seria travar uma guerra interna : FIAT , GM , VW , FORD , dentre outras , contra "lulinha" . E o pior é que nesse aspecto ele já deu mostras que é fraquinho , fraquinho . Torçamos para que a montadora TATA possa ingressar no mercado brasileiro , com seu NANO e outros da mesma . Creio que mesmo que comercializado por sugeridos R$10.000,00 , seria motivo de intensas comemorações . Carro novo é sempre carro novo . Pelo valor , poderíamos gastar um pouquinho mais para levarmos à um mecânico de confiança , para corrigir eventuais imperfeições , ou até adaptar novos retrovisores externos , além de instalar opcionais . Quanto à velocidade máxima de 70 km horários (rs) .... muito em breve será a velocidade máxima permitida em BRs . Nas rodovias urbanas (rs) rodar a 70km/h , é ser alvo dos chupa-cabras , da indústria mercenária da MULTA DE TRÂNSITO . A capital baiana é um grande exemplo disso .

E que venha o NANO !!!

Ira san
Ira san

nota dez para Jaqueline , esse cara ai nao sabe de nada , e melhor ficar calado que ganha mais.

Jocel
Jocel

Pra São Paulo é uma maravilha... Ninguém consegue passar de 20km/h... Tudo congestionado...

DANILO TAVARES
DANILO TAVARES

na argentina o imposto e de 23 por cento .aqui OS CARROS FLEX 1.0 PAGAM 25,7 PO R CENTO E ACIMA DE 1.0 ATE 2.0 E 29 POR CENTO E ACIMA DE 2.0 E 36,4 POR CENTO.OS FLEX PAGAM MENOS IPI E POR ISSO TEM TRIBUTACAO MENOR

Sérgio Almeid
Sérgio Almeid

Concordo com você, Marcos.

Inovações tecnológicas inteligentes devem ser sempre bem vindas. Também acho interessante que a classe C tenha acesso a transporte próprio, com baixos custos de aquisição e manutenção. Isso melhorará a qualidade de muita gente.

Quanto ao quesito segurança, posso até concordar que se trate de um automóvel pouco seguro. Mas num país onde motos disputam palmo a palmo cada centímetro de asfalto com demais veículos, isso é irrelevante.

Outro engano é achar que grande aceitação da novidade por parte da população trará problemas no trânsito. Ora, os problemas no trânsito já existem, e os proprietários dos Nanos ajudarão a entoar o coro de protestos por melhores condições de tráfego, bem como fiscalização e punições mais severas para os infratores. Assim, uma frota maior poderá forçar nossas autoridades a tomarem atitudes para que sejam obtidas soluções definitivas.

E tem mais! O Nano, através de uma parceria Tata / Fiat do Brasil, está em vias de ser fabricado no Brasil. A versão tupiniquim do carrinho tende a atender as normas de segurança requeridas em nosso país, e mais algumas adaptações à nossa realidade, além de trazer consigo o motor Fiat SGE 900 Total Flex. É claro que isso o encarecerá um pouco mais. Entretanto, a proposta de baixos custo e consumo de combustível certamente será mantida.

Um abraço a todos.

Sérgio Almeida.

Fortaleza – Ceará.

Marcos
Marcos

Estamos vivendo em um seculo de adversidade, ideias, conquistas, mudanças, oportunidades, acredito que a coisa mas facil que as pessoas sabem fazer e criticar, nao percebem que o preço dos carros que sao produzidos aqui no Brasil e um absurdo, porque nao dar uma chance a essa nova oportunidade de trabalhadores que nao podem dar 15 20 30 mil em um carro, pq nao deixar pessoas ter essa oportunidade, falam que esse carro vai favorecer ao grande numero de acidentes, como se o carro fosse influenciar, quanto babaqice de quem pensa assim, se prudente e uma virtude e cabe a cada um saber fazer o certo ou errado ,nao e um carro que vai influenciar na diminuiçao ou aumento de acidentes.

Espero que esse novo veiculo tenha exito, pois acredito em inovaçoes e descobertas, a voces que so criticam, gastem seu tempo pensando como descobrir um antidoto para acabar com o tabaco, que mata uma pessoa a cada 1 minuto, e como fazer dessas empresas de carro ja existentes aqui como encontrar um meio de diminuir com os acidentes causados por alcolatras, perca seu tempo construindo e nao criticando, porque se voce tivesse uma ideia dessa, tenho certeza que tambem viabilizaria para que esse projeto fosse realizado, e eu seria o primeiro a comprar um carro nano tata, e quem achou ruim, compre um FUZION, tenho certeza que vc poderar andar de forma tranquila e economica.

Douglas
Douglas

Não se enganem que um impacto a 70km/h num carro como esse, é desafiar a sorte ou morte!

Douglas
Douglas

Projeto de carro popular em grandes metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Rio Grande do Sul, é um fiasco, ora pela questão da segurança, ora pela popularização em massa do veículo. É bobagem acreditar q poderia influenciar nos congestionamentos, agora quanto a poluição ambiental não é má idéia (desde que atenda as normas e protocolos adotados pelo Estado contra a poluição). Segundo estatísticas de grandes metrópoles o deslocamento de um indivíduo de sua casa para o trabalho situa-se num raio de 20-30 km em média, tendo em vista que a velocidade média nestes trânsitos caóticos não ultrapassa 12 km/h. A saída para esses trânsitos caóticos é melhorar a qualidade e ampliar a rede dos transportes coletivos, uma vez que, estas grandes metrópoles cresceram com falta de planejamento e não há espaço para todos os veículos.

Preço convidativo, mas e a segurança?!

Será que o governo não pensa no impacto nos cofres públicos que pode gerar por negligência em permitir um carro (ou arma) circulando de forma legal e acabando com vidas aos milhares?! Nessas estradas com baixíssima infraestrutura aliada à impunidade só contribuem para o somatório de óbitos e elevadas taxas sequelas e invalidez de indivíduos que muitas vezes não tem nada haver com a causa do acidente ou realmente é o causador de tal gravidade. O débito dos cofres públicos aumentam e nós é que sentimos a facada no bolso anualmente.

Esqueça conforto e viagens com segurança!! Com trânsito caótico e falta de conforto num país tropical onde o calor transpassa os poros e ferve o cérebro, leva qualquer ser humano a um pico de estresse a ponto de enfarte. É complicado competir dentre os caminhões, ônibus e motos. Lembre-se que o retrovisor direito poderá estar ausente aí sim, pode-se dizer no sentido amplo da palavra: caótico. Motoristas desatentos e motocicletas em alta velocidade pelos corredores a fora na cidade de São Paulo que têm um dos maiores índices da acidentes no trânsito do mundo, sem esse item fundamental... vai pensando...

Não é boa idéia!

roberta maria da c s
roberta maria da c s

O NEGÓCIO É O SEGUINTE :

QUERO VER UM DESDES AÍ QUE ESTÃO CRITICANDO , SE FAZEM ALGUMA COISA PARA NÃO POLUIREM O AR, ESSA É UMA IDÉIA MARAVILHOSA POIS ACHO QUE CONSEGUIRÍAMOS DIMINUIR E MUITO NA POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE , JÁ IMAGINOU SE MILHARES E MILHARES DE PESSOAS TROCAREM OS SEUS VERDADEIROS CARROS QUE POLUEM O AR PELO NANO SOMENTE QUANDO FOREM AO TRABALHO COMO DIMINUIRIA OS GASES TÓXICOS NO NOSSO PLANETA????? POIS É , ISSO NINGUÉM PENSA !!!!

QUANTO AO PREÇO !!?? AGORA EU QUERO VER SE O SENHOR TODO PODEROSO LULINHA, VAI DEIXAR O NANO POR MENOS DE R$ 10000 , PRA FALAR A VERDADE POR R$ 5000 PRA MIM ATÉ QUE DAVA , ATÉ PORQUE SOU POBRE !!! MAS PASSANDO DISSO SÓ LAMENTO PRA MIM !!! AFINAL O TATA NANO ACHO QUE SÓ VAI FICAR NOS MEUS SONHOS ... OU PESADELO ???

Trackbacks

  1. [...] mundo, custando algo como US$ 2 500 ou R$ 5 000, sem os impostos. O protótipo será apresentado em janeiro de 2008 num salão de automóveis [...]