Exportações da Volkswagen

Exportações da Volkswagen

A Volkswagen comemorou os resultados de exportação registrados nos primeiros cinco meses de 2017. Entre os meses de janeiro e maio, foram 71.086 unidades exportadas; o que representa um aumento de 63% frente aos 43.575 registrados no mesmo período do ano passado. Esses números superam os 61,8% de crescimento da indústria nos cinco primeiros meses deste ano; e representam 24% de todas as exportações da indústria automotiva brasileira.

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A Argentina, Colômbia e México foram os países que mais receberam os veículos produzidos pela Volkswagen no território brasileiro. O líder continua sendo o Gol, que teve 32.158 exemplares exportados nos cinco primeiros meses; seguindo pelo Voyage, com 13.029 unidades; Saveiro, com 11.825 unidades; e up!, com 8.441 unidades.

Exportações da Volkswagen

Exportações da Volkswagen

Em toda a sua história, a Volkswagen já exportou mais de 3,5 milhões de veículos para 147 mercados. O primeiro embarque foi marcado por 13 unidades dos modelos Kombi e Variant, destinados ao México e países da América do Sul em 1970.

A fabricante alemã utiliza os portos de Santos (SP), São Sebastião (SP) e Paranaguá (PR) para exportar os veículos; já que são próximos das fábricas da VW localizadas em São Bernardo do Campo – Anchieta (SP), Taubaté (SP) e São José dos Pinhais (PR).

Exportação do novo up!

Exportação do novo up!

Confira as curiosidades das exportações da Volkswagen:

  • As exportações da Volkswagen do Brasil começaram em fevereiro de 1970, quando 13 unidades dos modelos Kombi e Variant foram exportadas para o México e países da América do Sul.
  • Em 1972 os volumes exportados já chegavam a 7.204 unidades. Este número expressivo fez a empresa perceber a grande oportunidade de tornar-se líder em exportação (automóveis e comerciais leves).
  • Um dos maiores contratos de exportação foi com o Iraque, para onde foram exportadas 170 mil unidades do Passat de 1983 a 1988.
  • Outro grande contrato ocorreu em 1987, com o Projeto 99 (Voyage e Parati) para o mercado norte americano (Canadá e EUA). Foram dois anos de exportação da Parati com 25.022 unidades e sete anos do Voyage com 202.062 unidades exportadas.
  • Em 2000, após o sucesso das exportações do Voyage e da Parati, a Volkswagen do Brasil anunciou a volta ao mercado norte americano (Canadá e EUA), considerado um dos mais exigentes do mundo; com as exportações do modelo Golf. Foram 137.925 unidades do modelo para os EUA no período de 2000 a 2005 e 75.063 unidades para o Canadá entre os anos de 2000 a 2009.
  • O Gol com motor a diesel foi vendido entre 2000 e 2008 para Argentina (14.562 unidades no período), Uruguai (1.219 unidades) e Paraguai (898 unidades).
  • Em junho de 2004 a Volkswagen comemorou 1,5 milhão de unidades exportadas. O veículo que representou esse marco foi um Gol destinado à Venezuela.
  • O ano de 2005 registra o ápice da exportação, com a abertura dos mercados da África e Oriente Médio; mais uma vez a Volkswagen do Brasil superou desafios levando produtos para países com diferentes exigências.
  • Os produtos da Volkswagen do Brasil (automóveis e comerciais leves), já marcaram presença na Europa, África, Ásia e Américas.
  • Com a criação do Mercosul em 1991 inicialmente composto por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, no qual os objetivos primordiais eram a eliminação das barreiras tarifárias e não-tarifárias no comércio entre os países membros; o impacto geral sobre a performance da indústria automobilística foi extremamente positivo, considerando que esses países tornaram-se um importante polo de atração de investimentos estrangeiros diretos.
  • Em alguns países os modelos receberam outro nome, como o Gol no México; Rússia e Egito chamou-se Pointer ou mesmo o Fox, que no México chamava-se Lupo.
  • Entre 2004 e 2005, o Gol foi exportado para a Rússia, sendo o primeiro carro brasileiro a circular naquele país.
  • Ucrânia, Turcomenistão e Azerbaijão receberam o Gol, entre 2005 e 2006; sendo que o automóvel sofreu adaptações devido à grande diferença climática em relação ao Brasil.
  • China e Irã chegaram a fabricar o Gol em CKD a partir de peças exportadas do Brasil.
  • up! começa a ser exportado em 2014. Cerca de 2.000 unidades do up! desembarcaram na Argentina nas versões 2 e 4 portas.
  • Em 2015, o up! passa a ser exportado também para o Uruguai, México e Peru.
  • Em 2016, o up! conquistou mais três novos mercados: Paraguai, Costa Rica e Curaçao.
  • Volkswagen do Brasil chega a 3,5 milhões de veículos exportados em sua história e reafirma a sua liderança nos envios a outros mercado com os resultados de 2016.

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Volkswagen tem alta de 63% nas exportações em 2017