AUDI A6 AVANT E-TRON CONCEPT temos a esperança que as peruas não irão morrer

AUDI A6 AVANT E-TRON CONCEPT temos a esperança que as peruas não irão morrer

Como o Audi A6 e-tron concept que foi apresentado no último ano, o A6 Avant também tem um sistema de tração exclusivamente elétrico baseado na plataforma PPE, desenvolvida sob a liderança da Audi. Ao mesmo tempo, ele representa um novo conceito de design com as mesmas dimensões do A6 e-tron. O modelo possui 4,96 metros de comprimento, 1,96 metro de largura e 1,44 metro de altura. Suas linhas representam o desenvolvimento consistente da linguagem contemporânea da Audi. Elementos como a grade Singleframe fechada e a faixa contínua de luzes na traseira enfatizam seu parentesco com os outros modelos elétricos da linha e-tron.

Quer parcelar os débitos do seu carro? Faça tudo online: licenciamento, IPVA e multas sem todo o processo burocrático. Saiba mais, clicando aqui.

As linhas e proporções elegantes do novo A6 Avant e-tron Concept antecipam os futuros modelos elétricos que serão produzidos e oferecem pistas sobre como serão elegantes e dinâmicos.

Ostentando o emblema do A6, o carro-conceito destaca seu lugar na história da marca. Esta família tem representado a marca em um dos segmentos de maiores volumes do mundo desde 1968 (até 1994, como o Audi 100). Há modelos Avant em série desde 1977 – uma reinterpretação revolucionária e projetada com muita emoção da classe de station wagons.

Com o Avant, a empresa literalmente desenvolveu um novo tipo de veículo que tem sido frequentemente seguido pela concorrência. Avant, um termo derivado de avant garde e um slogan de propaganda da Audi em 1995, é também o nome dado para as mais belíssimas station wagons do mundo. No futuro, o Audi A6 e-tron terá 700 km de autonomia no padrão WLTP e a versão mais potente deverá acelerar de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos.

A traseira do Audi A6 Avant, que é tão bela quanto espaçosa, é indiscutivelmente a única coisa que o qualifica como campeão de armazenamento em duplo sentido. O sistema de tração e a tecnologia da bateria também justificam esse título. Com seu sistema de 800 volts e 270 kW de capacidade de carga, ele consegue obter energia suficiente em apenas 10 minutos em estação de carga rápida para dirigir cerca de 300 km.

Com base em suas dimensões, o Audi A6 Avant e-tron concept representa claramente os segmentos superiores com 4,96 metros de comprimento, 1,96 metro de largura e 1,44 metro de altura. Com suas proporções dinâmicas e linhas elegantes, inclusive a traseira Avant típica da marca, se torna claro que o veículo foi concebido em um túnel de vento.

A aerodinâmica sempre desempenhou um papel principal na longa história de sucesso da Audi no segmento de luxo. O valor do coeficiente de arrasto na Audi é sinônimo de lendas. O Audi 100 – campeão do mundo em aerodinâmica com o valor do coeficiente de arrasto 0,30 – já estava bem adiante do desempenho dos concorrentes em 1982 e continuou assim por muitos anos.

Agora a família elétrica do Audi A6 e-tron concept está escrevendo um novo capítulo em sua história de sucesso, provando mais uma vez que a marca sempre combina forma e função. O valor de somente 0,22cx não tem precedente no segmento C eletrificado. Com sua extensa linha do teto, o arrasto aerodinâmico da carroceria Avant é somente 0,02 unidades acima disso. O acerto fino no túnel de vento mais uma vez resultou em um projeto orgânico com excepcional elegância e harmonia até o último detalhe.

Rodas largas de 22 polegadas e distâncias curtas dos eixos com um arco de teto dinâmico dão ao Avant proporções que são distintamente remanescentes de um veículo esportivo.

A ausência de bordas rígidas resulta em transições suaves entre as superfícies convexas e côncavas através da carroceria, além de sombras suaves. O arco do teto suavemente inclinado para a traseira, com a coluna D inclinada é uma característica típica do projeto de vidro do Audi Avant e a coluna D sobre da base estável da traseira do veículo de forma especialmente fluida. Os arcos das rodas chamativos acentuam efetivamente a largura da carroceria e estão simultaneamente integrados de forma orgânica às superfícies laterais.

Os arcos das rodas ficam conectados por uma área da bateria esculpida especialmente acima do painel lateral das portas, destacada em preto – um elemento do projeto que agora é um destaque da frota de veículos elétricos da marca Audi. Também típicos dos modelos e-tron da Audi são os elegantes retrovisores externos virtuais baseados em câmeras na base da coluna A.

Visto de frente, fica imediatamente aparente que o Audi A6 e-tron concept é um representante elétrico da marca das quatro argolas. Uma característica importante é a grande grade Singleframe, que tem uma moldura inferior de profundas entradas de ar para arrefecimento de pneus, bateria e freios. As molduras planas dos faróis se estendem além das laterais, sustentando a arquitetura da carroceria do veículo alinhada horizontalmente.

AUDI A6 AVANT E-TRON CONCEPT temos a esperança que as peruas não irão morrer

AUDI A6 AVANT E-TRON CONCEPT temos a esperança que as peruas não irão morrer

A influência do túnel de vento sobre a traseira também é inconfundível. A traseira é moldada para criar uma borda de separação aerodinamicamente funcional e em forma de circunferência. O aerofólio traseiro com friso colorido enfatiza visualmente a silhueta alongada e orientada horizontalmente do Audi A6 Avant e-tron concept. Ele também desempenha papel importante com o fluxo de ar para melhorar a aerodinâmica.

E na seção inferior, as duas entradas de ar dos difusores traseiros com tamanho generoso estão integradas na área do para-choque. Esses componentes, que também têm frisos coloridos, canalizam o ar que flui debaixo do veículo de modo a reduzir a turbulência – uma combinação perfeita de arrasto aerodinâmico reduzido e elevação minimizada.

A silhueta esportiva do veículo é enfatizada por sua sombra cinza chamada Neptune Valley. Enquanto a pintura tem um visual moderno e sutil quando na sombra, seu efeito total aparece no sol, criando pigmentos de sombras de ouro suave como efeito.

Os faróis e lanternas traseiras são finos e alinhados com a composição geral das linhas. A tecnologia Full LED digital Matrix e OLED digital possibilitam obter a luminosidade máxima e uma ampla gama de características, mesmo com uma área mínima de superfície, enquanto ao mesmo tempo oferece assinaturas personalizáveis da luz. O time de projetistas e desenvolvedores de iluminação da Audi mais uma vez realizaram um trabalho notável – este veículo conceito apresenta várias novas funções e opções de personalização em suas unidades de iluminação.

Três pequenos projetores de LED de alta resolução estão embutidos em cada lado da carroceria, transformando o piso abaixo deles em um palco quando as portas são abertas – efeitos de iluminação pequenos, extensos e dinâmicos saúdam os ocupantes com mensagens em seu próprio idioma.

Os faróis Full LED Digital Matrix obtêm uma qualidade quase cinematográfica. Por exemplo, se o Audi A6 Avant e-tron concept for estacionado em frente a uma parede durante uma pausa para recarregar a bateria, o motorista e os passageiros podem aproveitar para jogar um videogame projetado nessa parede. Ao invés de ver em uma pequena tela na cabine, eles verão as paisagens virtuais do jogo atual projetadas na parede – e tudo isso através dos faróis Full LED Digital Matrix.

A traseira do veículo conceito apresenta uma nova geração de elementos digitais OLED que, como uma faixa contínua de luzes, atua como um display. Eles também podem ser usados para criar variações quase personalizáveis sem limite de assinaturas digitais da luz e displays dinâmicos de iluminação que podem ser adaptados ao gosto pessoal de cada motorista.

Além disso, as projeções ao redor do veículo permitem pela primeira vez estender sua faixa de comunicação além do veículo. Com a ajuda da conectividade inteligente no veículo, o Audi A6 e-tron concept fornece informação a outros usuários da via com sinais visuais.

A Premium Platform Electric, ou PPE, é projetada exclusivamente para veículos elétricos. Este sistema está sendo desenvolvido sob a liderança da Audi em conjunto com a Porsche AG. Os primeiros veículos Audi construídos na plataforma serão apresentados a partir de 2023.

AUDI A6 AVANT E-TRON CONCEPT temos a esperança que as peruas não irão morrer

AUDI A6 AVANT E-TRON CONCEPT temos a esperança que as peruas não irão morrer

O elemento chave da futura frota de veículos nascidos na PPE é o módulo de bateria entre os eixos, que no A6 Avant e-tron concept armazena cerca de 100 kWh de energia. O uso de toda a base do veículo permite obter um layout relativamente plano para a bateria. Isso significa que, pela primeira vez, será possível usar a mesma plataforma tanto para veículos com grande distância do solo quanto em veículos com uma arquitetura dinâmica e plana, como o conceito Audi A6 Avant e-tron concept, sem qualquer alteração na arquitetura básica.

Mesmo sem o túnel central, os clientes da Audi terão o sistema de tração quattro, marca registrada da Audi. A futura gama de modelos PPE incluirá versões com um motor elétrico montado em cada eixo usando um controle eletrônico para fornecer tração nas quatro rodas sob demanda e atingir um equilíbrio perfeito entre a dinâmica de direção e eficiência energética. A família e-tron também incluirá versões básicas otimizadas para consumo mínimo e autonomia máxima – neste caso, a propulsão virá de um único motor elétrico montado no eixo traseiro. Os dois motores elétricos do Audi A6 Avant e-tron concept são capazes de entregar 350 kW de potência total e 800 Nm de torque.

Com a PPE, os veículos elétricos passarão a ser atraentes também para os clientes que preferem segmentos além do SUV – como o Sportback e o icônico Avant. Como resultado, a Audi pode efetivamente expandir a gama de veículos elétricos em seu portfólio e as economias de escala permitirão que esta tecnologia do segmento de luxo e várias versões de modelos sejam incorporados a uma ampla linha de produtos sem igual no mercado premium.

O coração da tecnologia de tração do Audi A6 Avant e-tron concept – e aquela de todos os modelos PPE futuros – será a tecnologia de carga de 800 Volts. Como o Audi e-tron GT quattro. A tecnologia garante que a bateria possa ser carregada com até 270 kW em curto espaço de tempo em estações de carga rápida.

Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas

Assim, o A6 Avant será o campeão de armazenamento em duplo sentido – não somente devido à sua traseira espaçosa. A tecnologia PPE permite cargas que ficam próximo de uma parada convencional para reabastecer um veículo tracionado por motor a combustão. Apenas 10 minutos são suficientes para carregar a bateria em nível suficiente para o veículo rodar mais de 300 km. E em menos de 25 minutos você pode carregar a bateria de 100 kWh do Audi A6 Avant e-tron concept de 5 a 80%.

Junto com uma autonomia de até 700 km – dependendo do sistema de tração escolhido e da potência do motor – os modelos da família do Audi A6 e-tron são decididamente adequados para longos percursos. E tem mais, sua autonomia e velocidade de carga acompanham aquelas dos motores a combustão, tornando-os veículos universais perfeitos para as necessidades diárias, desde percursos curtos ao supermercado até viagens mais longas durante as férias.

Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, FacebookInstagram, Twitter e Pinterest.

Audi A6 Avant E-Tron Concept temos a esperança que as peruas não irão morrer