Toyota lança aventureiro Etios Cross por R$ 45.690

Versão com visual off-road não traz suspensão mais alta nem pneus de uso misto, mas carrega nos adendos de plástico

Toyota Etios Cross

Toyota Etios Cross

Do lado de fora da fábrica, nós, jornalistas e leitores, só podemos imaginar o que se passa na cabeça de executivos, engenheiros e designers das montadoras. Muitas vezes, crucificamos alguns profissionais talvez até de forma injusta como se uma pessoa fosse responsável por um produto ruim. Mas a verdade é que a equação é bem mais complexa.

Claro que mesmo com projeções, pesquisas e o expertise de vários executivos experientes o risco de errar é grande, mas não devemos pensar que os passos seguintes são impensados. É o caso do Etios, da Toyota.

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O compacto é claramente um erro de estratégia, não há dúvida. Mas poderia ter dado certo caso a imagem da marca compensasse o design apagado e o interior pobre. Ou, então, se tivesse chegado antes, como era o plano inicial.

Mas não, os pontos fracos do carro foram subestimados e, um ano depois do lançamento, ele ainda está aquém do que poderia vender. A fábrica de Sorocaba é imensa e hoje a demanda está apenas razoável, depois de uma fase em que a Toyota precisou promover o modelo mesmo sendo novo.

Toyota Etios Cross

Toyota Etios Cross

Provavelmente, os estrategistas da marca desenharam alguns cenários para o carro. Se fosse bem, maravilha. Se fosse muito mal, poderia se antecipar alguma mudança mais pesada. Se fosse de razoável para ruim, sacariam uma leve repaginada no interior, como fizeram recentemente. E sacariam o Toyota Etios Cross, para recolocar o carro na mídia.

Bem, essa nossa suposição acaba de chegar ao mercado. A versão aventureira do Toyota Etios tem pinta de absurdo, afinal como “plastificar” um carro que já é feio, alguns poderão dizer. Mas pode, sim, tirar um pouco do estigma de veículo “indiano” e mostrar alguma esportividade.

Se isso ocorrer, de fato, a Toyota colherá os louros nas outras versões já que o cliente pode pensar que seu carro não é feio, “basta ver que o Etios Cross chama a atenção”.

Toyota Etios Cross

Toyota Etios Cross

Bem, isso tudo é uma teoria. A outra é que o Toyota Etios Cross pode ridicularizar ainda mais o modelo com os exageros estéticos dignos da Fiat e sua série Adventure.

Como se imagina, a versão aventureira é apenas uma ideia no papel. Não tem suspensão elevada ou pneus de uso misto, para dizer que tem algum tipo de capacidade de encarar uma estradinha esburacada.

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O preço, de R$ 45.690, significa pagar pouco mais de R$ 2 mil pelos apliques na carroceria e no interior. Não é à toa que a Toyota espera vender 300 unidades por mês da versão. Como se vê, por si só, o Toyota Etios Cross não vai tirar o modelo da lama, mas pode mudar um pouco a imagem do veículo. E isso agora é o mais importante para a fabricante japonesa.

Galeria Toyota Etios Cross 2014

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16 comments
Tom
Tom

Não creio q ainda exista gente q prefira ford a toyota, deve ser vendedor de concessionária ford.

Wil
Wil

Escolhi meu etios por confiar na toyota...estou amando cada vez mais.. de paixão ...responde rápido, econômico ..., não existiu concorrente pra mim...era ele e pronto! ....mecânico?.acho que já perdi o telefone dele ok

Sérgio
Sérgio

COMPREI UM FIESTA 1.6 E ESTOU ARREPENDIDO CUSTOU R$ 33.990, TEREI QUE REVISA-LO A CADA 6 MESES COM A PRIMEIRA REVISÃO A UM CUSTO QUE CHEGA PERTO DOS R$ 240,00.É UM ABSURDO!.OBS:A TOYOTA REVISA O ETIOS A PARTIR DE UM ANO DE USO, A UM CUSTO DE R$ 135,00.QUE DIFERENÇA!!!

Djunior
Djunior

Ainda bem que é feio, senão teríamos que pagar ágio para comprar, esse é o único defeito que consegui encontrar até agora!!!. Já demonstrou que tem DNA Toyota com inúmeras vantagens sobre os demais, por exemplo: escapamento aço inoxidável (não troca); liquido do arrefecimento só troca com 160 mil KM ou 192 meses (motor de alumínio não gera ferrugem); velas deverão ser trocadas com 100 mil KM; é o único que vem ABS com EBD; economia de combustível sem comentários; preço total da manutenção dos 3 anos é 644,00 reais (a soma dos 3 anos). Esse é para quem gosta de andar com economia e com a confiabilidade de uma marca que não te deixa na mão.

Milton Quadros
Milton Quadros

O segmento clama por câmbio automático para o Etios ser o segundo carro de muitas famílias, muito mais pelo nome e qualidade Toyota que pelo méritos estéticos do Etios. Outra coisa que não se se vê nesses artigos são os preços de peças Toyota e o valor do seguro.

walter
walter

O fotografo fez um bom trabalho, porque o carro e feio d++++++!!!!!

Malkso
Malkso

Tremendo tiro no pé. O que era feio agora ficou RIDÍCULO e pior, um ridículo bem carim viu! putz... Aprende Toyota.

Daniel
Daniel

Fiesta é bem melhor que o Etios. Mais espaçoso, anda mais, melhor acabamento, motor mais robusto e durável... Perde pro etios no consumo apenas. Essas revisões da Ford são, na verdade, anuais. A cada 6 meses são feitas trocas de óleo porque todo óleo vence a cada 6 meses! Pode olhar os itens a serem substiuídos no manual, eu tive um fiesta e sei do que falo. Foda é a Ford não falar isso... Então, não se iluda com o preço das revisões "anuais" do etios porque eles não somam a troca de óleo semestral. No fim das contas, os gastos serão elas por elas, mas o fiesta é bem mais carro e vai valer mais na revenda, vc saiu ganhando.

Djunior
Djunior

Mas o Fiesta é um bom carro, assim como o Etios ele não possui correia dentada, irá economizar um pouco neste item. Mas a Ford encontrou uma maneira de lucrar mais, concedeu garantia de 3 anos, mas obrigou seus clientes a revisar o veículo a cada 6 meses, quem não revisar, perde a garantia. Gosto muito dos veículos da Ford, não gostei das revisões, sempre tem algo mais.

Daniel
Daniel

O etios é bonito, pena que nasceu no planeta errado! Todo carro tem porntos positivos, mas vc esqueceu de comentar que: O acabamento solta-se com facilidade, tem rebarbas e a ergonomia é péssima, seria uma das piores no mercado na década de 90, quiçá agora. A aerodinâmica de parede faz o carro gerar muito barukho de vento nas estradas, sua estabilidade em altas velocidades (que no caso desse carro é 140 km/h) é ruim e sua pegada ao volante - essa é culpa do tal DNA toyota - é a mesma que dançar com a sua avó nas bodas de ouro dela . O espaço interno é acanhado. A, o escape em aço inoxidável equipa 99,9% dos carros flex... E pra completar, é péssimo pra revender. Qualidades e defeitos, mas o etios é um monstrengo caprichado nos defeitos!

Weber Filipe de Freitas
Weber Filipe de Freitas

cara, vc tem razão, eu compraria o carro só pelo que vc disse, e esqueceria a feiura dele!

Mary
Mary

Até que enfim um comentário racional. Falou o que realmente importa na avaliação de um carro. Parabéns

Marquin
Marquin

bonito pra mim apenas a frente, a frente ficou muito boa...