Mazda2

Mazda2

A fabricante japonesa Toyota anunciou nesta sexta-feira, 9, o início do desenvolvimento de um novo carro de porte compacto que terá os Estados Unidos como principal mercado. Para o projeto e a fabricação do automóvel, a marca fechou um acordo industrial com a também japonesa Mazda, que irá a plataforma do Mazda2 e sua unidade em Salamanca, no México, que ainda se encontra em construção e irá produzir, a partir de 2015, cerca de 50 mil unidades do novo Toyota, a serem destinados, além dos Estados Unidos, para o próprio México e o Canadá.

Assista o vídeo: Papo de piloto como Chico Serra

Veja também: Toyota mostra híbrido, conceitos e esportivo em São Paulo

O complexo industrial da Mazda terá capacidade para produzir 150 mil automóveis ao ano, com início de operações previsto para daqui dois anos. Os investimentos para a fabricação do Toyota compacto na unidade mexicana não foram divulgados. O novo veículo irá ampliar a participação da empresa no segmento de carros compactos no mercado norte-americano, abatendo os altos custos de importação do Japão. A Mazda, por outro lado, sai beneficiada por dividir os custos de produção com a concorrente, agora parceira.

Cogita-se que esse novo modelo seja o substituto do Yaris, que foi reestilizado recentemente. É provável ainda que o novo Toyota ganhe o mercado brasileiro, para se tornar uma opção mais sofisticada que o Etios, a ponto de concorrer com modelos como Chevrolet Sonic, Citroën C3, Fiat Punto e Ford New Fiesta (este último usa a mesma base do Mazda2), vindo do México, se livrando dos impostos de importação, já que o Brasil tem um acordo comercial com aquele país. A divisão brasileira da fabricante japonesa, porém, ainda não comentou sobre o assunto.

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook.

»crosslinked«