Kia Sportage 2017

Kia Sportage 2017

O carro chefe de vendas da Kia no Brasil, o Kia Sportage 2017 chega em uma nova geração totalmente renovada, com muito mais conteúdos. um visual bem marcante, e, infelizmente, novos preços.

“Certamente, o novo Sportage será mais um sucesso da Kia Motors pelo mundo. No Brasil, a partir da 3ª geração, o Sportage sempre foi nosso carro-chefe”, afirma José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil. “Pela boa receptividade da 4ª geração, na fase de pré-venda, estou seguro de que será por muito tempo o nosso principal produto. Devemos comercializar cerca de 400 unidades por mês. Infelizmente ainda estamos limitados à cota máxima de 4.800 unidades/ano, sem os 30 pontos percentuais no IPI, o que nos dificulta aumentar os volumes”, argumenta.

Kia Sportage 2017 ganhou mais 40 mm no comprimento (4.480 mm), mais 30 mm na altura (1.655 mm), 30 mm (2.670 mm) na distância entre-eixos e manteve a largura de 1.855 mm, ante as medidas do modelo anterior. Com isso, o seu volume de porta-malas subiu de 740 litros para 868 litros. Com as novas medidas, o Sportage passou a ter CX (Coeficiente aerodinâmico) de 0.33, ante ao 0.35 do modelo anterior.

Kia Sportage 2017

Kia Sportage 2017

Na parte dianteira, a quarta geração do Kia Sportage 2017 ganhou novo conjunto ótico, com luzes diurnas de navegação circulares em LED, luzes baixa e alta com lâmpadas halógenas e luz de setas. Quanto aos faróis de neblina, dois modelos distintos para as versões LX e EX. Enquanto a primeira recebe uma lâmpada halógena, a segunda versão ganhou quatro lâmpadas em LED.

Na parte traseira, o Kia Sportage 2017 ganhou lanternas mais sofisticadas e um spoiler com defletor lateral, que reduz a resistência do ar e, assim, melhora a eficiência de consumo de combustível. Ainda no conjunto ótico traseiro, na versão LX as lanternas são de lâmpadas halógenas e na SX lâmpadas em LED.

Kia Sportage 2017

Kia Sportage 2017

Ainda na parte exterior do SUV compacto, o Kia Sportage 2017 traz na versão de entrada rodas de liga leve de 17 polegadas e na topo de linha, rodas de 19 polegadas, incluindo a roda estepe.

A quarta geração do Kia Sportage 2017 teve seu habitáculo completamente renovado, a começar pelo painel de instrumentos. E, por conta do aumento da distância entre-eixos, aumentou o conforto de todos os passageiros. O banco do motorista, por exemplo, agora tem 10 posições de regulagens (no de passageiro, 8). No banco traseiro, também 8 posições de regulagem, de 23º a 39º.

Kia Sportage 2017

Kia Sportage 2017

Na versão LX, o Kia Sportage 2017 traz de série itens como ar-condicionado manual; controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático); chave tipo canivete com travamento de porta e abertura das portas e do porta-malas à distância; console central com descansa-braço ampliado em 49 mm; porta-objetos e porta-copos; iluminação no porta-malas; rádio CD/MP3 player, bluetooth com controle no volante, entrada auxiliar e USB; sistema de som com quatro alto-falantes e dois tweeters; sistema imobilizador de ignição; travamento elétrico central das portas e porta-malas; vidros elétricos nas quatro portas e câmera de ré.

Já na versão EX, o modelo conta com ar-condicionado digital com controle independente frontal Dual Zone; banco do motorista com ajuste elétrico+lombar e dez opções de variação; botão Start/Stop para partida do motor por reconhecimento da chave Smart Key; computador de bordo integrado ao conjunto de mostradores; controlador de velocidade de cruzeiro com controles no volante; aletas para troca de marcha atrás do volante (paddle shift); revestimento de couro nos bancos, volante, alavanca de câmbio e painéis laterais das portas; spoiler traseiro; luz diurna de navegação com LED e outros. A versão topo de linha possui também teto solar elétrico duplo panorâmico ampliado em mais 20 cm2.

Kia Sportage 2017

Kia Sportage 2017

Infelizmente sem novidades no conjunto mecânico, mas continua com o bom motor 2.0 litros, 16 válvulas com dual CVVT. Alimentado com etanol, o motor desenvolve 167 cavalos de potência a 6.200 rpm e torque de 20,2 Kgm a 4.700 rpm. Com gasolina, chega a 156 cavalos de potência a 6.200 rpm e torque de 18,8 Kgm a 4.700 rpm.

O câmbio automático é de seis velocidades com opção de trocas sequenciais e autoadaptativo. Foi mantida a direção elétrica progressiva. A tração é somente nas rodas dianteiras.

Kia Sportage 2017

Kia Sportage 2017

O Kia Sportage 2017 oferece sistemas de segurança de última geração e equipamentos de série como acelerador eletrônico tipo Drive-by-Wire; acendimento automático dos faróis sensível à luminosidade; airbags frontais para motorista e passageiro dianteiro; barras de proteção contra impactos laterais nas quatro portas e zona de deformação programada; encostos de cabeça dianteiros ativos; freios a disco duplo ventilados na dianteira e sólidos na traseira com ABS e EBD; e sensores de aproximação no para-choque traseiro.

Na versão topo de linha, a EX, o Kia Sportage 2017 traz ainda airbags laterais e de cortina, assistência na partida em subidas (HAC), assistente de tráfego (RCTA), controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de frenagem na descida (DBC), controle de tração (TCS), sistema de assistência à frenagem (BAS) e o detector de ponto cego (BSD).

Kia Sportage 2017

Kia Sportage 2017

Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil

O BlogAuto testou as duas versões em um roteiro pela região de Itu, sede da Kia no Brasil. O Kia Sportage 2017 ficou bem melhor, com muito conteúdo e tecnologia, o comportamento do veículo é bem neutro com posição para dirigir fácil de achar. O grande problema é realmente os impostos que a marca enfrenta no Brasil fazendo o modelo ficar muito caro, para contornar rechearam o carro de conteúdos para encarar modelos de marcas mais premium como o Audi Q3, Mercedes-Benz GLA200 e BMW X1.

As duas versões do Kia Sportage 2017 chegam ao mercado brasileiro com preços ao consumidor final de R$ 109.990,00 (LX) e R$ 134.990,00 (EX). O Sportage possui garantia de cinco anos ou 100 mil km.

Galeria Kia Sportage 2017

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no  Google+.

Avaliação: Kia Sportage 2017, quarta e melhor geração