Ícone do site BlogAuto

Avaliação: Mercedes-Benz C250 Sport 2015

Mercedes-Benz C250 Sport 2015

Entre o trio de ferro da marcas top alemãs a disputa no segmento dos sedãs médios é a mais acirrada, cada marca lançando o seu produto para virar seu  best-seller. O BMW Série 3 estava na liderança, era o mais atual, mas agora chega ao mercado a quinta geração do Mercedes-Benz Classe C. A Audi deverá ter novidades em relação ao seu jogador na categoria, o Audi A4, mas enquanto não chega está investido pesado no irmão um pouco menor o Audi A3 Sedan. Será que teremos um novo líder no segmento?

Apresentado na Europa recentemente, o Mercedes-Benz Classe C vai ganhar cidadania brasileira em 2016, quando será produzido na fábrica de Iracemápolis, no interior do estado de São Paulo. E o novo Classe C 2015 chega ao país em quatro versões: C180 Avantgarde, C180 Exclusive, C200 Avantgarde e C 250 Sport.

 

Vamos falar da versão topo de linha o Mercedes-Benz C250 Sport 2015, que avaliamos em um roteiro pelo interior do estado paulista em um roteiro de aproximadamente 330 quilômetros, com trechos urbanos e estradas de excelente pavimentação.

A quinta geração do sedã, conhecida pelo código W205, passou por uma dieta que possibilitou a redução total de até 60 quilos e aliado ao downsize dos motores mostrou que o grande foco do projeto foi a economia de combustível.

Mercedes-Benz C250 Sport 2015

O Mercedes-Benz C250 Sport 2015 ganhou dimensões maiores, com um aumento de 80 milímetros na distância entre-eixos (2.840 mm) em relação ao modelo anterior, 95 milímetros mais longo (4.686 mm) e 40 milímetros mais largo (1.810 mm). A consequência é um interior mais espaçoso, principalmente para os passageiros da parte de trás do veículo, e um porta-malas com 480 litros de capacidade.

Visualmente, o Mercedes-Benz C250 Sport 2015, poderia ser chamado de versão miniatura do maior sedã da marca, o Classe S. A vista lateral, com o longo e alto capô, revela linhas clássicas e equilibradas. As versões definidas para o Brasil trazem a dianteira mais esportiva, com a estrela no centro da grade, e a inovação dos faróis totalmente em LED e o Intelligent Light System. Na traseira, as lanternas e luzes de freios utilizam tecnologia LED.

O Intelligent Light System adapta os faróis automaticamente às condições climáticas, iluminação ambiente e condições de direção, com cinco funções: luz de curva dinâmica, luz de esquina, luz de estrada, farol alto adaptativo e luz de neblina ampliada.

O interior, principalmente nesta versão, ficou muito bonito, com excelente acabamento e materiais nobres, um grande painel em uma única peça do console central se estende elegantemente das entradas de ar centrais até o apoio de braços, criando uma maior sensação de espaço.

Mercedes-Benz C250 Sport 2015

Um display central destacado é o principal item que chama atenção no console, com uma tela de 8,4 polegadas, cinco aberturas de ar redondas, possuem um botão central para abertura, que é exatamente o desenho do dedal que minha avó usava para costurar. Com acabamento metálico frio ao toque, elas criam um contraste com outros materiais mais quentes, como a madeira presente no console central ou o couro sintético ARTICO no painel de instrumentos.

O touchpad no descanso para a mão no túnel central é como em um smartphone, ele permite a operação simples de todas as funções da unidade central pelo movimento dos dedos. O touchpad também permite a entrada de letras, números e outros caracteres manuscritos. O grande ponto falho do interior é que existe apenas uma saída de 12 volts, algo imperdoável para um veículo do segmento, mas facilmente resolvível.

Mercedes-Benz C250 Sport 2015

A nova carroceria híbrida de alumínio, presente no capô, para-lamas dianteiros, portas e teto. Comparado com o modelo antecessor, o conteúdo de alumínio aumentou de menos de 10 para quase 50%. O compartimento de passageiros é de alta resistência. Ele é rodeado por zonas de deformação especificamente calculadas e testadas na prática.

O motor a gasolina BlueDIRECT do Mercedes-Benz C250 Sport 2015 é um quatro cilindros 2.0 litros, que desenvolve 211 cv e um torque de 35,7 kgfm. Aqui nada de flex, o que é o ponto negativo, se comparado com o principal concorrente, o BMW série 3, que vem  o ActiveFlex, veja mais aqui. O sistema de injeção direta com combustão dirigida por aspersão, que foi introduzido, utiliza um processo de injeção múltipla de precisão controlado eletronicamente, capaz de realizar até cinco injeções por ciclo, conforme a necessidade.

Mercedes-Benz C250 Sport 2015

A terceira geração da tecnologia de injeção direta é complementada pela “ignição múltipla rápida”. Após a primeira descarga da vela de ignição, a bobina é recarregada rapidamente e ocorre outra descarga. O sistema possibilita até quatro descargas sucessivas em um milésimo de segundo, criando um plasma no interior da câmara de combustão com maior rapidez de expansão que a obtida pela ignição convencional. O resultado é maior desempenho com menor consumo e menos emissões.

A função ECO start/stop desliga o motor quando o veículo é imobilizado, dando a partida automaticamente assim que o motorista toca no acelerador novamente. Ela conta com um recurso especial que agiliza a partida: quando o motor é desligado, um sensor registra a posição do virabrequim e seleciona o pistão melhor posicionado para receber a primeira ignição. O uso desse sistema otimiza ainda mais o consumo de combustível do veículo.

Mercedes-Benz C250 Sport 2015

Aqui nada de transmissão de dupla embreagem, mas a tradicional transmissão automática 7G-TRONIC PLUS, que é acionada por  uma  alavanca na coluna de direção do lado direito e que foi aprimorada, entre os recursos introduzidos no desenvolvimento do câmbio estão um novo conversor de torque com menor deslizamento, o modo ECO com melhor distribuição das marchas e uma bomba de óleo auxiliar que mantém a pressão operacional quando o motor é desligado automaticamente pelo sistema start/stop.

A suspensão do Mercedes-Benz C250 Sport 2015 conta no eixo dianteiro com quatro braços, a suspensão da roda é totalmente desvinculada da torre da suspensão. A cinemática resultante oferece maior aderência e permite lidar com forças maiores nas curvas. Consequentemente, a suspensão reage de forma mais sensível ao comando do volante e permite uma condução mais ágil e esportiva. A suspensão independente traseira com cinco braços garante estabilidade em linha reta,  na prática em curvas de alta velocidade, deu uma impressão que a calibragem da suspensão era um pouco macia para as  rodas de 18 polegadas, calçadas com pneus 225/45 na dianteira e 245/40 na traseira. nada perigoso, mas o balanço começava a incomodar.

Mercedes-Benz C250 Sport 2015

Os freios do Mercedes-Benz C250 Sport 2015 contam com pinças flutuantes com com quatro pistões e possui o sistema Adaptative Brake (freios adaptativos) que, entre outros recursos, oferece:

O Mercedes-Benz C250 Sport 2015 passa a contar com a direção eletromecânica Direct Steer de série. Ela combina a assistência variável de acordo com a velocidade com desmultiplicação também variável, de acordo com o ângulo de esterçamento. A assistência dada pelo conjunto pinhão e cremalheira é dosada de acordo com a necessidade, contribuindo assim para a eficiência geral do veículo.

Entre os sistemas de assistência à condução, destaca-se o Active Park Assist, que estaciona o automóvel automaticamente com utilização da direção ativa e intervenção nos freios, tanto em vagas paralelas como perpendiculares. O sistema também permite deixar as vagas sem que o motorista precise acionar o volante. Aqui nada de botões, basta passar lentamente ao lado das  agas com a seta acionada que ele automaticamente “lê” o espaço e pergunta se quer parar na vaga.

Já utilizado no BMW Série 3, o Mercedes-Benz C250 Sport 2015 recebeu o sistema Agility Select permite ao motorista optar entre várias configurações de regulagem, por meio de um controle posicionado no console central, o condutor pode escolher entre os programas Comfort, ECO, Sport, Sport + e Individual. Cada uma dessas opções influencia na rapidez de resposta do acelerador, assistência da direção e câmbio automático, ficou faltando um ajuste da rigidez da suspensão.

Mercedes-Benz C250 Sport 2015

O modo “Comfort”, que é ativado sempre que o motor é ligado, leva a uma condução mais suave e consumo de combustível moderado. O programa “ECO” visa reduzir o consumo ao máximo, atuando inclusive em sistemas de conforto, como o ar-condicionado. A opção “Sport” torna o acelerador mais direto e realiza trocas de marchas em rotações mais elevadas, além de influenciar na assistência da direção, tornando-a mais rápida. Nesse caso, a função ECO start/stop é desativada.

Além dos programas disponíveis, o motorista pode criar um modo personalizado (“Individual”), ajustando os vários parâmetros disponíveis conforme seu gosto pessoal.

Além dos cintos de segurança de três pontos com tensionador pirotécnico e limitador de força para o condutor, passageiro da frente e das laterais na traseira, vários outros airbags protegem os ocupantes do veículo em caso de acidente. Como os airbags laterais para proteção pélvica e do tórax do motorista e do passageiro da frente; airbags de janelas e airbag de joelho para o condutor.

O COMAND Online, disponível no Mercedes-Benz C250 Sport 2015, oferece uma tela com 960 x 540 pixels e uma cobertura de vidro semelhante à usada em dispositivos como o iPhone ou iPad. Ele disponibiliza uma gama de outros recursos, incluindo navegação rápida no disco rígido, ponto de acesso para dispositivos WLAN e o sistema de controle por voz LINGUATRONIC em inglês.

Mercedes-Benz C250 Sport 2015

O acesso à internet e diversas fontes de dados estão disponíveis, basta ter um telefone móvel com conexão Bluetooth e opção para recepção de dados para tornar o sistema Audio 20 compatível com a Internet. É possível navegar na Internet sem restrições sempre que o veículo estiver parado.

A reprodução de áudio e vídeo pode ser feita de várias fontes, como Bluetooth, de um iPod ou iPhone, cartões SD, pendrives ou CD e DVD. Outra novidade é a disponibilidade do manual do automóvel em formato digital, para consulta rápida na tela. A telefonia por meio do Bluetooth também é de série.

O Mercedes-Benz C250 Sport 2015 está equipado com o sistema Frontbass, que utiliza o espaço existente dentro da travessa transversal e a estrutura lateral da carroceria como câmara de ressonância para os woofers. O resultado é uma experiência auditiva quase comparável a uma casa de shows.

Veja também: Uno 2015 terá Start-Stop e interior novo

Mais esportivo, o Mercedes-Benz C250 Sport 2015 chega com o valor de R$ 189.900,00 e acabamento externo AMG, que inclui entradas de ar dianteiras maiores, rodas de 18 polegadas, discos de freios perfurados e pinças na cor cinza, duas saídas de escapamento, difusor aerodinâmico traseiro e faróis Full-LED com sistema ILS (Intelligent Light System). O interior, também com design AMG, incorpora volante com base reta, pedais em alumínio, painel em madeira Black Ash com textura natural (sem polimento), forração em couro natural (opcionalmente em vermelho), bancos esportivos, bancos dianteiros com comandos elétricos e sistema Comand Online com tela de 8,4 polegadas.

As opções de cores do Mercedes-Benz C250 Sport 2015 são preto sólido, branco polar sólido e as metálicas: preto Obsidian, cinza Tenorita, prata Iridium, prata Palladium, marrom Citrine, azul Cavansite, azul Brilhante e prata Diamante. No interior o curo pode varias nas cores preto, cinza ou o belo vermelho.

Pontos Positivos:

  • Mais leve e econômico
  • Excelente acabamento
  • Belo

Pontos Negativos

  • Calibração da suspensão traseira
  • Não é flex
  • Menos potente que o concorrente

Lista de conteúdos do Mercedes-Benz C250 Sport 2015

Galeria Mercedes-Benz C250 Sport 2015

Mercedes-Benz C250 Sport 2015

 

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.

Avaliação: Mercedes-Benz C250 Sport 2015

Sair da versão mobile