Porsche Panamera 2015

Porsche Panamera 2015

Pela primeira vez testamos um Porsche aqui no Brasil, já tínhamos testado um Macan em Miami, veja aqui, um sinal que a chegada da marca oficialmente ao Brasil, veja aqui, já trouxe seus primeiros frutos. E o primeiro a chegar na garagem do BlogAuto foi logo o controverso, sedã de luxo, o Porsche Panamera, que fez com que os puristas ficassem incomodados com o fato de ser um quatro portas.

O modelo que estreou mundialmente no Salão Internacional do Automóvel de Xangai de 2009, marcou uma nova fase na marca de Sttutgart, ampliando o leque de produtos, atualmente produzido em Leipzig, na Alemanha, o Porsche Panamera vem com a tradicional configuração de motor dianteiro e tração traseira.

A versão que o BlogAuto avaliou é a de entrada, ou seja, o Porsche Panamera, sem nenhum sobrenome, mesmo para um modelo de entrada a configuração que vem para o Brasil vem com um pacote bem completo, o que justifica o preço de R$ 511 mil (Março 2016),

O Porsche Panamera vem equipado com motor V6 de 3,6 litros naturalmente aspirado a gasolina que desenvolve a potência de 314 cv a 6.200 rpm e torque de 40,8 kgfm a 3.500 rpm. Acoplado a uma transmissão de sete velocidade com dupla embreagem, que a marca chama de PDK, que é a abreviação de Porsche Doppelkupplung.

O resultado é que o Porsche Panamera, mesmo com os seus 2.040 kg, acelera de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos, já a velocidade máxima é de 259 km/h. Para parar freios a disco ventilados e slotados de 390 mm com pinças de seis pistões na dianteira, já na traseira discos de 330 mm com pinças de quatro pistões, posso dizer uma coisa: freia muito.

Porsche Panamera 2015

Porsche Panamera 2015

A pinças são na cor negra, como curiosidade, o Panamera e Panamera 4 são assim, já o Panamera S é na cor prata, o modelo híbrido é na cor verde limão e as versões GTS e Turbo são vermelhas.

O Porsche Panamera tem 5.015 mm de comprimento, largura de 2.114 mm com os espelhos retrovisores, já a altura é de 1.418 mm. O pacote Brasil, vem com belas rodas de 20 polegadas com pneus 255/40R20 na dianteira e 295/35R20 na traseira.

Porsche Panamera 2015

Porsche Panamera 2015

A suspensão dianteira é do tipo double wishbone e traseira multilink, com amortecedores pneumáticos adaptativos, que regulam não só a rigidez, quanto a altura, na posição conforto, o Porsche Panamera não fica devendo nada aos sedãs mais luxuosos do mercado, fazendo o modelo “navegar” com suavidade, já quando optamos pela calibração esportiva, o modelo diminui a altura do solo e aumenta a rigidez.

Quando entramos no Porsche Panamera, três características tradicionais da marca estão presentes, as portas tem um sistema de pistões que para a porta em qualquer posição, algo diferente e muito útil. Outra marca registrada é a chave de partida do lado esquerdo do volante, algo que seria desnecessário em carros desse segmento, mas a tradição foi mantida.

Porsche Panamera 2015

Porsche Panamera 2015

De onde vem está tradição? Segundo conta a história vem das corridas de Le Mans, em que os pilotos aguardariam a bandeira da França tremular como sinal de largada, e então correriam em direção aos carros. Assim conseguiriam ligar o carro com uma mão e engrenar a primeira com a outra.

A terceira é o conta-giros com instrumento principal do painel, como em todo modelo, por falar em painel, o “cockpit”  envolve o motorista, ou melhor, o piloto, com uma profusão de botões e comandos.

Porsche Panamera 2015

Porsche Panamera 2015

Mesmo com um visual que mudou pouco desde de 2009, o Porsche Panamera ainda chama atenção por onde passa. e os quatro ocupantes, sim são só quatro lugares, tem muito conforto, com controles de ar condicionado independentes para cada ocupante.

Ponto negativo é o enorme estepe que ocupa quase a totalidade do porta-malas, poderia adotar pneus run-flat, como a maioria dos esportivos atualmente.

Porsche Panamera 2015

Porsche Panamera 2015

Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas

A nova fase da marca no Brasil agora oficialmente mostra que o mercado brasileiro é cada vez mais importante, trazendo os modelos logo após a apresentação mundial, sucesso nessa nova fase!

Galeria Porsche Panamera

 

Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no  Google+.

Avaliação: Porsche Panamera por R$ 511 mil