Volvo V40

Volvo V40

A principal atração da Volvo no Salão do Automóvel de São Paulo, que abriu suas portas ao público nesta quarta-feira, 24, é sem dúvidas o novo hatch Volvo V40, que chega ao mercado brasileiro no ano que vem – mais precisamente no segundo trimestre de 2013, como o BlogAuto adiantou. O novo Volvo V40 ficou reconhecido mundialmente por ser o primeiro automóvel a utilizar airbag para pedestres em caso de colisão frontal, um dos equipamentos que fez com que o modelo levasse o título de carro mais seguro do mundo, segundo o Euro NCAP, instituto que avalia a segurança ativa e passiva do veículo.

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O novo Volvo V40 terá modelos como Audi A3, BMW Série 1  e Mercedes-Benz Classe A como principais concorrentes. Pelo menos por enquanto, a Volvo não deverá lançar uma versão duas portas do dois-volumes, que seria um substituto mais adequado para o C30. “Tenho certeza de que o V40 é um produto que nasceu vencedor, com sucesso em todos os mercados onde foi lançado. No Brasil, temos a convicção de que o carro será um divisor de águas da história da marca”, afirma Paulo Solti, presidente da Volvo Cars para o Brasil e para a América Latina.

Volvo V40

Volvo V40

Volvo V40

Além do airbag para passageiro, o Volvo V40 traz outros equipamentos de segurança interessantes, como é o caso do detector de pedestres (Pedestrian Detection), com frenagem automática completa, que detecta a presença de pedestres nas ruas e freia o veículo em velocidades até 35 km/h caso haja risco de impacto. O sistema atua por meio de câmera e radar, instalados na parte frontal do carro. Há o aviso de mudança de faixa, quando, em velocidades acima de 65 km/h, o sistema ajuda a evitar que você saia da pista, assim como colisões causadas por distrações. Essa função usa uma câmera que registra as marcas de faixas e ajuda a monitorar a posição do carro na pista. Se você sair da pista, o sistema o alertará com um sinal sonoro. Se você muda de faixa intencionalmente, sinalizando com a seta, o sistema não é ativado.

Volvo V40

Volvo V40

O Volvo V40 traz ainda o Park Assist, que encontra uma vaga de estacionamento para o condutor e o ajuda a realizar a manobra, e o City Safety, que freia o carro automaticamente caso o motorista não reaja a tempo de evitar uma colisão iminente ou quando está dirigindo muito depressa em direção a um objeto parado. Agora, o sistema pode reduzir ou mesmo evitar completamente impactos em uma velocidade de até 50 km/h. Por fim, o V40 é equipado com o Road Sign Information, que monitora as placas de velocidade, indicando no painel a velocidade permitida e avisa se o carro está excedendo o limite.

Volvo C30 Electric

Volvo C30 Electric

Além disso, a Volvo apresenta em seu estande o C30 Electric, movido apenas a eletricidade, e o motor é quatro vezes mais eficiente que um propulsor a combustão, fazendo de 0 a 70 km/h em apenas seis segundos. O modelo traz um sistema elétrico de 400V, com baterias de 24 kWh de íons de lítio que podem ser recarregadas em tomada comum de 110V ou 220V em pouco mais de sete horas. O motor tem refrigeração líquida e potência de 82 kW, ou 111 hp. Isso permite autonomia de até 150 quilômetros e velocidade máxima, limitada eletronicamente, de 130 km/h.

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Uma versão Racing do V60 também é mostrada por lá. O automóvel, preparado para as pistas, traz um motor 2.0 turbo de quatro cilindros em linha, com injeção direta e potência superior a 250 cv. A tração é dianteira e a transmissão é automatizada de dupla embreagem, com seis velocidades.

Volvo V60 Racing

Volvo V60 Racing

Um aplicativo batizado de Volvo On Call App também é exibido no estande. O software permite ao proprietário de um Volvo monitorar e controlar diversas funções do veículo à distância, por meio de smartphones e tablets. O aplicativo permite localizar o veículo em caso de roubo, checar se o carro está com portas abertas e fechá-las a distância (exceto C30 e XC90), verificar o nível de combustível, a quilometragem rodada, o consumo médio, alertas de manutenção, sua localização exata, o consumo médio de até 40 dias rodados e quais as rotas usadas nesse período, acionar a buzina e o pisca-alerta para permitir a localização do veículo em estacionamentos, entre outros, tudo através de smartphones ou tablets.

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