Cerimônia de lançamento da nova fábrica da Toyota em Sorocaba (SP)

A Toyota realizou nesta quinta-feira, 9, uma cerimônia de inauguração de sua nova fábrica em Sorocaba, no estado de São Paulo, que será responsável pela produção do compacto Etios. Localizada no km 92 da Rodovia Castello Branco (sentido interior-capital), a unidade sorocabana é a terceira planta da Toyota em território nacional. O projeto consumiu um investimento de US$ 600 milhões.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

A cerimônia de abertura da nova fábrica teve a presença do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel; do Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; do Embaixador do Japão para o Brasil, Akira Miwa e do Prefeito da cidade de Sorocaba, Vitor Lippi, entre outras autoridades.

“Estou extremamente encantado por poder presidir a cerimônia de inauguração desta fábrica e apresentar a vocês o Etios, verdadeiro carro brasileiro feito para brasileiros. Somente quem fez esforços no País pode conhecer os caminhos que o Brasil pode construir. Do fundo do meu coração, deixe-me dizer que a Toyota quer crescer junto com o Brasil”, disse Akio Toyoda, presidente da Toyota Motor Corporation, reforçando a importância do evento para a companhia, que está no Brasil desde 1958.

Cerimônia de lançamento da nova fábrica da Toyota em Sorocaba (SP)

A fábrica começará a produzir o sedã e o hatch Etios em setembro deste ano. A capacidade de produção inicial será de 70 mil veículos por ano e serão gerados 1.500 empregos diretos.  Com tamanho total de 3,7 milhões de metros quadrados, a unidade da Toyota em Sorocaba é a primeira do País desenvolvida totalmente com o conceito Ecofactory da Toyota, o mesmo utilizado na matriz, no Japão. A metodologia consiste em reduzir anualmente a emissão de resíduos gerados, compostos orgânicos voláteis (VOCs) e emissões de CO2, (dióxido de carbono, o principal responsável pelo efeito estufa), além de reutilização das águas pluviais e preservação da área.

A cerimônia de inauguração da fábrica da Toyota de Sorocaba marcou ainda o anúncio da ampliação dos investimentos da Toyota no Brasil, com a decisão de construir uma nova fábrica de motores, na cidade de Porto Feliz (SP).

A nova fábrica de motores, anunciada pelo próprio Toyoda, produzirá motores de 1.3 e 1.5 para o Etios e motores 1.8 e 2.0 para o Corolla. O início das operações está programado para o segundo semestre de 2015, com uma capacidade anual prevista de cerca de 200.000 unidades.