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Avaliação: Mercedes-Benz GLA 250 completa a linha do crossover

Mercedes-Benz GLA 250 2016

Quando foi lançado no Brasil em setembro de 2014, o BlogAuto já adiantou que novas versões chegariam, confira aqui, e a marca cumpriu exatamente o que escrevemos, e agora chega o Mercedes-Benz GLA 250, com motor maior e mais potência, além de uma nova versão de entrada com preço reduzido.

Oferecido nas configurações Vision e Sport, o Mercedes-Benz GLA 250 é equipado com motor 2.0 litros turbo, com 211 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, associado à transmissão 7G-DCT de dupla embreagem. O conjunto leva o crossover de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e permite chegar à velocidade máxima de 235 km/h (limitada eletronicamente).

O Mercedes-Benz GLA 250 traz de fábrica itens como o Active Parking Assist (sistema de assistência ao estacionamento), que estaciona o veículo automaticamente em vagas paralelas ou longitudinais. Outro recurso disponível é o Command Online com navegação GPS. A versão Sport vem equipado com o kit visual AMG e oferece também câmera de ré.

 

Tanto a versão Vision como a Sport são equipadas com teto solar panorâmico com abertura por comando elétrico e ajustes elétricos para o banco do motorista (na Sport, também para o assento do passageiro da frente).

 

Visualmente o Mercedes-Benz GLA 250 acompanha as linhas do modelo já apresentado anteriormente. A dianteira conta a tradicional estrela ao centro, o capô é estruturado com dois vincos bem demarcados e grade com dupla lâmina. Os faróis tem máscara preta e luzes de uso diurno em LEDs. O para-choque dianteiro traz proteção inferior e reforços prata escuro contrastantes em toda a volta.

O painel com moldura Silver Wave tem duas seções sobrepostas, cinco aberturas de ventilação em formato de turbina são integradas ao painel. O volante de três raios, revestido em couro, com 12 teclas funcionais e acabamentos em cromo é equipamento de série.

Mercedes-Benz GLA 250 2016

No Mercedes-Benz GLA 250 Sport, a forração é em couro sintético Ártico. As superfícies foscas e macias se estendem desde a linha de cintura até o bolso da porta. Os apoios de braços das portas têm frisos cromados e o acabamento do teto é preto.

O sistema ECO start/stop, de série, opera com partida direta. Isto significa que, quando o motor é desligado, a posição do virabrequim é registrada por um sensor para que a unidade de controle saiba a posição de cada um dos pistões. No momento de dar novamente a partida, ela seleciona o pistão que está melhor posicionado para receber a primeira ignição. Assim que o motor de partida começa a girar o motor, é possível acionar a injeção e ignição no cilindro selecionado e a combustão se inicia imediatamente.

Mercedes-Benz GLA 250 2016

A suspensão dianteira do Mercedes-Benz GLA 250 é tipo McPherson. O utilitário tem suspensão traseira com braços múltiplos: três braços de controle e um de arrasto administram as forças atuantes sobre a suspensão em cada roda, permitindo que as movimentações longitudinal e lateral ocorram independentemente. Os cubos de rodas e os braços de controle das molas são de alumínio.

A direção é eletromecânica e incorpora várias funções de assistência, como a unidade de controle ESP (controle de estabilidade), correções direcionais ao frear em superfícies com diferentes níveis de aderência e compensação de ventos laterais e inclinação da estrada.

Mercedes-Benz GLA 250 2016

Vários sistemas de assistência dão apoio ao condutor no Mercedes-Benz GLA 250. Um importante sistema de segurança é o Attention Assist, que alerta o condutor em caso de sonolência e sugere uma parada para descanso. Luzes de freio adaptativas são outro recurso: em caso de frenagens de emergência, elas piscam alternadamente para avisar aos motoristas que vêm atrás, reduzindo o risco de colisão traseira.

Outras duas funções de assistência, associadas ao sistema de freios antibloqueantes (ABS), contribuem para maior segurança e conforto no Mercedes-Benz GLA. A primeira é a função Hold, que imobiliza o veículo em paradas temporárias, como nos semáforos, sem que o condutor precise manter o pé no pedal do freio. O automóvel é liberado automaticamente assim que o acelerador volte a ser pressionado.

Mercedes-Benz GLA 250 2016

Já o sistema HSA (Hill Start Assistance – assistência de partida em aclives) mantém o GLA imobilizado por alguns segundos após o pedal do freio ter sido liberado em inclinações, evitando que o automóvel recue antes de arrancar. Este sistema, além de evitar pequenos choques com outros veículos, facilita manobras em locais muito inclinados.

O sistema multimídia COMAND Online, que equipa as versões Vision e Sport, é operado por meio de um comando ergonômico localizado no console central. As informações do sistema são exibidas na tela TFT de 17,8 cm. Além das funções oferecidas pelo Audio 20, o COMMAND Online possui sistema de navegação GPS, permite acesso à Internet por meio de conexão Bluetooth a dispositivos móveis com pacote de dados e tem memória de 10 GB para arquivos de áudio.

Mercedes-Benz GLA 250 2016

O BlogAuto testou o Mercedes-Benz GLA 250 Sport em um roteiro por estradas no interior de São Paulo e o modelo mostrou bem mais empolgação que a versão avaliada anteriormente, com acelerações fortes e um baixo nível de ruído em velocidades de cruzeiro, a versão Sport vem equipada com rodas de 19 polegadas com pneus Continental 235/45 que realmente tem um comportamento irrepreensível, mas que não “conversam” muito com a suspensão que não recebeu alterações, permanecendo igual ao restante da linha. Isto faz com que os pneus “grudem” no chão enquanto a suspensão “dance” em cima, não é nenhum comportamento perigoso, mesmo por que os sistemas de segurança não permitiriam isso, mas esperava-se outro atitude de uma versão “sport”

O Mercedes-Benz GLA 250 chega ao mercado brasileiro nas versões Sport e Vision, juntando-se ao GLA 200 Style, GLA 200 Advance, GLA 200 Vision, GLA 200 Vision Black Edition e GLA 45 AMG 4MATIC.

Mercedes-Benz GLA 250 2016

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Todas as versões, a partir do GLA 200 Advance, contam também com o sistema de estacionamento Active Parking Assist, que permite estacionar automaticamente tanto nas ruas, em vagas paralelas, como em estacionamentos de supermercados ou shopping centers, onde as vagas são perpendiculares. O GLA 250 Sport e o GLA 45 AMG 4MATIC trazem também câmera traseira.

O GLA 200 Style e o Advance trazem sistema de ar-condicionado digital Thermatic. Já as versões GLA 200 Vision, 250 Vision e 250 Sport são equipadas de série com o sistema de climatização Thermotronic, com duas zonas de temperatura independentes na dianteira. As versões Vision, Sport e o 45 AMG 4MATIC se destacam visualmente pela presença do teto solar panorâmico, um forte elemento de estilo e sofisticação. O teto solar tem acionamento elétrico, criando uma abertura para ventilação. O vidro escurecido mantem o isolamento térmico e o conforto no interior do veículo sob luz solar.

Mercedes-Benz GLA 250 2016

No GLA 200 Vision, 250 Vision e 250 Sport, o banco do motorista oferece ajustes elétricos com memória, permitindo registrar o posicionamento individual para até três condutores com apenas um toque. O banco também conta com ajustes lombares elétricos.

Galeria Mercedes-Benz GLA 250 Sport

Mercedes-Benz GLA 250 2016

 

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