Lifan 530 2015

Lifan 530 2015

Quando olhamos as fotos do Lifan 530 podemos dizer, com certeza, que o modelo é muito fotogênico, e vem com um pacote realmente completo, além dos obrigatórios, airbags e abs, vem com vidros, travas e espelhos com acionamento elétricos, freios a disco nas quatro rodas até central multimídia (opcional), mas quando entramos em contato com o modelo, constatamos que o modelo sino-uruguaio tem muito que melhorar, seja na dirigibilidade, quanto na sua montagem.

Quer parcelar os débitos do seu carro? Faça tudo online: licenciamento, IPVA e multas sem todo o processo burocrático. Saiba mais, clicando aqui.

Apresentado no Salão do Automóvel de Pequim 2013, o Lifan 530 2015 foi desenvolvido sobre uma nova plataforma. O modelo tem design refinado e bem atual causando muita simpatia, com linhas que remetem aos modelos da Toyota e da Hyundai, onde em clínicas foi confundido com um novo modelo das marcas.

A expectativa da empresa com o novo modelo é ampliar significativamente as suas vendas, só com o modelo a expectativa é de vender 4 mil unidades em 2015.

Apesar de ser um veículo de entrada, a marca apresenta o Lifan 530 2015 como um modelo premium dentro da categoria, baseado em design, conforto, segurança e tecnologia.

Lifan 530 2015

Lifan 530 2015

A traseira é alta e destaca o volume do porta-malas. Na dianteira a grade segue o desenho do SUV X60, com largos frisos cromados horizontais e o conjunto óptico que avança sobre os pára-lamas. Os faróis biparábola com regulagem de altura são complementados pelos faróis de neblina (ou DRL – Daytime Running Light) embutidos no pára-choque.

O completo pacote de equipamentos do Lifan 530 2015, no quesito segurança, traz airbag duplo, sistema de freios antibloqueantes ABS e EBD, sistema Isofix para fixação de cadeiras para crianças, sistema de partida “safe on”, que só permite a partida no motor com a embreagem acionada, entre outros.

Lifan 530 2015

Lifan 530 2015

Além do pacote “básico” de conforto, o Lifan 530 2015 traz uma longa lista de equipamentos, como a direção eletro-assistida, sistema multimídia NavTech (versão Talent) que inclui DVD/CD/Rádio AM-FM, tela touchscreen 7”, Navegador GPS, MP3, Bluetooth com conexão de chamada de telefone celular e entrada para cartão micro SD. Há também entrada auxiliar e USB no console central, computador de bordo, banco do motorista com regulagem de altura.

O sensor de estacionamento com sinal sonoro de proximidade de obstáculos pode ser acompanhado da câmera de ré (apenas na versão “Talent”). O painel é digital e além das informações tradicionais – velocímetro, contagiros, marcador de combustível e de temperatura do líquido de arrefecimento – traz também as luzes espia. No centro do painel há um pequeno display com relógio, marcador de temperatura e alerta de cinto de segurança.

Lifan 530 2015

Lifan 530 2015

O banco traseiro é reclinável, bipartido e rebatível (1/3 – 2/3), o que garante múltiplas configurações para levar cargas maiores no porta-malas de 475 litros, que pode ser aberto pelo controle remoto na chave tipo canivete. Há ainda luzes de leitura individuais para motorista e passageiro, ajuste elétrico de altura dos faróis e o volante possui regulagem de altura.

Equipado com motor 1.5 litro VVT de quatro cilindros em linha transversal, com 4 válvulas por cilindro e 1.498 cc de capacidade cúbica, o motor do Lifan 530 desenvolve 103 cv de potência máxima a 6.000 rpm e 13,6 kgfm de torque a 3.500 rpm, aqui nada de Flex, mas segundo a marca deverá chegar em pelo menos um ano. Acompanhado do câmbio manual de cinco marchas. A relação peso-potência do Lifan 530 2015 é de 11,03 kg/cv. A suspensão dianteira é tipo McPherson independente e na traseira com eixo rígido e barra de torção. As rodas são de 15 polegadas equipadas com pneus 185/60 R15.

Lifan 530 2015

Lifan 530 2015

O Lifan 530 2015 está disponível em cinco cores (preta, prata, vermelha, branca e azul) ao preço de R$ 38.990 na versão de entrada e R$ 40.990 na versão Talent. A diferença entre as duas versões são o sistema multimídia com GPS e câmera de ré. Na versão ainda é possível ao consumidor escolher o “Hyperpack” que inclui bancos revestidos em couro e DRL (Daytime Running Light) ao preço de R$ 1.500. O fabricante diz que 80%  do mix de vendas será a versão completa.

Como anda

O BlogAuto participou do lançamento que aconteceu na cidade de Campinas, no interior de São Paulo, em um roteiro curto, mas que mostrou vários itens que merecem atenção. A posição para dirigir foi pensada em pessoas muito pequenas, mesmo na posição mais baixa do banco e com o volante na posição mais alta as pernas raspam no volante, causando desconforto, os bancos que eram revestidos de couro de boa qualidade, mas infelizmente eram muito estreitos, com as laterais pegando nas costelas, ficando quase que impossível achar uma posição de dirigir ideal e confortável.

Lifan 530 2015

Lifan 530 2015

O motor tem bom desempenho, mas os revestimento acústico fica devendo, aqui a JAC se destaca, trazendo muito ruido para o interior da cabine. Já o acabamento interno mostrou um certo descuido com peças não encaixando perfeitamente, assim como diversas rebarbas em vários pontos.

Veja também: Os melhores SUVs do Brasil com preço até R$ 80 mil

O Lifan 530 2015 é uma opção interessante, os pontos falhos são facilmente resolvidos, cabendo ao fabricante mostrar que quer realmente ouvir o mercado brasileiro.

Galeria Lifan 530 2015

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.

Avaliação: Lifan 530 2015 bonito, mas tem que melhorar