A Audi está abrindo um novo capítulo em sua história de sucesso no segmento de médio porte com a nova família A5. Lançada 30 anos após o primeiro Audi A4, a linguagem de design aprimorada da última geração, agora chamada Audi A5, cativa com proporções premium. Ambas as carrocerias, Sedan e Avant, personificam perfeitamente a essência esportiva da filosofia de design da Audi. Uma nova linguagem de design no interior cria uma sensação generosa de espaço e coloca os displays em um palco digital. O novo conceito operacional aumenta a interação com o veículo. Motores de combustão eficientes, parcialmente eletrificados, e modelos S emocionantes completam a gama.
Expansão e Reestruturação dos Modelos Audi A5
Com a expansão de sua gama de modelos, a AUDI reestruturou a nomenclatura de seus veículos desde 2024. Os números nos nomes dos modelos elétricos e de motores a combustão são o diferencial. A partir de agora, números pares representam modelos elétricos, enquanto números ímpares indicam veículos com motores a combustão. Com a estreia da última geração, o Audi A4, um bestseller de longa data, será chamado de Audi A5 e será produzido em Neckarsulm. Ele é oferecido em quatro novas variantes: como o A5 Sedan e S5 Sedan e como o A5 Avant e S5 Avant. Essas versões são os primeiros modelos a serem lançados na Plataforma Premium de Combustão (PPC).
Design Poderoso e Limpo
À primeira vista, a família A5 completamente redesenhada apresenta um design poderoso e limpo. As proporções modificadas, com uma longa distância entre eixos, grandes rodas e a carroceria baixa e esportiva, incorporam dinamismo progressivo e padrões premium. No Sedan, a cabine compacta e esportiva estende-se para a traseira em um arco fluido, que se funde perfeitamente na janela traseira rasa de maneira coupé, terminando na tampa traseira curta com uma borda de spoiler marcante.
Inovação em Funcionalidade e Design do Audi A5
A tampa traseira, novidade nesse segmento de veículos, oferece uma simbiose convincente de design e funcionalidade. Ela se abre com a janela traseira, facilitando significativamente o acesso ao compartimento de bagagem. Isso resulta em um conceito de sedan completamente novo para a Audi. No Avant, a linha de teto dinâmica e tensa se funde em um spoiler de teto integrado que se estende sobre a janela traseira esportiva e plana. Os pilares D, que são inclinados, enfatizam a vista lateral dinâmica do A5 Avant.
Frontal Impressionante
A frente é dominada pela Singleframe larga e significativamente mais baixa, com uma estrutura tridimensional em favo de mel. Juntamente com os faróis estreitos e precisamente desenhados, ela molda a face do veículo e lhe confere uma expressão marcante e focada. Graças ao “nariz macio” integrado ao para-choque, o capô é nivelado com a extremidade frontal. As bolhas que sobressaem poderosamente da área dos ombros nas rodas dianteiras e traseiras remetem ao Audi Urquattro, um elemento central do DNA de design da Audi.
Tecnologia de Iluminação Avançada
A família Audi A5 oferece luzes diurnas digitais com tecnologia LED na frente e luzes traseiras OLED digitais de segunda geração na traseira. Com cerca de 60 segmentos por painel OLED digital, elas estão se tornando cada vez mais um display na traseira do veículo no A5. Os faróis e as luzes traseiras são projetados tridimensionalmente, oferecendo assinaturas de luz digital opcionais, unindo assim os mundos físico e digital.
Interior Focado no Usuário
O design do interior do novo Audi A5 baseia-se em quatro características principais. Primeiramente, o interior possui um design centrado no ser humano, ou seja, é consistentemente voltado para as necessidades dos seus usuários. A segunda característica especial é o Palco Digital, que se estabelece à vista do motorista e do passageiro dianteiro na forma dos displays Audi MMI. Com seu Design Dirigido por Materiais, a série Audi A5 atende à necessidade de uma sensação generosa de espaço com um alto nível de conforto. O layout claro e a fácil operação do interior fornecem uma visão geral em todas as situações, formando a quarta característica: Clareza Visual. Adiciona-se a isso a opção de luz de interação dinâmica para apoiar a interação do carro com os ocupantes.
Novo Conceito Operacional
O novo conceito operacional da família Audi A5 aumenta a interação com o veículo graças à arquitetura eletrônica E³. O novo Audi A5 se integra perfeitamente ao ecossistema digital dos nossos clientes e oferece uma experiência de conectividade personalizada. O display panorâmico Audi MMI, fino e independente, possui um design curvo e utiliza tecnologia OLED. Ele consiste no cockpit virtual Audi com uma diagonal de tela visível de 11,9 polegadas e no display touch MMI de 14,5 polegadas. A Audi complementa o palco digital para os passageiros da frente com o opcional display MMI de 10,9 polegadas, perfeitamente integrado ao design do painel. O novo A5 possui um head-up display configurável, desenvolvido ainda mais em comparação ao seu antecessor. Pela primeira vez, os motoristas agora têm a opção de controlar funções do veículo e do sistema de infotainment via head-up display.
Sistema MHEV Plus
O novo sistema MHEV plus, baseado em um sistema elétrico de bordo de 48 volts, apoia o motor de combustão e reduz as emissões de CO2, aumentando o desempenho. O gerador de trem de força (PTG) permite a condução parcialmente elétrica, contribuindo para a redução do consumo de combustível. O PTG também pode adicionar até 24 CV de potência elétrica à saída do motor de combustão. Ao desacelerar, o PTG alimenta energia de volta à bateria (recuperação) em até 25 kW. Como resultado, é possível realizar manobras e estacionamento puramente elétricos de maneira limitada. Graças à opção de usar um compressor de ar condicionado elétrico, o sistema de ar condicionado pode ser operado mesmo quando o veículo está parado nos semáforos e o motor de combustão está desligado.
Controle de Frenagem Integrado
Com o sistema de controle de frenagem integrado e capaz de mistura (iBRS), o pedal de freio e a hidráulica dos freios podem ser completamente desacoplados. Em modelos com o sistema MHEV plus, por exemplo, a desaceleração necessária é alcançada sem o uso dos freios de fricção graças à frenagem regenerativa. Isso significa que a desaceleração é inicialmente alcançada apenas pela recuperação. Os freios de fricção só entram em ação quando o pedal de freio é pressionado com mais força. A sensação do freio permanece inalterada por isso.
Variedade de Motores Eficientes do Audi A5
Os motores eficientes na família Audi A5 cobrem uma ampla gama: desde o modelo de entrada convencionalmente motorizado até o confortável corredor de longa distância e o carro esportivo dinâmico. Os pacotes de motores, transmissões, grau de eletrificação e tipo de trem de força são voltados para as expectativas dos nossos clientes. O motor de entrada é um 2.0 TFSI com 150 cv. Opcionalmente, o mesmo motor está disponível com uma potência de 204 cv. Este motor TFSI está equipado com um turbocompressor com geometria de turbina variável (VTG) e funciona com um processo de combustão modificado que é particularmente eficiente em termos de consumo de combustível sob carga parcial.
Desempenho Esportivo do S5
O S5 é um carro esportivo baseado em um motor 3.0 V6 TFSI com 367 cv. Ele possui um turbocompressor com geometria de turbina variável (VTG) e tecnologia MHEV plus pela primeira vez. A transmissão S tronic de dupla embreagem revisada no Audi S5, projetada para mais torque, também reduz o peso no eixo dianteiro e melhora a agilidade. A eletrificação parcial por meio do novo sistema MHEV plus de 48 volts leva à redução das emissões de CO2 através de componentes de condução eletrificada e alto desempenho de recuperação.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
Desenvolvimento Contínuo da Suspensão
Graças ao desenvolvimento contínuo da suspensão, o novo Audi A5 traz as características de condução típicas da marca Audi perfeitamente para a estrada. Como resultado de um extenso trabalho de detalhamento na suspensão e direção, o Audi A5 oferece uma manobrabilidade precisa, sem esforço e amplamente neutra que, se a suspensão opcional com amortecedores adaptativos for escolhida, pode ser diferenciada significativamente mais entre conforto e esportividade. A direção, que é sempre a direção progressiva Audi no novo modelo, também se tornou consideravelmente mais precisa.
Ainda não temos informação de quando teremos a nova linha A5 no Brasil.
Audi A5 2025
Audi A5 Avant 2025
Audi S5 2025
Audi S5 Avant 2025
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.