Ferramentaria da Volkswagen do Brasil celebrando seus 60 anos

Ferramentaria da Volkswagen do Brasil celebrando seus 60 anos

A ferramentaria da fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP) comemorou recentemente seus 60 anos de atividades. E para marcar a data, a empresa alemã inaugurou dois centros de usinagem de última geração e se prepara para instalar um terceiro equipamento; previsto para o início de 2018. Essas três novas máquinas, destinadas à estampagem de peças de grande porte; são frutos de um investimento de cerca de R$ 30 milhões.

Você merece o melhor para o seu carro, e nós temos o melhor dele. Tudo de alta qualidade. A escolha perfeita. Compre com confiança na AMAZON e tenha a garantia de satisfação. Não perca mais tempo procurando por peças de baixa qualidade, dê ao seu carro o melhor. Clique aqui para ver nossa seleção agora mesmo!

De acordo com a Volkswagen, as novas máquinas irão oferecer mais precisão e agilidade no desenvolvimento e fabricação de ferramentas destinadas à produção de peças; como laterais, portas e dispositivos de armação de carrocerias, por exemplo. “Com esses investimentos em maquinários, queremos levar a Ferramentaria a um patamar cada vez maior, quando se fala em eficiência, tecnologia e qualidade”, afirma o vice-presidente de Operações da Volkswagen América do Sul e Brasil, António Pires.

Ferramentaria da Volkswagen do Brasil

Ferramentaria da Volkswagen do Brasil

A ferramentaria da fábrica de São Bernardo do Campo conta com as áreas de estampos, responsável pela construção de ferramentas, como laterais e portas; e armação, que inclui carrocerias e partes móveis de portas e tampas.

O local é responsável por produzir as principais ferramentas e dispositivos de modelos como Gol; up!; Fox; Saveiro; Golf; Polo e Virtus. Além disso, a ferramentaria da Volkswagen do Brasil já atendeu outros países: recentemente, a marca exportou ferramentas ao México para produção de caixa de roda externa e de canal de água do Tiguan Allspace; crossover que chegará ao mercado brasileiro em 2018.

Ferramentaria da Volkswagen do Brasil

Ferramentaria da Volkswagen do Brasil

Em seis décadas, a ferramentaria da VW do Brasil já soma mais de seis mil dispositivos e ferramentas de grande porte; que utilizaram mais de 120 mil toneladas de ferro fundido processado.

Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas

Linha do tempo da ferramentaria da Volkswagen do Brasil

1957: A Volkswagen do Brasil iniciou a produção da primeira Kombi com 50% de peças nacionais, na fábrica de São Bernardo do Campo. Nesse período, o trabalho da Ferramentaria estava restrito à realização de pequenos ajustes.

1959: Com a implantação da linha do Fusca e o avanço no processo de nacionalização da produção; a área recebeu equipamentos e ampliou gradativamente sua atuação. A partir daí, a Ferramentaria passou a atuar em quatro grandes áreas: Estamparia, Armação, Moldes e Modelação. Ainda neste ano, a área recebeu equipamentos e ferramentas e ampliou gradativamente sua atuação na confecção de estampos.

1973: Foi inaugurado o Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI; que, até os dias de hoje, é a principal porta de entrada de profissionais da Ferramentaria.

1984: O Brasil conhecia o Santana e a Ferramentaria instalou o primeiro Robô ABB na produção; oferecendo maior qualidade e segurança.

1990: Nos anos 90, houve um grande avanço tecnológico com a chegada das máquinas CNC (Controle Numérico Computadorizado); as quais otimizaram os projetos e garantiram maior precisão.

1997: Chegada do software de simulação de estampagem ao Brasil, responsável por transferir o conhecimento da área de Prensa para a Engenharia; capaz de simular a estampagem antes do início de qualquer processo produtivo.

2004: Ferramentaria inicia a exportação de ferramentas para a Volkswagen China e dispositivos para o Irã.

2005: Ferramentaria exporta ferramentas para atender a produção do New Beetle, no México.

2006: Exportação de dispositivos e ferramentas para a produção de SpaceFox na Argentina.

2010: Ferramentaria exporta ferramentas de portas e para-lamas para atender a produção da Amarok, na Argentina.

2011: Ferramentaria exporta ferramentas e dispositivos para atender a produção do Jetta, no México.

2016: Área exporta ferramentas para produção de caixa de roda externa e de canal de água do Novo Tiguan Allspace, no México. Modelo chegará ao mercado brasileiro em 2018.

2017: Ferramentaria é responsável por confeccionar ferramentas de 100% das laterais e portas que são feitas na Volkswagen do Brasil; assim como 100% do fechamento da carroceria e também partes móveis de portas e tampas.

Confira o BlogAuto no: Youtube, Facebook, Google+, Instagram e Twitter.

Volkswagen renova sua ferramentaria com R$ 30 mi