Honda SH300i 2017

Honda SH300i 2017

Eduardo Pincigher – especial para o BlogAuto – Quando recebi o convite dos editores do BlogAuto para provar o Honda SH300i 2017, fiquei especialmente entusiasmado. Atento (sempre) a qualquer novidade do segmento de duas rodas, senti-me ainda mais curioso com o novo scooter da Honda por uma razão muito simples: meu meio diário de locomoção é… um scooter da Honda.

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Mais do que a opinião de um especialista, portanto, quero passar a você a sensação do “usuário”. A todos, digo sempre que o Honda PCX 150 foi uma das melhores compras que fiz na vida. Sou absolutamente fã do meu scooter.

E já posso adiantar desde já: não fiquei tão fã do Honda SH300i, o que não quer dizer que ele não valha a pena a quem fará um uso diferenciado em relação ao que eu faço. Explico melhor.

Honda SH300i 2017

Honda SH300i 2017

Pra começar, ele custa mais do que o dobro em relação ao meu valente PCX. Os modelos nem são concorrentes, atenção. Até porque o foco da Honda, ao lançar o Honda SH300i, é seduzir motoristas de automóveis, isto é, novos motociclistas que topem substituir o carro pela moto no uso diário. Mas, no meu caso, é importante que se diga: fiz a conta que qualquer usuário faria. “Se eu tenho um PCX que custa pouco menos de R$ 11 mil, vale a pena pagar mais de R$ 23 mil no modelo maior?”

Iniciemos pelo design. Agrada o porte avantajado, endossado pelas rodas de 16 polegadas e pelo grafismo que abusa de cromados nas laterais. O vistoso para-brisa também causa impacto, bem como o acabamento. O cuidado nos detalhes, como no escapamento, no visual do painel e nos comandos são significativamente superiores ao que se conhece do mercado. Ok. Ponto para a Honda.

Honda SH300i 2017

Honda SH300i 2017

Mais do que isso, a tecnologia empregada no Honda SH300i 2017 é de ponta. Chama logo a atenção o sistema de partida que não exige o engate da chave na ignição. Feita por aproximação, você mantém a chave da moto no bolso e apenas a liga, girando um botão central (também libera a trava do assento), pressionando o freio traseiro e dando o start na partida elétrica. É exemplar. Digno de um consumidor classe A.

Para agradar a esse comprador, ainda, o Honda SH300i traz de série itens como freios antibloqueantes ABS e câmbio CVT – considerando a preferência dessa turma com transmissões automáticas… a receita é positiva. Lâmpadas em LED preenchem lanternas, setas e farol, garantindo uma iluminação branca que enfatiza a “classe superior” do veículo. É fato. Já o painel conta com três mostradores analógicos (termômetro, velocímetro e nível do tanque) e um útil computador de bordo digital, que acusa hodômetros parcial e total, consumo instantâneo e médio, além de alertas de manutenção.

Honda SH300i 2017

Honda SH300i 2017

Sob o assento, o espaço do Honda SH300i 2017 não é um primor. A opção pelo tanque de combustível (9,1 litros) alojado naquele nicho “rouba” boa parte do espaço que estaria disponível por ali. Tanto que só acomoda um capacete fechado. No painel frontal, ele oferece um ajustado porta-luvas e uma pequena presilha para segurar bolsas e pequenas compras. O assoalho é plano, mas logo se ressente – ainda mais para o usuário de PCX – de descansos inclinados para os pés, uma vez que, no SH, você só consegue andar com as solas plantadas no assoalho. Em longas jornadas, o conforto ao rodar sairá prejudicado com essa opção.

Mas vamos acelerá-lo, afinal. Por rodar somente no anda-e-para do trânsito urbano de PCX, sinto, por vezes, a falta de um motor mais dotado no meu scooter. Com 1,36 kgfm de torque máximo e pouco mais de 13 cv de potência, ele padece de maior rendimento em retomadas nas velocidades médias e, com garupa, torna-se insuficiente para enfrentar qualquer ladeira. Pois. Que delícia conduzir o Honda SH300i neste aspecto! Com um único cilindro e 279,1 cm³, 4 válvulas e arrefecimento líquido, produz 24,9 cv de potência e ótimos 2,59 kgfm de torque. As arrancadas são ágeis, as subidas, enfrentadas sem quaisquer dificuldades e, numa estrada, você irá andar tranquilamente a 120 km/h.

Honda SH300i 2017

Honda SH300i 2017

Por ter um selim alto, e eu confesso ter padecido um pouco neste aspecto (…), o Honda SH300i exige certa experiência do condutor em algumas situações de baixa velocidade, ainda que o entreeixos curto favoreça o manuseio e o torne bem prático. Acrescente a isso o guidão embutido… e você conferirá que a aptidão do SH300i é realmente o trânsito urbano.

Porém, alguns detalhes deixam a desejar. Afim de manter o conjunto justamente compacto (ele é cerca de 1 cm mais estreito que o PCX) e lhe dar agilidade no trânsito, o guidão – na verdade só aparecem as duas hastes, e bem curtas –, exige que o motociclista de menor estatura estique muito os braços para acessá-lo. Isso o obrigará a se sentar na ponta do selim. Só que, neste caso, o problema será a proximidade com o para-brisa.

Honda SH300i 2017

Honda SH300i 2017

Em qualquer manobra feita quando a moto está parada, caso você a esteja retirando da garagem, por exemplo, você irá resvalar o capacete todo o tempo na bolha frontal. É chato. Incomoda. Nas frenagens, isso também pode ocorrer.

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E o conjunto, justamente por não ter apoios de pés em ângulo e obrigar o motociclista a esticar os braços, também não é tão agradável numa estrada, onde justamente o desempenho do Honda SH300i se sobressairia e o destacaria no segmento. Deste modo, a mim, confesso, não agradou por completo. Ainda que sinta falta de algum desempenho no meu PCX, o conforto é absoluto, algo que, ressalte-se, um motorista de automóvel está acostumado.

Honda SH300i 2017

Honda SH300i 2017

Agora. A Honda já havia dado a pista desde o início: eu não sou o público-alvo do Honda SH300i. Para aquele sujeito cansado de perder horas em congestionamentos e que aceite a ideia de substituir o carro por uma moto “moderna” e de fácil condução, o novo scooter da Honda pode ser uma excelente pedida. Ele é econômico (faz médias que giram entre 25 e 35 km/l), anda bem, tem design atraente.

Só não pode ser baixinho (o motociclista). E nem ter uma PCX. Porque aí… ele não vai trocar.

Nota do Editor: Esta é a nossa primeira avaliação do uma moto, no caso, um scooter e optamos por dar um ar diferente, com um usuário de scooter para ter uma opinião, obrigado a Honda pela parceria e ao amigo Edu por suas palavras.

Fabiano Mazzeo

Galeria Honda SH300i 2017

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Avaliação: Honda SH300i 2017, novidade entre os scooters