Audi A3 Sportback

Audi A3 Sportback

A oferta parece irrecusável: aquele carro dos sonhos que, enfim, tem preço que cabe no seu bolso. E a marca ainda oferece um monte de acessórios e itens que o deixam perfeito. Mas semanas depois você descobre que aquele sonho de consumo acaba de virar um pesadelo do passado. Sim, você comprou um modelo que acaba de sair de linha, a acaba de chegar o novo modelo em 2013.

Veja também: Peugeot 208 já tem data marcada para ser apresentado

Com tantos lançamentos nos últimos anos, o risco de comprar um mico assim é grande, mas às vezes vale a pena. Se você sabe o que perderá com a mudança de geração ou tem certeza que não conseguirá comprar a versão mais nova, então o modelo prestes a ficar obsoleto pode ser um bom negócio. Confira a seguir os veículos que estão dando adeus ao mercado em 2013.

Audi A3

Câmbio de dupla embreagem e motor 2.0 turbo com injeção direta. Quem já dirigiu sabe como essa dupla entrega prazer de dirigir. Por isso o atual A3 é um dos carros mais legais do mercado e sua versão de 4 portas, por R$ 119.185 (ou menos, dependendo da negociação) pode soar como uma boa tacada. Mas a nova geração está chegando a partir de março com mais tecnologia e economia, mas sem motores tão fortes. Então, se você gosta de potência de sobra ainda dá para se divertir com o velho A3.

Hyundai Santa Fe

Hyundai Santa Fe

Hyundai Santa Fe

Um jipão com motor de 285 cv e alguns itens desejados a bordo? Tudo isso por R$ 95 mil na versão de 5 lugares, uma pechincha. Mas tem explicação: a nova geração está prestes a chegar ao Brasil com um visual mais caprichado e mais tecnologia. Mas, como o A3, com motor menos potente, mas mais econômico. É certeza de desvalorização pesada. Talvez valha a pena esperar.

Hyundai i30

Hyundai i30

Hyundai i30

O i30 da primeira geração fez bonito no Brasil. Mesmo sem motor flex dominou o segmento de hatches médios até que o aumento dos impostos minou sua força. Agora vem aí a nova geração, que é um show de design. Deve custar mais caro e terá motor 1.6 flex, mais fraco que o atual. É outro que, apesar dos pesares, vale esperar para saber se ficará muito mais caro.

Novo Kia Cerato

Kia Cerato

O Cerato foi o carro mais vendido da Kia no Brasil nos últimos anos. Sua sacada foi competir um pouco abaixo da faixa onde estão o Civic e o Corolla. Agora, com a nova geração, que cresceu e ficou mais sofisticada, ele subiu de nível. Ou seja, se você busca um bom sedã, mas sem grande espaço interno e equipamentos, vá com o atual. Se quer coisa maior e melhor, espere.

Mitsubishi Outlander 2013

Mitsubishi Outlander 2013

Mitsubishi Outlander

O crossover chegou de mansinho ao Brasil em meio à fama dos Pajeros, mas, depois de ganhar um facelift que o fez lembrar o sedã Lancer, o Outlander vendeu bem. Agora a Mitsubishi prepara sua segunda geração (terceira se contarmos o velho AirTrek) que ficou…feia. Pois é, o novo é estranhamento ultrapassado no visual. Talvez compense por dentro, porém, o atual ainda dá show de elegância. Está aí um bom argumento.

Ford Focus III

Ford Focus III

Ford Focus

A Ford ainda não disse quando o Focus III chegará ao Brasil, mas fez questão de mostrá-lo curiosamente na versão sedã no Salão do Automóvel. O novo modelo é bem instigante e esportivo, e mais: lá fora foi considerado o mais bem acertado dos três, coisa que já é difícil imaginar tal a precisão da sua suspensão. Se o exterior é polêmico, o interior é muito melhor que o atual. Como a concorrência é grande, vale esperar pelo futuro Focus. Ele não deve chegar muito mais caro sob pena de perder espaço para seus rivais.

Dacia Sandero Stepway

Dacia Sandero Stepway

Renault Sandero e Logan

A dupla de compactos da Renault ganhará nova geração dentro de um ano, mais ou menos. Os dois ficaram mais bonitos (coisa fácil no caso do sedã) e sem perder o ótimo espaço interno. O acabamento é um pouco melhor, mas espera-se mais itens de série, ou seja, razão suficiente para esperar por eles. Se está com pressa, melhor dar uma olhada na concorrência.

Novo Volkswagen Santana

Novo Volkswagen Santana

Volkswagen Polo Sedan

Quer um sedã maior que o Voyage e mais barato que o Jetta? Nem pense em levar o Polo Sedan. É verdade que o compacto foi por muito tempo referência num país cheio de projetos de 3º mundo, mas ele envelheceu e merece uma aposentadoria decente. Isso deve ocorrer pela lógica, já que no 2º semestre o renascido Santana desembarca no Brasil.

Volkswagen Golf 7 2013

Volkswagen Golf 7 2013

Volkswagen Golf (como é que é?)

Pois é, ele talvez nem devesse estar aqui, mas, sabe como é, a Volkswagen, de repente, surpreende e resolve o imbróglio que é a sucessão do atual Golf 4,5. Feito no México ou no Brasil, o Golf 7 certamente valeria a espera caso chegasse até 31 de dezembro de 2013. Enquanto não se tem certeza disso e por mais que o Golf ainda seja um carro bom de dirigir, vá visitar uma concessionária da Hyundai, da Ford, Peugeot, Chevrolet…

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook.