Dacia Duster

Dacia Duster

A Renault revelou nesta terça-feira o Duster, mais novo integrante da família Logan e que segue a linha adotada pelo EcoSport no Brasil: visual “jipinho”, mas base de um compacto barato. Embora mostrado com a marca da Dacia, a subsidiária romena que criou o Logan, nós preferimos nos referir a ele já como Renault Duster, afinal no próprio comunicado da marca francesa há a citação de que ele será vendido no Brasil como Renault, claro.

Tanto Logan quanto Sandero mantiveram seus nomes, não importando se Dacia ou Renault. Mas torcemos para que a versão brasileira, que será fabricada em São José dos Pinhais no final de 2010, não tenha essa cara esquisita do Dacia. É difícil, mas quem sabe um refinamento não venha a calhar.

A Renault lançará o Duster brasileiro em 2011 e é certo que ele será apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, em outubro do ano que vem. Assim como o EcoSport, também o Duster terá tração dianteira e uma versão 4×4 com acionamento automático.

Os motores na Europa são 1.6 a gasolina e a diesel, ou seja, aqui fatalmente ele virá com o 1.6 16V Flex que equipa o Sandero e o Logan. A Renault diz que o modelo é espaçoso e capaz de enfrentar trilhas com certa desenvoltura. Seu comprimento é de 4,31 m e a largura, de 1,82 m. A altura do solo é de mais de 20 cm e o porta-malas leva 475 litros.

Resta saber se a Ford já terá lançado a nova geração do EcoSport em 2011. Aí a coisa pode ficar mais complicada para o genuíno rival do atual EcoSport.