Audi Q7 2016

Audi Q7 2016

A nova geração do Audi Q7, que tem o código 4M, levou o downsizing a sério, além de diminuir o tamanho do motor, como todos tradicionalmente fazem, fez um regime e eliminou impressionantes 325 quilos! Com isso o Audi Q7 2016 melhorou em muito em economia de combustível e está com uma dirigibilidade muito melhor.

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Em versão única, a Ambition, o Audi Q7 2016 tem preço sugerido de R$ 399.990 (atualizado em fevereiro/16), mas com todos os opcionais pode chegar a R$ 489.490 e, se acrescentarmos os acessórios passamos de meio milhão de reais, mais precisamente R$ 505.136.

Com tração integral permanente quattro, associada à transmissão automática Tiptronic de oito marchas e ao novo motor V6 3.0 TFSI, que apesar da letra “T” do nome vem com compressor e injeção direta de combustível, o maior SUV da Audi acelera de 0 até 100 km/h em 6,1 segundos. A velocidade máxima limitada eletronicamente é de 250 km/h.

Sabe aquele painel demais que estreou no Audi TT, veja avaliação aqui, pois o Audi Virtual Cockpit, uma tela de 12,3 polegadas totalmente configurável pelo usuário, também está presente.

O Audi Q7 2016 está ligeiramente mais compacto: com 5,05 metros de comprimento, distância entre-eixos de 2,99 m, 1,97 m de largura e 1,74 m de altura. O carro é 37 milímetros mais curto e 15 mm mais estreito, enquanto a altura permaneceu aproximadamente a mesma.

A grade Singleframe está mais larga e baixa do que no modelo anterior. Seu volume tridimensional é o elemento central da dianteira, se estende até os faróis. Molduras limitam as grandes entradas de ar e duas barras transversais em cada uma delas dividem seu interior.

Os faróis são unidades Xenon plus de série. Com os faróis opcionais de LED, as luzes de condução diurna formam uma dupla flecha luminosa juntamente aos indicadores de direção. Com os faróis LED, a Audi oferece lanternas direcionais traseiras dinâmicas, que traz segmentos individuais que se acendem em rápida sucessão, de dentro para fora.

Audi Q7 2016

Audi Q7 2016

O interior do Audi Q7 2016, em termos de espaço para joelhos, ombros e cabeça (41 mm a mais na fileira da frente), supera as dimensões de seu antecessor, apesar de o carro como um todo ser ligeiramente mais compacto. Podendo optar pelas cores preto, cinza, bege ou marrom para os revestimentos de couro dos bancos e de detalhes do acabamento.

O sistema de bancos do Audi Q7 2016 foi totalmente reprojetado. Comparado ao do modelo anterior, é quase 19 kg mais leve, cinco deles eliminados dos bancos dianteiros. Forrados com couro, os assentos oferecem um confortável posicionamento vertical e o melhor apoio lateral. Os apoios de cabeça podem ser ajustados não apenas verticalmente, mas opcionalmente também na horizontal. Os bancos dianteiros têm ajustes elétricos, com memória para o do motorista. Ambos trazem suporte lombar.

Audi Q7 2016

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A segunda fileira de bancos oferece o encosto dividido na proporção 35/30/35 e pode ser ajustado na inclinação em 16 posições. Opcionalmente, a Audi fornece a opção de sete lugares para o Q7, divididos 50/50, podem ser posicionados eletricamente na vertical ao apertar um botão ou rebatidos na horizontal, integrando-se ao assolho do porta-malas. Todos os bancos da segunda e terceira filas têm fixação Isofix para cadeirinhas infantis. Até seis cadeirinhas para crianças podem ser instaladas no novo Q7, inclusive no banco do passageiro de frente.

O Q7 traz de série o ar-condicionado com quatro zonas, com os mostradores de temperatura incorporados aos controles rotativos. Um display TFT (filme transistorizado) mostra a situação de importantes funções. Com um simples toque nos interruptores capacitivos o tamanho dos gráficos aumenta. Os passageiros de trás têm seus próprios controles. O sistema consome pouca energia, graças a inovações no motor do ventilador, na entrada de ar exterior e no circuito de refrigeração.

Audi Q7 2016

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Toda a iluminação interior, incluindo o compartimento de bagagem, é feita com LEDs. Interruptores capacitivos acionam as luzes nos bolsos das portas. O painel de instrumentos e o acabamento das portas incluem a chamada iluminação de contorno – guias luminosas de LEDs extremamente finas que seguem as linhas principais.

Quando todos os sete lugares são ocupados, a capacidade do porta malas é de 295 litros de bagagem. Com cinco lugares, são 890 litros e 2.075 litros com a segunda fileira de assentos rebatida. A porta do bagageiro tem acionamento elétrico de série e controle por gestos – uma movimentação do pé sob o para-choque traseiro é detectada por um sensor, comandando a abertura ou fechamento sem necessidade do uso das mãos – uma significativa vantagem ao embarcar bagagens ou compras do supermercado.

Audi Q7 2016

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Junto ao sistema MMI navigation plus com MMI all-in-touch, o Q7 traz a bordo o Audi Virtual Cockpit – uma tela de 12,3 polegadas com 1.440 x 540 pixels de resolução, a posição do ponteiro do conta-giros, por exemplo, é calculada 60 vezes por segundo para garantir uma movimentação absolutamente fluida.

O motorista pode optar entre duas interfaces diferentes. No modo “Infotainment” uma janela central domina a vista, abrindo um grande espaço para o mapa de navegação ou para as listas de contatos do telefone, estações de rádio ou áudio. O conta-giros e o velocímetro são apresentados como mostradores redondos pequenos à esquerda e à direita. Na configuração clássica, a janela central é menor e os instrumentos aparecem na forma de grandes mostradores analógicos.

Audi Q7 2016

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A Audi também equipou o Q7 com um head-up display, que projeta informações e números importantes num campo de 200 mm x 80 mm no para-brisa. A informação parece flutuar numa janela a aproximadamente 2,1 m à frente do para-brisa.

No centro do painel de instrumentos fica o monitor MMI para o motorista e o passageiro da frente, que se estende eletricamente toda vez que o sistema é iniciado. O dispositivo mede 8,3 polegadas na diagonal e mostra gráficos elaborados em alta resolução.

O MMI navigation plus opcional com MMI all-in-touch traz um drive DVD, dois leitores de cartão, uma memória flash, o sistema de som Bose 3D com duas entradas USB, uma interface Bluetooth e o monitor de alta resolução com 8,3 polegadas. O MMI navigation plus com MMI touch permite acesso a controle por voz do smartphone, mostra mensagens de e-mail do telefone e as lê em voz alta.

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O Q7 apresenta também um novo item no portfólio de conexão da Audi: a nova interface para smartphones traz para o carro o Apple Car Play e o Android Auto. Se o motorista se conectar com um telefone móvel iOS ou Android à porta de acesso USB (iOS a partir da versão 7.1; Android a partir da versão 5.0 Lollipop), o ambiente se abre na interface.

O Audi Q7 2016 traz um sistema de som da Bose 3D, com som tridimensional. Dois alto-falantes adicionais nas colunas A criam a dimensão espacial da altura, o coração do sistema de som Bose 3D é um amplificador de 558 watts com 15 canais. O algoritmo da Bose analisa os componentes de uma peça musical e os posiciona perfeitamente no palco sonoro virtual. Para isso, utiliza 19 alto-falantes.

O Audi pre sense básico interage com diferentes sistemas do carro. Caso detecte uma condição de direção instável, pode iniciar medidas preventivas para proteger os ocupantes do veículo. Os cintos dos bancos dianteiros são retesados eletricamente e as janelas e o teto solar são fechados. Além disso, as luzes de alarme são ativadas para alertar os motoristas mais próximos.

Audi Q7 2016

Audi Q7 2016

O pacote opcional Audi side assist ajuda o motorista a partir de 15 km/h ao trocar de faixa, usando dois sensores de radar traseiros que têm alcance de cerca de 70 metros. Se um veículo for localizado no ponto cego ou se aproximar muito rápido, se acende um LED na carenagem do respectivo espelho retrovisor externo. Caso o motorista ainda assim acione a seta, o LED pisca sucessivas vezes com maior intensidade.

O Exit Warning Assist – alerta de desembarque – entra em ação quando o SUV para. Caso veículos ou bicicletas se aproximem por trás, o sistema avisa o motorista e os passageiros assim que eles abram uma das portas. O sistema usa as guias luminosas de LEDs do pacote de iluminação localizadas nas portas. Em uma situação perigosa, LEDs especiais de alta potência piscam e se acendem em vermelho. O alerta de desembarque permanece ativo até três minutos depois que a ignição é desligada.

Disponível no Pacote Tecnológico opcional, o assistente de visão noturna usa uma câmera infravermelha de longo alcance que reage ao calor irradiado por objetos. A informação, convertida em imagens em preto e branco, é exibida no cockpit virtual. O ambiente mais frio aparece escuro, enquanto animais e pessoas são mostrados com muito brilho. O sistema tem alcance de até 300 metros e pode detectar pessoas e grandes animais a cerca de 100 metros, destacando-os com marcadores amarelos.

Audi Q7 2016

Audi Q7 2016

Com 325 kg menos do que no modelo anterior. A carroceria multimateriais economiza até 71 kg de peso. As portas que, como todo o revestimento exterior, são feitas de alumínio, contribuem com uma economia de 24 kg. Os engenheiros também exploraram o grande potencial de redução de peso no chassi: 27 kg na suspensão dianteira e 40 kg na traseira. O trem de força teve o peso reduzido em 20 kg e o sistema de escapamento, em 19 kg.

O Audi Q7 2016 chega ao Brasil com o motor 3.0 TFSI, 28% mais econômico. O sistema start-stop inteligente é de série: quando o motorista deixa o carro rolar ao chegar a um sinal vermelho, por exemplo, ele desliga o motor antecipadamente, antes que a parada seja completa.

O 3.0 TFSI tem 2.995 cm³ de cilindrada (diâmetro x curso de 84,5 mm x 89,0 mm). Sua potência é de 333 cv e o torque máximo, de 44,9 kgfm, disponível entre 1.250 e 5.000 rpm. O compressor é posicionado no V de 90 graus formado pelas bancadas dos cilindros e, quando necessário, movimentado por uma correia pelo virabrequim. O ar de admissão é comprimido a até 0,8 bar. Dois intercoolers integrados no alojamento do compressor resfriam o ar quente para que mais oxigênio entre nas câmaras de combustão.

A nova transmissão tiptronic de oito velocidades foi projetada como uma transmissão clássica com conversor de torque. O diferencial central autotravante – coração do sistema de tração integral quattro – é integrado à caixa da transmissão Tiptronic. O design do diferencial central e da tração do eixo dianteiro integrados ao câmbio é bem mais compacto e leve do que a caixa de transferência do modelo anterior, contribuindo assim com a maior parte das reduções de peso do trem de força.

Audi Q7 2016

Em condições normais, o diferencial central, com configuração planetária, distribui a força entre os eixos na proporção 40/60. Caso as rodas de um dos eixos percam a aderência, o sistema pode transferir sem demora até 70% da força para a frente e até um máximo de 85% para as rodas traseiras.

O sistema de condução dinâmica Audi drive select, tem os modos de condução: eficiência, conforto, auto, dynamic, individual e off-road.

O BlogAuto testou o Audi Q7 2016 em um roteiro entre a cidade de Guarulhos e Atibaia, incluindo ai uma trilha até a Pedra Grande, o modelo tem um desempenho muito bom, e realmente a “dieta” fez muito bem para a dirigibilidade, fazendo com que o carro esteja muito mais “na mão”, e as frenagens sejam mais eficientes, no off road, a suspensão é elevada e faz com que o modelo passe mais facilmente pelos obstáculos, ficou faltando uma caixa reduzida e a suspensão subir mais como no Range Rover Vogue, o que permitiria passar por trilhas mais radicais.

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Agora como raramente o modelo é usado para isso o Audi Q7 2016 é uma excelente opção. A plataforma dele será compartilhada com as novas gerações do Porsche Cayenne e Volkswagen Touareg.

Pacotes Opcionais

  • Pacote Tecnológico – Eixo Traseiro dinâmico, Night Vision a Farol Full LED – R$ 32.000,00
  • Pacote Side Assist – Audi Side Assist, Pre Sense Traseiro, Exit Warning e Assistente de Tráfego Reverso – R$ 7.500,00
  • Terceira fileira de bancos – R$ 20.000,00
  • Suspensão Adaptativa a Ar – R$ 30.000,00

Acessórios

  • Sistema de Entretenimento Traseiro – R$ 6.999,00
  • Bluetooth headset – R$ 1.130,00
  • LED para portas dianteiras – R$ 819,00
  • Caixa de Bagagem – R$ 4.099,00
  • Rack de Teto + Rack de bike – R$ 2.599,00

Galeria Audi Q7 2016

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