Ícone do site BlogAuto

Avaliação: Renault Duster 2016 se prepara para a briga

Renault Duster 2016

A briga pelos utilitários-esportivos compactos nunca esteve tão acirrada, depois de anos sozinho o Ford EcoSport, recebeu o Renault Duster, mas nas últimas semanas chegaram o Honda HR-V (avaliação aqui), o Jeep Renegade (avaliação aqui) e na próxima chega o Peugeot 2008, e o JAC T6. Para não perder espaço, a Renault foi rápida e mostrou o renovado Renault Duster 2016, com um leve facelift externo e muito mais conteúdo. E o melhor? Com preço menor, viva a concorrência.

O Renault Duster 2016 agora conta na dianteira com novos para-choque, faróis e grade. Os faróis com máscara negra, juntamente com os faróis de neblina. O novo para-choque dianteiro traz acabamentos em tom cinza. Outra novidade é a colmeia na parte inferior.

Já na traseira o novo para-choque, as novas lanternas com leds e o novo puxador da tampa do porta malas com o nome do modelo em letras grandes. Já na lateral temos as novas rodas de 16 polegadas, disponíveis nas versões Expression e Dynamique. As barras do teto com o acabamento em duas tonalidades e com a inscrição Duster.

 

 

O Renault Duster 2016 traz bancos com novos desenhos, novos tecidos e combinação de couro, além de equipados com espumas mais espessas.

O novo quadro de instrumentos agora possui iluminação branca com três mostradores: o conta-giros e o velocímetro, analógicos, e um mostrador digital, com indicador do nível de combustível e computador de bordo multifuncional, com o consumo médio e instantâneo de combustível, a autonomia, volume de combustível consumido, a velocidade média e a quilometragem total e parcial na viagem. O indicador de trocas de marchas, Gear Shift Indicator (GSI), auxilia o motorista a dirigir de forma econômica e eficiente, onde sugere ao motorista quando deve reduzir ou aumentar a marcha para melhor aproveitar as características do propulsor.

 

 

No painel central, a moldura em Black Piano, que envolve o Media NAV, agora na versão Evolution. Além do GPS, Bluetooth e rádio, as novidades inclui visualização da temperatura externa e “pop-up” com informações do ar-condicionado automático e as funções Eco-Coaching, que avalia a condução do motorista ao final de um percurso, levando em conta o momento certo para a troca de marchas, a regularidade da velocidade, o consumo e a quilometragem percorrida; e o Eco-Scoring, que orienta o condutor para dirigir de modo mais econômico. O GPS tem acesso as informações de trânsito em tempo real, com atualizações por meio da tecnologia TMC (Traffic Message Channel).

Renault Duster 2016

Também é possível acessar as mídias sociais, Facebook e Twitter, e consultar por meio do aplicativo Aha, via smartphone, a várias informações que facilitam o dia a dia, como opções de hotéis que constam na base de dados TripAdvisor, opções de restaurantes da base de dados Yelp, informações climáticas da base Custom Weather e acesso a web rádios de todo o mundo.

O Renault Duster 2016 traz controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático) com limitador. A lista de itens de série inclui airbags duplos, freios antibloqueantes (ABS), direção hidráulica, sistema CAR (travamento automático a 6 km/h), abertura interna do tanque de combustível e novo volante ergonômico.

Renault Duster 2016

Na parte traseira, o porta-malas de 475 litros agora é equipado com tampa rígida e dobrável, facilitando o acesso aos objetos e apoio na parte superior do compartimento.

O motor 2.0 litros 16V ganhou 6 cv e agora tem 148cv a 5.750 rpm quando abastecido com etanol e 143cv a 5.750 rpm quando abastecido com gasolina. Também houve ganho de 1 kgfm de torque em baixa rotação, passando para 18,8 kgfm a 2.250 rpm, quando abastecido com etanol, e ganho de 0,6 kgfm de torque em baixa rotação, passando para 17,9 kgfm a 2.250 rpm quando abastecido com gasolina. No motor 1.6 litro 16V houve ganho de 1,0 kgfm de torque em baixa rotação, passando para 14,6 kgfm a 2.500 rpm, quando abastecido com etanol, e ganho de 0,5 kgfm de torque em baixa rotação, passando para 14,1 kgfm a 2.500 rpm quando abastecido com gasolina.

Renault Duster 2016

Para ajudar mais na eficiência, o Renault Duster 2016 é equipado com a função EcoMode, que pode ser acionada por meio do botão localizado no painel. Quando acionada, a função limita a potência e o torque do motor, e reduz a potência do ar-condicionado, o que permite uma redução de 10% no consumo de combustível.

O Renault Duster 2016 é oferecido em cinco versões, duas motorizações e duas opções de câmbio: Expression 1.6 16V com câmbio manual, Dynamique 2.0 16V com câmbio manual, Dynamique 2.0 com câmbio automático e Dynamique 2.0 16V 4×4 com câmbio manual. Abaixo, os principais itens de série de cada versão, além dos preços:

Renault Duster 2016

O BlogAuto testou o Renault Duster 2016 em um roteiro pelo interior do estado de São Paulo e podemos notar uma clara melhora no nível de ruído interno nas velocidade de cruzeiro, além de melhorar muito a qualidade percebida interna com melhores revestimentos e acabamentos, mesmo com várias melhoras o modelo compensa suas limitações com preços atraentes, além de se mostrar bem resistente, e do espaço interno muito bom.

Renault Duster 2016

Veja também: 10 carros mais caros em 2014 nos leilões

A briga pelo segmento está mostrando claramente um vencedor, o consumidor que está recebendo produtos melhores, reduções de preços e sendo paparicado pelas marcas.

Galeria Renault Duster 2016

Renault Duster 2016

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.

Avaliação: Renault Duster 2016 se prepara para a briga

Sair da versão mobile