Ícone do site BlogAuto

Avaliação: Fiat Uno 2015 não muda, evolui

Fiat Uno Sporting 2015

Quando o Novo Uno chegou em 2010 mexeu com o mercado e revolucionou diante do velhinho Mille, agora na linha 2015 o Fiat Uno não muda, mas evolui, que bom! Não houve mudança radical no estilo, apenas alguns refinamentos no design, este ponto sempre foi elogiado e a marca manteve. Agora o interior e principalmente nos conteúdos o modelo evoluiu bastante.

Agora são sete versões do Fiat Uno 2015, equipadas com os motores Fire Evo Flex 1.0 e 1.4. São elas: as Attractive 1.0 e Evolution 1.4 Start & Stop, que substitui a Economy, mais as versões Way 1.0 e 1.4 e a Sporting 1.4. Todas com quatro portas. A elas somam-se também as versões Vivace 1.0 de duas e de quatro portas, que mantêm a carroceria anterior, mas já como linha 2015.

Fiat Uno Way 2015

O design do Fiat Uno 2015 pode não parecer, mas mudou, sem perder o conceito round square, o “quadrado redondo”, o que é um ponto muito positivo. Ganhou novos faróis, lanternas, capô, grade superior, para-choques e para-lamas dianteiros. Também recebeu novas maçanetas com fechadura integrada (o que vai dificultar a abertura, em caso de furto) e retrovisores externos com repetidores de luz de seta, limpadores de para-brisa flat blade. Para completar rodas de liga leve e calotas desenhos exclusivos.

Entre as novidades destacamos três versões:

Fiat Uno 2015 Evolution

Fiat Uno 2015 Evolution 1.4 Start & Stop

Primeiro modelo nacional e o primeiro flex com esta tecnologia. O sistema Start & Stop desliga e religa o motor automaticamente. Uma redução de até 20% no consumo de combustível, principalmente nas paradas constantes, comuns no trânsito. Ele também ajuda a reduzir significativamente a emissão de gases.

[poll id=”41″]

O Start & Stop vem equipado apenas no Fiat Uno 2015 Evolution 1.4, que é a versão de economia da linha e substitui a Economy. Em trânsito pesado basta parar o carro em ponto morto que o motor desliga automaticamente. Para sair, é só pisar na embreagem para o propulsor religar imediatamente.

Fiat Uno 2015 Evolution

Existem uma série de regras para o funcionamento do sistema, por exemplo em caso de paradas mais longas, que excedam 165 segundos, o motor entra em funcionamento sem a intervenção do motorista, garantindo a proteção da carga da bateria. Também pode religar automaticamente o motor caso o vácuo do servo-freio baixe ou ainda se o carro atingir velocidade superior a 3 km/h (por exemplo, em uma situação de aclive e declive).

Com o ar condicionado funcionando, o sistema religa o motor automaticamente após 60 segundos para manter a climatização interna. Durante a parada, o ventilador interno do ar condicionado permanece em funcionamento, porém o compressor se desliga, uma vez que ele depende do funcionamento do motor. Caso o motorista queira manter o ar da cabine mais frio, o sistema Start&Stop pode ser desligado a qualquer momento através de um botão no painel frontal.

Fiat Uno Way 2015

Na prática o funcionamento é transparente para o motorista e não necessita de nenhuma interferência do mesmo, o ponto negativo é que só está disponível na versão com transmissão manual, com o câmbio automatizado ainda não foi calibrado. Como curiosidade a Star & Stop é fornecido pela Bosch, já a transmissão Dualogic é da Magneti Marelli.

Fiat Uno 2015 Way 1.4 Dualogic® Plus

Disponível nas versões Fiat Uno 2015 Way 1.4 e Fiat Uno 2015 Sporting 1.4, o Dualogic Plus é totalmente controlado por botões instalados no console central, dispensando o uso da alavanca. Trata-se dos mesmos controles existente no Fiat 500 Abarth.

Fiat Uno Way 2015

No console central, os cinco botões permitem fácil acionamento do novo câmbio: A/M (Automático/Manual), D (Drive), N (Neutro), R (Ré) e a tecla S (Sport), que aciona o modo de condução esportiva. Atrás do novo volante, duas borboletas (padle shifts) permitem trocas de marchas manualmente das cinco velocidades mesmo quando o câmbio está na posição automática.

Toda vez que o motorista dá a partida no veículo, independente da operação realizada anteriormente, ele já reposiciona automaticamente a marcha em neutro “N”. Além disso, para iniciar o movimento do carro e engatar a 1ª marcha, o condutor conta com duas opções: pressionar o botão Drive “D” no console ou acionar a borboleta localizada atrás do volante.

Fiat Uno Way 2015

Com a função Creeping, as saídas e as manobras ficam muito mais confortáveis e seguras, inclusive em rampas leves (até 8% de inclinação). Basta tirar o pé do freio que o Novo Uno se movimenta lentamente, como se fosse um câmbio automático convencional.

Fiat Uno Sporting 2015

Fiat Uno 2015 Sporting 1.4

A versão esteticamente esportiva destacamos o visual que acompanhou as novidades dos outros com alguns diferenciais como:

Fiat Uno Attractive 2015

Interior renovado

O interior do Fiat Uno 2015 é completamente novo, a nova textura do painel frontal e dos painéis das portas que trazem a marca registrada do modelo — utiliza as letras da palavra UNO. As novas saídas de ar centrais agora estão dispostas verticalmente ao lado do rádio. O quadro de instrumentos conta com display de LCD de 3,5” em alta resolução, dependendo da versão, vai desde as mais básicas, como nível de combustível e temperatura do motor, até informações para troca de marcha, mensagens da tecnologia Start  & Stop, câmbio Dualogic®, Trip A/B, rádio e conexão Bluetooth.

Entradas AUX, USB e tomada 12V foram reposicionadas no console central, os comandos dos vidros elétricos (inclusive os traseiros) agora foram para  o lugar correto nas portas. Os comandos dos retrovisores externos elétricos também ficam na porta do motorista.

Fiat Uno Sporting 2015

Mais Silêncio e menos vibração

Na parte dos motores nenhuma novidade,  continuam os quatro cilindros, Fire Evo Flex 1.0 e 1.4, mas com um diferencial: toda sua ancoragem e isolamento acústico da carroceria receberam inovações importantes. Tudo para aumentar o silêncio e o conforto a bordo, quem tinha uma versão antiga sabe como era alta, principalmente em altas rotações.

Redução de aproximadamente 17% da vibração percebida no volante de direção com ar condicionado ligado e melhoria de até 20% no índice de articulação no interior do veículo. Isso significa que melhorou muito a facilidade de comunicação dentro do carro.

Sete versões e seus equipamentos

O Fiat Uno 2015 traz uma gama de cores bem variada. Branco Banchisa, Branco Kalahari, Preto Vulcano, Vermelho Alpine e Vermelho Modena (sólidas); Azul Netuno, Azul Maserati, Cinza Scandium, Laranja Ruggine, Prata Bari, Preto Vesúvio e Verde Amazon (metálicas). Garantia de um ano.

Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil

A linha 2015 do Novo Uno chega com sete versões. São elas:

A linha Vivace mantém a carroceria atual, mas já como linha 2015.

Galeria Fiat Uno 2015

Fiat Uno Sporting 2015

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.

Avaliação: Fiat Uno 2015 não muda, evolui

Sair da versão mobile