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Avaliação: Nissan Altima 2014 para enfrentar o Ford Fusion

Nissan Altima 2014

A marca japonesa entra no segmento dos sedãs grandes com a quinta geração do Nissan Altima 2014. O modelo já estava disponível em sistema de pré-venda e agora finalmente chaga às lojas da marca. O Altima é o modelo mais vendido da marca nos Estados Unidos, onde é fabricado na fábrica de Smyrna, no Tennesse.

Com preço sugerido de R$ 99.800, o novo Nissan Altima 2014, que é vendido em versão única, é pelo menos R$ 4 mil mais barato que todos os rivais nas configurações equivalentes; e excluindo o Ford Fusion, a diferença mínima sobe para R$ 7 mil. No Brasil, a Nissan pretende vender ainda este ano 250 carros no lote que já chegou, o que faria superar seus maiores concorrente no mercado americano, pois até outubro o Toyota Camry vendeu 189 carros e o Honda Accord, 97 unidades.

Mas os verdadeiros concorrentes no mercado serão os coreanos Hyundai Azera e Sonata e Kia Optima e Cadenza; além do Volkswagen Passat, Ford Fusion e Peugeot 508.

Criado pelo estúdio de design da Nissan de San Diego, na Califórnia, o desenho da carroceria produzida na plataforma D (utilizada também pelo crossover Murano e pela nova geração do utilitário esportivo Pathfinder). A grade larga caracteriza a identidade atual da Nissan, que inspirou também o recentemente lançado Nissan Sentra. Os vincos nas laterais contam com uma linha de cintura marcada que sai dos faróis e vai até o fim da tampa do porta-malas. As lanternas, assim como os faróis, têm desenhos que lembram setas.

Com 4,86 m de comprimento e 1,83 de largura, o Nissan Altima 2014 teve na nova geração uma redução do coeficiente de arrasto (Cx) em 5%, trazendo-o para 0,307. Esta evolução foi obtida com a suavização do fluxo de ar na carroceria e com a adição de seis defletores e dois painéis inferiores grandes.

Avaliado pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do Inmetro, o Nissan Altima 2014 recebeu nota “A” na categoria e também o selo “Conpet” de Eficiência Energética Veicular, concedido pela Petrobras aos veículos mais eficientes que participam voluntariamente do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). O motor QR25DE desenvolve 182 cavalos de  potência a 6 mil rpm e torque de 24,8 kgfm a 4 mil rpm. Entre as melhorias nessa versão estão o acréscimo de comando variável de válvulas na admissão e no escape e um novo coletor de admissão com geometria variável, que abre as válvulas em rotações maiores para ajudar a manter a curva de torque mais plana. Além disso, o propulsor recebeu uma tampa de alumínio no coletor de escape (antes era de aço), um motor de arranque mais eficiente e as cabeças dos cilindros estão com as paredes mais finas.

Nissan Altima 2014

Esse motor trabalha em conjunto com a última geração do câmbio XTRONIC CVT, transmissão continuamente variável que está mais compacta, eficiente e silenciosa. A Nissan obteve redução de 15% no consumo em comparação à geração anterior. Com cerca de 60% ​​dos componentes novos, o novo CVT está 13% mais leve e produzindo 40% menos atritos em comparação com a geração anterior. A menor fricção das peças é decorrente também da adoção de uma bomba de óleo mais compacta, do uso de óleo de baixa viscosidade.

A nova lógica inteligente do CVT inclui a função que mantém a relação de transmissão se o pedal do acelerador é liberado momentaneamente e, rapidamente, é acionado em seguida, como ao parar para entrar em uma avenida movimentada, pois o câmbio já está em relações mais baixas. Com o modo pré-programado de fábrica Sport, as relações do câmbio são encurtadas e o módulo simula a “troca de marcha” para ampliar a esportividade.

Nissan Altima 2014

Com uma suspensão traseira multilink que teve adição de novas buchas e calibragem resultaram em um maior controle no ângulo de cambagem e de convergência além de proporcionar maior equilíbrio lateral, proporcionando muito mais estabilidade.

Para ajudar na estabilidade o Nissan Altima 2014 utiliza o Active Understeer Control (AUC), sistema que conta com um controle inteligente e atuadores de freio nas rodas dianteiras durante as curvas para reduzir a frente escorregar. Ele trabalha em conjunto com os controles de estabilidade VDC (Vehicle Dynamic Control) e de tração TCS (Traction Control Sistem). As rodas de liga leve aro 17 calçadas com pneus 215/55 R17.

Nissan Altima 2014

Localizado entre o odômetro e o velocímetro, está o display colorido de quatro polegadas do Drive-AssistAli estão informações do sistema de áudio, consumo instantâneo, computador de bordo, sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS) e dados do GPS. No total, são nove informações diferentes, sendo que seis delas podem aparecer ou não no display, de acordo com a seleção feita pelo condutor.

Como é de se esperar em um veículo desse porte, a lista de equipamentos de série é extensa. Entre eles estão: acendimento automático dos faróis (sensor crespuscular); ar-condicionado automático digital de duas zonas; banco do motorista com ajuste elétrico; bancos com revestimento de couro e aquecimento; porta-óculos; luzes de leitura dianteiras e traseiras; para-sol com espelhos, iluminação e extensor para motorista e passageiro; controlador automático de velocidade de cruzeiro (piloto automático); retrovisor interno eletrocrômico; retrovisores externos com regulagem elétrica, pisca integrado e com aquecimento; tampa de combustível com abertura interna; teto solar com acionamento elétrico; vidros dianteiros com acionamento elétrico e função um toque; volante revestido de couro com aquecimento, controles de áudio, piloto automático, Bluetooth e Drive-Assist e com regulagem de altura e profundidade; ponteiras dupla de escapamento cromadas; tapetes de carpete personalizados com emblema ALTIMA; retrovisores externos rebatíveis na cor do veículo; três cintos de segurança traseiros de três  pontos retráteis; seis airbags (frontais, laterais e de cortina); câmera de ré com imagem integrada ao display central e pontos de ancoragem para cadeiras infantis (ISOFIX).

Nissan Altima 2014

O sistema de navegação do Nissan Altima 2014 está integrado ao Drive-Assist e inclui a ferramenta easy-to-use com sua tela sensível ao toque de 7 polegadas. Outras características do sistema de navegação são a indicação da velocidade limite da via, mapas com rotas para uma condução mais econômica e a exibição de tela dividida.

O sedã Nissan Altima 2014 traz ainda o sistema Bluetooth com comandos no volante, que conecta o telefone celular ao som do veículo. O sistema de áudio é Bose, e inclui rádio com CD Player e mp3; entradas auxiliar e para USB compatível com iPod; tela colorida e nove alto-falantes.

Nissan Altima 2014

Como Anda

O BlogAuto participou do test drive realizado na cidade de Guararema, no interior do estado de São Paulo, foi curto, mas com muitas variações de terreno, e o motor quatro cilindros do Nissan Altima 2014, não desapontou, muito auxiliado pela transmissão CVT que tem funcionamento impecável, aproveitando de forma muito inteligente a potência e o torque do motor, o desempenho, claro, não é de um  motor seis cilindros, mas podemos dizer que supera as expectativas. O silêncio interno é muito bom, invadindo somente o motor em rotações mais elevadas, o ponto negativo fica para o sistema de alerta de mudança de faixas, que devido aos problemas de conservação das nossas vias se confunde o tempo todo, felizmente é possível desativá-lo com um simples botão.

O Nissan Altima 2014 é uma aposta forte da marca que quer crescer para 5% de participação de mercado e, com certeza, trouxe um jogador bem interessante para o segmento, atributos e preço para isso tem, agora é ver como mercado reage e principalmente como a rede de concessionários cuida e trata o cliente desse segmento.

Nissan Altima 2014

Além da garantia de três anos, o Altima conta com o “Compromisso Nissan Altima” que engloba ainda revisão com preço fechado para os pacotes das manutenções periódicas (a cada 10 mil quilômetros), que incluem peças, lubrificantes, fluido e mão de obra nos preços finais. Até os 60 mil km, o proprietário irá desembolsar R$ 3.474. Confira os valores de cada revisão:

10 mil km – R$ 399
20 mil km – R$ 759
30 mil km – R$ 399
40 mil km – R$ 759
50 mil km – R$ 399
60 mil km – R$ 759

Veja também: Como trabalhar para uma fábrica de automóveis?

Nissan Altima 2014

Conteúdos de série do Nissan Altima 2014 2.5 SL (R$ 99.800):

Galeria Nissan Altima 2014

Nissan Altima 2014

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