Yamaha XTZ 150 Crosser

Yamaha XTZ 150 Crosser

Os números de roubos e furtos envolvendo carros e motos estão cada vez maiores no Brasil. De acordo com dados divulgados pela Susep (Superintendência de Seguros Privados), durante o primeiro semestre de 2014, mais de 79 mil veículos foram alvos desses crimes, o que representa uma alta de 7% em comparação com o mesmo período de 2013.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

Para deixar os motociclistas mais atentos em relação a isso, o gerente de Aftermarket da Pósitron, Alexandre Jordão, deu algumas dicas que dificultam a ação dos criminosos.

Segundo o especialista, a primeira mudança que o piloto deve tomar é em relação a seu comportamento e ficar sempre atento e alternar os trajetos rotineiros com as suas motos, que podem evitar situações de risco. “Apesar de o caminho mais curto economizar combustível e tempo do motociclista, fazer a mesma rota todos os dias facilita o trabalho dos bandidos, já que permite estudar a melhor ocasião para agir”.

Estar alerta também pode ajudar, tanto na condução quanto para evitar assaltos em semáforos e ao subir ou descer da moto. “O importante é não se mostrar surpreso, perdido ou despreparado no caso de uma aproximação. É aconselhável prestar atenção na hora de ligar e desligar a moto, assim como travá-la e destravá-la”.

Triumph Tiger 800

Triumph Tiger 800

Os alarmes também ajudam a proteger suas motos. “O motorista deve, em primeiro lugar, entender as diferenças e vantagens dos equipamentos, para aproveitar ao máximo os benefícios e funcionalidades de cada um”, afirma o especialista.

Estes aparelhos trazem controle de presença que bloqueia o motor de partida e a bomba de combustível quando afastado da moto; sensor de movimento com acelerômetro 3D, que dispara a sirene em casos de movimentação nas três dimensões: nos lados, em cima e embaixo, mesmo com a ignição desligada; e botão secreto, que ativa o alarme caso não seja pressionado antes do descanso lateral ser levantado ou da ignição ser acionada.

Veja também: Harley-Davidson, conheça a sua história (Vídeo)

As correntes, mais antigas e disseminadas, têm baixo custo e são eficazes na prevenção contra furtos de motos. Algumas proteções trazem um revestimento plástico, que evita que o metal enferruje ou risque a moto. “Outra opção é a trava. Além de ser menor, é mais difícil de ser violada. Geralmente, é instalada no pneu traseiro, impedindo o movimento da roda”, conclui Jordão.

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no  Google+.

Veja dicas para prevenir roubos e furtos de motos