Volkswagen XL1

Volkswagen XL1

A Volkswagen confirmou nesta quinta-feira a produção do XL1, um carro que parece saído de filmes de ficção científica. O modelo, no entanto, é bem real e será produzido de forma artesanal na antiga fábrica da Karmann na Alemanha.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

A montadora ainda faz mistério a respeito de volumes de produção e do preço do XL1, mas certamente será um carro para poucos. Os felizardos que conseguirem comprá-lo, no entanto, terão um veículo extremamente eficiente, ou, nas palavras da VW, “o mais eficiente do mundo”.

Não é exagero. Ao combinar um motor diesel de dois cilindros, 48 cv e 0.9 litro com um elétrico de 27 cv e um peso baixíssimo de apenas 795 kg, o XL1 é capaz de rodar 111 km com um litro de diesel. Não é só isso. O modelo tem o coeficiente aerodinâmico de 0,189, o mais baixo do mundo. Para se ter ideia, o Mercedes-Benz CLA era até então o melhor nesse sentido após roubar por poucas semanas o título do Prius. Detalhe: o cupê alemão tem Cx de 0,22.

Volkswagen XL1

Volkswagen XL1

Para chegar a esse resultado, o XL1 dispensou retrovisores (substituídos por câmeras) e a grade do radiador, que virou apenas um filete. Segundo a VW, para manter 100 km/h, o carro precisa de apenas 8,4 cv – a velocidade máxima é de 160 km/h limitada eletronicamente e o 0 a 100 km/h, feito em 12,7 segundos.

O que espanta é que o XL1 leva duas pessoas lado a lado e não uma atrás da outra, como no primeiro protótipo. Isso aumentou a área frontal e prejudicou um pouco a aerodinâmica, porém, tornou o XL1 viável comercialmente.

Volkswagen XL1

Volkswagen XL1

Segundo a VW, o XL1 é tão longo quanto um Polo, mas mais baixo que um Porsche Boxster ( 1,282 m contra 1,29 do Porsche). Ainda de acordo com a montadora alemã, o XL1 servirá como laboratório de testes de novos processos de produção que poderão ser adotados por outros modelos no futuro.

Veja também: Volkswagen Fusca ganha edição especial histórica

A Volks deve dar mais detalhes do XL1 no Salão de Genebra.

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook.